UOL Bate-papo

Ajuda: tire suas dúvidas sobre o Bate-papo UOL

    Acesso às salas

  1. O que fazer para entrar na sala?

    Clique sobre a sala desejada ou no ícone de pegadas localizado na coluna "Entrar". Na tela de acesso, digite as letras e os números que você vê no quadro do item 1 ("Verificação de segurança"), depois digite o apelido que você quer usar na sala (com mínimo de três caracteres) e escolha a cor de exibição do nome. Por fim, clique no botão "Entrar". Saiba como acessar as salas de cidades com divisão por idades.

  2. Para que serve a opção "Espiar"?

    Para ver quem está na sala e as conversas abertas que estão rolando antes de decidir entrar. Depois de espiar, você pode tanto entrar na sala quanto escolher outra.

  3. Posso entrar em mais de uma sala ao mesmo tempo?

    Sim, desde que você mantenha o mesmo apelido ao entrar em cada sala.

  4. Por que há um espaço de autenticação de e-mail ao entrar?

    A autenticação de e-mail e senha é opcional. No caso de assinante UOL, se preencher o e-mail, terá acesso automaticamente a todos os locais exclusivos e às vagas reservadas para assinantes nas salas cheias. Já quem não é assinante pode entrar com e-mail e senha para exibir foto de perfil, que é gratuito. Crie um perfil de graça.

  5. Dentro das salas

  6. O que fazer para bloquear participantes indesejados?

    Se você se sentir incomodado com a presença de algum participante, pode bloqueá-lo clicando no ícone de balão, localizado ao lado do apelido da pessoa, na lista à direita da sala. Dessa forma, você não receberá qualquer mensagem enviada por esse internauta, seja direcionada a você ou a todos. Caso desista de bloquear a pessoa, clique novamente sobre o ícone.

  7. Para que serve o cadeado nas abas coloridas?

    Para você travar a pessoa com quem está conversando em uma determinada cor. A aba que estiver com o cadeado fechado manterá sempre a mesma cor e o mesmo apelido, evitando que você perca o contato ao clicar em outros usuários ou se confunda com as cores.

  8. Como deixar a sala sem cores?

    Basta usar o Bate-papo na versão simples, clicando no botão “Simples” localizado no pé da página, à direita da caixa de diálogo. Com essa versão, todos os comentários mantêm a cor cinza e os contatos são acionados na lista à direita da tela. A qualquer momento, é possível voltar para a versão completa clicando no botão localizado abaixo da caixa de diálogo.

  9. Por que aparece o ícone quando envio mensagem reservada?

    O ícone indica que você pode convidar o outro usuário para uma janela reservada, onde vocês conversam a sós. Neste papo a dois, você pode interagir com outro usuário usando sua webcam e microfone. Também é possível trocar fotos e vídeos: basta digitar o endereço da imagem (já publicada na web) entre colchetes e enviar. Exemplo: [http://bp.i.uol.com.br/bpuol.gif]. Saiba como usar sua webcam no Bate-papo.

  10. Sons, imagens e vídeos

  11. Como colocar foto junto com o apelido?

    Primeiramente, você deve criar um perfil na rede de amigos do seu perfil. Para isso, é preciso ter e-mail UOL (no caso de assinantes) ou e-mail BOL (que é de graça; abra uma conta). Para criar seu perfil, acesse a página do seu perfil com seu login e senha do e-mail UOL ou BOL e siga as instruções. Você poderá cadastrar uma imagem associada ao seu perfil, que pode ser uma foto, ilustração. Essa imagem cadastrada em seu perfil é que será exibida na sala de bate-papo.

    de entrar na sala, na tela em que você digita os caracteres de autenticação e informa seu apelido, você deve também preencher os campos do e-mail (“Digite seu e-mail e senha nos campos abaixo”). É importante digitar o e-mail completo; por exemplo: gi-manda@bol.com.br. Coloque a senha, clique em “ok” e, em seguida, escolha a opção “sim” na pergunta “Entrar na sala com este perfil e foto?”. Clique então no botão “Entrar”, e sua foto aparecerá em todas as mensagens que enviar.

  12. Como enviar imagens dentro da sala?

    O envio de imagens é permitido nas salas “Vídeos e imagens eróticas” e “Outros vídeos e imagens” ou na conversa exclusiva entre dois usuários, o BPM, disponível em todas as salas do Bate-papo UOL. Para publicar uma foto, você deve digitar o endereço completo da imagem entre colchetes. Por exemplo: [http://bp.i.uol.com.br/bpuol.gif].

    Você só consegue enviar imagens que já estejam publicadas na web, como no seu fotoblog ou álbum de fotos online. Para copiar o endereço da foto, clique sobre ela com o botão direito do mouse, escolha a opção “Propriedades” e copie o endereço, que em geral começa com “http” e termina com “.jpg” ou “.gif”. Depois, basta colar esse endereço, entre colchetes, no espaço em que você escreve suas mensagens no Bate-papo UOL. Ao enviar, aparecerá a foto correspondente ao endereço.

    Para enviar vídeos, o procedimento é parecido: após copiar a URL de vídeos disponíveis em sites como youtube e videolog, cole o endereço, entre colchetes, no espaço destinado para escrever mensagens e envie. Alguns vídeos têm restrição de reprodução, e, neste caso, você não conseguirá enviá-los.

    No Bate-papo UOL, você não consegue enviar fotos ou vídeos que estejam gravados no seu computador por razões de segurança, já que o arquivo pode estar infectado com vírus.

  13. É possível emitir um alerta sonoro ao receber uma mensagem?

    Sim. Para isso, clique em “Alertas” (localizado no alto da página na versão completa, e no pé da página na versão simples) e escolha o som desejado. Sempre que você receber uma mensagem, o alerta vai soar. Quando não quiser mais, basta clicar novamente em "Alertas" e escolher a opção "Não enviar sons".

  14. Como enviar sons a outro participante?

    Clique sobre o ícone de alto-falante localizado ao lado da caixa de mensagem, escolha o som desejado e envie. Há 15 opções disponíveis, como "Ahn???", "Fiu-fiu", "Ocupado", entre outras.

  15. O que são midis e como eles funcionam nas salas?

    Midis são arquivos musicais digitalizados. Para trocar midis com outros usuários nas salas de Bate-papo, basta copiar o endereço completo (URL) de algum arquivo salvo na internet e colar em qualquer sala, entre colchetes. Por exemplo: [http://linkdomidi/midi.mid].

  16. Posso usar webcam no Bate-papo UOL?

    Sim, o recurso está disponível para todas as salas, exceto as de 18 a 20 anos. Para participar, é preciso ter uma webcam instalada no computador e acessar uma das salas. Então, basta enviar uma mensagem reservadamente para outro participante e clicar no ícone . Uma nova janela se abre, com duas telas para webcam e som de microfone, permitindo o papo com imagem e voz. Saiba como usar sua webcam no Bate-papo.

  17. Por que não consigo assistir à webcam do meu interlocutor?

    Existem algumas possibilidades: o outro usuário pode não ter câmera instalada no computador, ou a câmera pode estar desligada . Ele ainda pode não ter permitido que você visualize as imagens transmitidas pela webcam, ou não clicou no botão 'Allow' ('Permitir') da mensagem de alerta que aparece ao abrir a sala de conversa reservada.

  18. Problemas de acesso

  19. O Bate-papo parece instável e eu saio da sala automaticamente; o que fazer?

    Se você usa Internet Explorer 8 e está com dificuldades de acesso ao Bate-papo UOL, é preciso desativar a permissão de extensões de terceiros no seu navegador. Esta mudança na configuração não irá prejudicar a segurança do seu computador. Saiba como desativar esta permissão clicando aqui.

  20. Recebi uma mensagem de que meu IP foi bloqueado; por quê?

    Por questão de segurança, o bloqueio ao IP do seu computador normalmente ocorre quando há muitos acessos seguidos ao Bate-papo. Outra possibilidade é por ação de "vírus" (malware), em que o programa invasor tenta estabelecer muitos acessos simultâneos sem que o usuário perceba.

    Se você é usuário de e-mail UOL, BOL, Zipmail ou Folha, pode voltar a acessar as salas utilizando seu login e senha. Sua identificação é importante para detectar bloqueios que ocorrem a computadores conectados em rede, por exemplo. Assim, fica mais fácil identificar os usuários de uma rede e bloquear apenas computadores que estejam infringindo as Regras de Uso.

    Caso não seja usuário dos e-mails listados acima e deseja que o IP do seu computador seja desbloqueado, basta aguardar alguns minutos ou obter um novo IP, que não irá afetar o computador. Para conseguir o novo IP, é preciso desconectar e conectar novamente o computador à internet.

  21. Sobre o Bate-papo

  22. O Bate-papo UOL é gratuito?

    Sim, o Bate-papo UOL é gratuito. No entanto, há salas exclusivas para assinantes, com acesso restrito a quem entrar com e-mail e senha UOL. Além disso, só o assinante consegue entrar em salas com mais de 30 ocupantes, até o limite máximo de 50 participantes.

  23. É possível visualizar todas as salas disponíveis?

    Sim. O Bate-papo UOL oferece uma listagem com um índice geral, por onde é possível acessar todas as salas existentes. O link encontra-se na barra superior do Bate-papo UOL, com o nome "todas as salas".

  24. Como encontrar alguém ou uma sala específica?

    Você pode usar o recurso de busca por pessoas (digite o nick de quem você procura) ou a busca por salas (digite o nome da sala desejada ou navegue pelo índice geral).

  25. Há quantos lugares disponíveis nas salas?

    Cada sala do Bate-papo UOL comporta 50 pessoas. Nas salas do grupo "Assinantes", os 50 lugares são destinados a assinantes UOL. Nos outros grupos, há 30 lugares disponíveis a qualquer usuário e 20 lugares reservados exclusivamente para assinantes, que devem autenticar e-mail e senha para entrar caso a capacidade já tenha atingido 30 ocupantes.

  26. Como funciona a navegação por abas?

    Sempre que você clicar no menu à esquerda da tela, aparecerá a lista de salas da primeira aba, mas haverá outras abas à direita que podem ser acessadas. Elas ficam numa cor mais fraca, porém basta clicar sobre elas para que ganhem destaque. Dessa forma, a navegação fica mais horizontal, diminuindo a necessidade de movimentar a barra de rolagem. Veja mais explicações.

  27. Por que algumas abas têm nomes com “– A” e “– B”?

    Essa nomenclatura indica que existem mais salas disponíveis daquele mesmo assunto na segunda aba. Por exemplo, quando as salas “20 a 30 anos – A” estiverem ocupadas, basta clicar na aba “20 a 30 anos – B” para encontrar disponíveis. Dessa forma, a lista de salas fica dividida em duas partes, evitando uma lista excessivamente longa numa única página.

  28. Como funcionam as salas criadas por assinantes?

    Qualquer usuário pode acessar as salas criadas por assinantes, que suportam até 50 ocupantes de uma vez. Mas, para criá-las, é preciso ser assinante UOL. Basta clicar em "Assinantes" ou em "Criadas por assinantes", no menu da esquerda do Bate-papo, e em seguida clicar em "Criar sala" ou "Crie agora sua sala de bate-papo". Digite o login e senha de sua conta UOL e clique em "Entrar". Escreva o nome da sala que você deseja criar e selecione um tema (assunto). Você pode escolher entre Cidades, Encontros, Idades, Sexo, Tema Livre e Variados.

    Agora, basta digitar um apelido, escolher a cor e entrar! Repare que o seu e-mail é mostrado dentro da sala.

    Quando uma sala é criada, ela aparece na lista do assunto escolhido. Para excluí-la, basta clicar no link "(fechar sala)", localizado na parte superior da sala de bate-papo criada por você. Também é possível deixar que ela continue aberta enquanto houver participantes. Se você sai da sala e ninguém mais entra por 30 minutos consecutivos, ela é automaticamente excluída.

  29. O Bate-papo UOL grava as conversas dentro das salas?

    Não. Todas as conversas, imagens e vídeos trocados dentro das salas não são gravadas pelo Bate-papo UOL e nem por seu computador, a não ser que você, ou outro usuário, configure sua webcam para tal ou possua algum programa que consiga gravar o que é digitado ou 'filmado' na sala. As únicas informações que podem ficar armazenadas são aquelas que você digita e envia pela barra de mensagens, mas isso só acontece se o recurso de autocompletar do seu navegador estiver ativado. Assim, quando começar a digitar um início parecido, a frase será completada automaticamente.

  30. Como faço para não salvar o que escrevi dentro das salas?

    Esta função, chamada autocompletar, é oferecida pelo seu navegador. Se você não quiser que o que você digitou seja exibido na sua tela, basta desabilitar o recurso. No Internet Explorer: vá em Ferramentas / Opções da internet / Conteúdo. Na área "Autocompletar", clique em "Configurações". Ali você deve desabilitar a opção "Formulário". Para apagar as informações gravadas anteriormente, clique na aba "Geral", depois vá em Histórico do Browser / Apagar / Apagar Formulário, e clique em "OK". No Mozilla Firefox: vá em Ferramentas / Opções. Selecione o painel "Privacidade" e desmarque a opção "Memorizar dados fornecidos a formulários e ao campo de pesquisa". Clique em "OK".

  31. Ainda tenho dúvidas sobre o Bate-papo UOL; como resolver?

    Participe do Grupo de discussão do BP UOL. Ali você pode fazer perguntas, críticas e sugestões, respondidas pela equipe do Bate-papo no próprio GD.



  32. Saiba mais

    O Bate-papo UOL conta com mais de 7 mil salas e 370 mil lugares. A navegação é realizada por meio de abas, o que garante maior agilidade e facilidade para encontrar os temas desejados. Veja as explicações de como utilizar os recursos no videotutorial:



    No menu à esquerda, o Bate-papo UOL apresenta as quatro grandes divisões: Assinantes, Cidades e regiões, Idades e Outros temas. Em Cidades e regiões, são oferecidas salas de todos os Estados brasileiros e, em Idades, os internautas podem se encontrar de acordo com a faixa etária. Também é possível conversar em salas divididas, ao mesmo tempo, por idade e Estado.


    Já a seção Outros temas concentra assuntos variados e salas de relacionamentos em geral, oferecendo maior espaço para gays, lésbicas e afins, com opções para quem deseja fazer novas amizades ou encontrar um amor.


    O assinante tem uma área exclusiva, com acesso restrito.

Produtos UOL
Antivírus
Backup
Assistência Técnica