UOL Bate-papo

Bate-papo com convidados

BATE-PAPO COM Maurício Kropidlofscky - 20/08/2004 às 17h00

Maurício Kropidlofscky, maçom

Grão-Mestre de Obediência no RGS, fala sobre a Instituição Maçônica, o seu aparecimento, o desenvolvimento e o estado atual.

( 05:51:57) Maurício Kropidlof null null: Gostaria de agradecer a audiência dos interessados em conhecer a maçonaria, assim como a todos os nossos irmãos espalhados por todos os recantos, que estão valorizando nossa presença aqui no UOL.

( 05:51:30) Criciuma SC fala para Maurício Kropidlof: Saudações pelo dia do maçom, seu dia!!
( 05:52:27) Maurício Kropidlof null null: Criciuma SC, agradeço ao nosso dia e te envio um fraternal abraço!

( 05:51:59) digo fala para Maurício Kropidlof: o Maçon tem pacto com o diabo?
( 05:53:14) Maurício Kropidlof null null: digo, essa é uma das asneiras que se divulgam a respeito da Ordem Maçônica, visto que um dos pressupostos básicos básicos para entrar na maçonaria é acreditar em deus, no Deus de cada religião.

( 05:52:29) Ar3ºciclo666=9 fala para Maurício Kropidlof: Sr. maurício. e
verdade que existe a maçonaria visivel e invisivel...
( 05:55:21) Maurício Kropidlof null null: Ar3ºciclo666=9 , a maçonaria já foi secreta, supunho que então seja isso o que vc chama de invisível.
Hoje, é uma entidade discreta. Já aparece no meio social, é divulgada, tanto que estamos aqui, de uma forma até inéditra, para falar a respeito da Ordem Maçônica. Nós podemos inclusive convidar os internautas a visitarem o nosso portal: www.glurgs.org. Ainda está em fase de desenvolvimento, mas já tem os pressupostos básicos da Ordem.

( 05:53:19) carfax fala para Maurício Kropidlof: O surgimento da maçonaria se deu a partir de que ano?e como foi criado essa doutrina?
( 05:56:38) Maurício Kropidlof null null: carfax, a Maçonaria se confunde com as brumas do tempo. Ela formatou-se em 1717, quando nasceu a Grande Loja Unida da Inglaterra, em 24 de junho. Embora tenhamos notícias de que na Alemanha já existia bem antes disso. E documentos como o manuscrito régio remetem para a 1ª metade do ano 1500.

( 05:56:43) ALBERTO fala para Maurício Kropidlof: Boa tarde...na sua opinião qual o rumo da maçonaria no terceiro milenio...
( 05:58:07) Maurício Kropidlof null null: ALBERTO, uma boa tarde. A maçonaria, em verdade, é o retrato da época em que ela vive. Se hoje vivemos num país com extremas dificuldades, onde os valores estão difusos, a maçonaria também se envolve nessa situação toda e também enfrenta dificuldades internas. Eu entendo que, adstrita aos princípios de uma severa moral, ela vai se desenvolver em cima do tripe liberdade, igualdade e fraternidade.

( 05:58:10) Rafael - CE fala para Maurício Kropidlof: Qual a principal função da maçonaria hoje em dia?
( 05:58:59) Maurício Kropidlof null null: Rafael - CE, a principal função não hoje em dia, ams sempre, é preocupar-se com o desenvolvimento do gênero humano, seus valores. Para que o homem participe da construção do edifício social com qualidade.

( 05:59:03) regina fala para Maurício Kropidlof: qual o papel da cunhada na maconaria?
( 06:00:59) Maurício Kropidlof null null: regina, desde há muito as mulheres dos maçons são conhecidas como as vcunhadas. Antes, tinham um papel dentro dos clubes femininos, que ficavam em paralelo às Lojas Maçônicas. Elas, de uma forma anônima, representam o braço benemerente da maçonaria. Os irmãos arrecadam os recursos e as cunhadas saem para fazer as doações. A Maçonaria não é uma entidade filantrópica, mas ela também faz filantropia. De acordo com a possibilidade de cada Loja, grupos nos quais os maçons se reúnem.

( 06:01:04) RENAN fala para Maurício Kropidlof: O QUE A MACONARIA TRAS DE BENEFICIO PARA O HOMEM QUE A FREQUENTA
( 06:02:22) Maurício Kropidlof null null: RENAN, boa tarde. A Maçonaria é uma das mais sublimes escolas de ética e de moral. Ela beneficia o seu integrante de forma que ele se reeduca. Talvez seja a última oportunidade que um homem adulto tem para reeducar-se. Quando eu me refiro a isso, eu não digo no aspecto da educação básica, mas como ser humano, participante do desenvolvimento da sociedade.

( 06:02:26) sergio'' fala para Maurício Kropidlof: querido tio Mauricio parabens pelo seu dia !!!!! sincero votos dos DEMOLAYS DE CAMPOS DO JORDAO
( 06:03:24) Maurício Kropidlof null null: sergio'' , meu querido sobrinho, um abraço muito gostoso em ti, um beijo fraternat. Transmita ao meu irmão, um abraço e parabéns pelo nosso dia! E para os Demolays de Campos do Jordão.

( 06:03:26) ana fala para Maurício Kropidlof: boa tarde! é verdade que todo presidente brasileira era maçon? o lula tb é?
( 06:04:34) Maurício Kropidlof null null: ana, boa tarde. Como eu fico feliz quando eu vejo as mulheres interessadas em saberem coisas sobre a nossa sublime instituição. Houve 12 presidentes maçons, como Jânio Quadros. O governador Mário Covas também era, para citar um governador tb. Ao que se sabe, o presidente Lula não é maçom.

( 06:04:35) RENAN fala para Maurício Kropidlof: SE É ALGO TÃO BOM PORQUE É SECRETO QUE NEM AS PROPRIAS MULHERES PODEM PARTICIPAR
( 06:06:52) Maurício Kropidlof null null: RENAN, aí tu te enganas duplamente. Primeiro, porque não é mais secreto, é discreto. Não existe o impedimento de se conhecer. Com relação às mulheres, existem as Ordens mistas, onde as mulheres participam. Nós, da Grande Loja Unida do Rio Grande do Sul, não aceitamos, porque entendemos que as mulheres devem usar os ensinamentos de outra forma. Há outros espaços para elas se desenvolverem, praticando um rito lunar, chamado rito de adoção. O dos homens é o rito solar. A GLURGS resgatou esse ritual, que estava perdido há uns cem anos.

( 06:06:57) irmão/sbc fala para Maurício Kropidlof: saudações ao irmão Maurício...
( 06:07:15) Maurício Kropidlof null null: irmão/sbc, saudações, meu querido irmão!

( 06:06:59) bet fala para Maurício Kropidlof: você já ouviu falar de jesus
( 06:08:21) Maurício Kropidlof null null: bet, claro que sim, o grande mestre. A Maçonaria, nos graus filosóficos, de 4 a 33, aborda também o estudo da figura de Jesus, mas de uma forma doce, cândida, como o grande mestre que ele foi para todos nós.

( 06:08:22) ALBERTO fala para Maurício Kropidlof: o que é um templo maçonico???
( 06:09:27) Maurício Kropidlof null null: ALBERTO, é um espaço físico onde os maçons se encontram para praticarem o ritual maçônico obedecendo a uma determinada liturgia. É uma réplica do Templo de Salomão, um ambiente devocional e instrucional. Depende de quem vê, se de uma forma mística ou racional.

( 06:09:57) Ar3ºciclo666=9 fala para Maurício Kropidlof: Dr. Maurício, por diz que os maço não gostam dos evangelicos
( 06:12:05) Maurício Kropidlof null null: Ar3ºciclo666=9, não é verdade, nós respeitamos todas as religiões, temos nas Lojas irmãos de todas as religiões, é indispensável que tenha-se uma religião ou que creia-se em Deus. É bem verddade também que atualmente os evangélicdos são os que mais atacam os maçons, de uma forma injustificada. Mas não temos nada contra nossos irmãos evangélicos.

( 06:12:08) pedreiro fala para Maurício Kropidlof: Mais uma vez pergunto ao eminente convidado, qual a sua potência e sede no Brasil?
( 06:14:23) Maurício Kropidlof null null: pedreiro, primeiro eu faria uma digressão em relação à palavra potência, que é uma forma antiga de designar uma entidade que congtrega Lojas. Hoje só existe uma potência no Brasil. Eu represento a GLURGS, que está na capital, Porto Alegre. Eu represento o estado do RS, mas podemos atender a gente de todo o p~´is. Temos Lojas, ou seja, unidades no Uruguais, em São Paulo, em campinas, em Pres. Venceslau, em Florianópolis. E estamos recedendo pedidos de novas Lojas. Nós entendemos que não podemos fechar portas para os irmãos que querem com vontade fazer maçonaria.

( 06:14:31) rejeitado pergunta para Maurício Kropidlof: vocês tem alguma loja na capital????
( 06:15:32) Maurício Kropidlof null null: rejeitado, aqui em São Paulo sim. Inclusive hoje estaremos em sesão magna de iniciação de cinco novos irmãos e amigos,. são empresários daqui, que passaram por nossa sindicância, que é rigorosa, e entram hoje. No nosso portal é possível identificar onde nós temos situadas as nossas Lojas.

( 06:15:35) CURIOSO fala para Maurício Kropidlof: O QUE VEM A SER A MAÇONARIA???
( 06:16:52) Maurício Kropidlof null null: CURIOSO, é uma instituição que tem por objetivo tornar feliz a humanidade, pelo amor, pelo respeito à autoridade, às crenças, às religiões e pelas crenças do país. É uma escola de moral e ética onde procura desenvolver a tolerância e se estuda as artes, a oratória, economia, ciência, arquitetura. Isso tudo de uma forma simbólica, é bem verdade.

( 06:17:01) Ar3ºciclo666=9 fala para Maurício Kropidlof: tem sagrificio humano dentro da maçonaria
( 06:18:20) Maurício Kropidlof null null: Ar3ºciclo666=9, essa é uma das perguntas que eu chamaria de pitorescas. A Maçonaria tem um profundo respeito pelo ser humano, pela natureza, pelos animais. É conhecida como a arte real, porque é a arte do bem viver. Essas são crendices que vêm da época medieval, quando se criavam factóides para desmerecer a Ordem.

( 06:18:22) Bombeiro ninja fala para Maurício Kropidlof: como deveria fazer parte e como devemos nos compaortar perante essa sociedade
( 06:19:27) Maurício Kropidlof null null: Bombeiro ninja, o maçom é um homem igual aos outros. É bem verddae que quando ele entra na Maçonaria, é cobrado dele um comportamente. Ele passa a ser responsável por cada ato, cada palavra, tudo com severa moral. Na Maçonaria isso tem uma ênfase maior, mas é como todo ser humano deve ser.

( 06:19:30) Formiga fala para Maurício Kropidlof: Não existe a questão de entrar preenchedo uma ficha na Internet.
( 06:21:36) Maurício Kropidlof null null: Formiga, a respeito disso é interessante que se diga que só existia uma porta de ingresso, quando as pessoas recebiam o convite de um maçom. Hoje também contempla uma ficha que fica no site de cada Loja, que disponibiliza um canal para que o interessado possa aderir, Isso não significa que ele será aceito, mas é um canal de contato. Eu poderia alertar aos interessados em entrar na Ordem pela internet que tomem cuidado. Não vá no portal mais bonito, no mais pirotécnico, com bandeirinhas do mundo inteiro, porque isso pode ser uma armadilha. Procure uma que não faça proselitismo, Maçonaria é coisa muito séria.

( 06:21:37) rejeitado pergunta para Maurício Kropidlof: o que o Grão Mestre, poderia falar, se maçonaria é apenas dentro de loja e ou também é feita fora de loja?
( 06:22:33) Maurício Kropidlof null null: rejeitado, o verdadeiro maçom, aquele no qual a Maçonaria habita seu coração, faz maçonaria 24 por dia. Não deve existir o maçom que só é maçom no templo ou em casa, tem que ser integralmente maçom.

( 06:22:41) carfax pergunta para Maurício Kropidlof: sobre a maçonaria,e verdade que existe uma forma de iniciação?
( 06:25:59) Maurício Kropidlof null null: Historiador/Sampa , Loja é o agrupamento de maçons. Templo é o local físico. É existe o estatutro que é comum a todas as obediÊncias, que são Landmarks, ele é comum a todas as obediências. OrdemMaçõnica é ordem universal.

( 06:26:08) alchimist fala para Maurício Kropidlof: qual a diferença entre GLM e GOB?
( 06:26:48) Maurício Kropidlof null null: alchimist, GOB é Grande Oriente do Brasil e GLM eu desconheço. Grande Loja Maçônica talvez?

( 06:27:04) Ar3ºciclo666=9 fala para Maurício Kropidlof: Como a moçanaria ver a questão do homosexualismo? A maçonaria aceita dentro da suas lojas?
( 06:28:32) Maurício Kropidlof null null: Ar3ºciclo666=9, as Lojas tradicionais, na qual a nossa GLURGS se enquadra, só aceitam heterossexuais. Não temos nada contra os homossexuais, em absoluto, cada um pode desenvolver sua política do corpo como quiser. Mas a nossa Loja é só para homens e a Loja de Adoção só para miulheres, no caso da GLURGS.

( 06:28:34) priscilla fala para Maurício Kropidlof: ola mauricio, fala-se muito da maçonaria, inclusive sobre "orgias" nas reunoies, pessoas que teriam que subir num bode no ritual de iniciaçao, fala-se tambem que todos os maçons melhoram suas condíçoes financieiras. isso é mentira ou verdade? quais os requisitos para entrar na maçonaria?
( 06:29:47) Maurício Kropidlof null null: priscilla , olá. Tudo o que falaste aí são coisas pitorescas, lendas que não condizem com a verdade, O princípio básico para entrar na Ordem é crer em Deus, acreditar na preval~Encia do espírito sobre a matéria e ser um ser humano livre.

( 06:29:52) Tubal fala para Maurício Kropidlof: vcs servem comida na após as reuniões
( 06:30:41) Maurício Kropidlof null null: Tubal, sim, nós chamamos a isso Ágapes Fraternais, que vem de uma herança de Zoroastro, que terminava seus trabalhos à meia-noite, com um ágape fraternal.

( 06:30:41) Fernando fala para Maurício Kropidlof: Mesmo não sendo de sua obediencia lhe parabenizo pela bela esplanação sobre a Ordem destisfificando-lhe
( 06:31:20) Maurício Kropidlof null null: Fernando, muito obrigado pela tua consideração. Na verdade, estamos falando a verdade, O Maçom tem compromisso com a verdade.

( 06:31:22) alchimist fala para Maurício Kropidlof: pois é mas eu gostaria de saber a diferença entre a grande loja e o grande oriente, há diferença de atividades?
( 06:32:37) Maurício Kropidlof null null: alchimist, em síntese, como objetivo, não. A questão é na sua forma administrativa. Os grandes orienttes seguem um princípio republicano, copiando a sociedade profana (fora do tempo, com Executivo, Legislativo e Judiciário. As grandes Lojas adotam um regime monárquico.

( 06:32:37) Rafael-SP fala para Maurício Kropidlof: Gostaria de saber se é verdade que Jack o estripador fazia parte da maçonaria ou se isso é só um mito
( 06:33:23) Maurício Kropidlof null null: Rafael-SP, tem até um filme que passou recentemente que aborda esses aspectos. Mas isso tudo é especulação, talvez tentando criar uma aura de maldade sobre a Ordem.

( 06:33:23) Julio fala para Maurício Kropidlof: O que são Ritos na Maçonaria?
( 06:34:28) Maurício Kropidlof null null: Julio, rito é uma forma de praticar a sessão, é a liturgia do trabalho maçÕnico. As grandes lojas obedecem a três ritos, já os grandes orientes são mais amplos no leque de ritos. Eu posso depois falar mais especificamente sobre cada rito.

( 06:34:19) Allan fala para Maurício Kropidlof: QUAL É A CRENÇA DE FÉ DA MAÇONARIA?
( 06:35:12) Maurício Kropidlof null null: Allan, a crença principal da maçonaria é a crença em deus, que é o princípio e o criador, que nós chamamos de grande arquiteto do universo, a quem rendemos o nosso preito de gratidão.

( 06:35:27) TANGO fala para Maurício Kropidlof: é verdade que para ser maçom precisa ter poder aquisitivo alto
( 06:37:05) Maurício Kropidlof null null: TANGO, não é verdade. Pode até ter sido em épocas remotas aqui no Brasil. Hoje, nhão. Embora a maçonaria exija compromissos pecuniários com a Loja, ele só pode ser aceito se esses compromissos não interferirem na vida familiar. A um homem normal é permitido ser maçom. Aproveito para dizer que não alimentem a esperança de tornarem-se ricos com a maçonaria.

( 06:36:47) O arquiteto fala para Maurício Kropidlof: A maçonaria acredita em vidas em outros planetas e reencarnação?
( 06:38:04) Maurício Kropidlof null null: O arquiteto, um dos pressupostos para o ingresso na Maçonaria é a crença na prevalência do espírtito sobre a matéria. com relação à vida em outros planetas, essa é uma questão para cientistas.

( 06:38:05) Henrique Jorge fala para Maurício Kropidlof: Você já fez parte de outras Obediências?
( 06:38:49) Maurício Kropidlof null null: Henrique Jorge, eu fui iniciado na Grande Loja do RS. Depois fiz parte do Grande Oriente do Brasil e depois do GO do RS. Todas obediências distintas e respeitáveis.

( 06:38:50) jjj fala para Maurício Kropidlof: E VERDADE QUE VCS TEM SINAIS QUE SO MAÇONS RECONHECEM?-
( 06:39:10) Maurício Kropidlof null null: jjj, sim, é verdade.

( 06:39:12) gabriela fala para Maurício Kropidlof: por que existe todo um misterio envolvendo a moçonaria? como vcs escolhem quem vai fazer parte da maçonaria? afinal só entra quem é convidado, certo? Há toda uma busca sobre a vida da pessoa?
( 06:40:16) Maurício Kropidlof null null: gabriela, existe a busca e não existe só o convite, existe tambpem o ingresso por adesão, através de um site. O mistério é fruto da história, de toda a aura que cerca a Ordem Maçônica, desde a época dos construtores medievais.

( 06:40:17) Régua & Compasso fala para Maurício Kropidlof: Qual a relação entra a maçonaria e o Bode?
( 06:41:16) Maurício Kropidlof null null: Régua & Compasso , fora o aspecto de ser pitoresco, talvez o que assemelhe o bode e o maçom é que ambos são extremamente resistentes às intempéries, aos desafios. Enfrentam suas dificuldades e o maçom invaravelmente sai vitorioso.

( 06:41:17) Silveira fala para Maurício Kropidlof: boa noite ir mauricio.. muito obrigado pelas suas explicações.. receba meu abraço fraterno de Florianópolis
( 06:41:49) Maurício Kropidlof null null: Silveira, boa noite. Agradeço o abraço e retribuo de uma forma tríplice.

( 06:41:50) Jakson fala para Maurício Kropidlof: qual filme...eu conheço somente "Do inferno"...com Deep...tem outro
( 06:42:54) Maurício Kropidlof null null: Jakson, é esse mesmo, eu desconheço outro. Agora existem outros que falam sobre maçonaria, como "O Rato que Ruge".

( 06:42:55) Mauro fala para Maurício Kropidlof: Sr. Mauricio , na Maçonaria as pessoas tem que ter idoneidade , andar conforme os principio da Maçonaria , tenho conhecimento de pessoas que são Maçon , e anda aprontando ,na comunidade não seguindo os princípios a ele colocada na Maçonária , sendo que hoje é preciso ser convidado e não se covidar
( 06:44:57) Maurício Kropidlof null null: Mauro, o que tu dizes é uma grande verdade, é como eu dizia, a Maçonaria é o reflexo da sociedade nos seus mais variados tempos. Não existem entre nós só homens corretos, assim como não existem homens corretos em todas as ordens. o homem não é previsível. Aproveito para indicar um filme sobre a maçonaria chamado "A Revelação" , não confundir com um do Harrison Ford.

( 06:44:58) Régua & Compasso fala para Maurício Kropidlof: Por que a necessidade de ser tão discreta ao contrário de igrejas, associações de bairro, etc.?
( 06:45:26) Maurício Kropidlof null null: Régua & Compasso, isso é da índole da Ordem. O que a mão direita faz a esquerda não fica sabendo.
( 06:45:40) Hiram fala para Maurício Kropidlof: A maçonaria tem hino?

( 06:46:23) Maurício Kropidlof null null: Hiram, tem. No Brasil, ele foi composto por Dom Pedro I, também conhecido como irmão Guatimozim. É muito bonito e emocionante.

( 06:46:24) Ir.º. fala para Maurício Kropidlof: O Irmão não acha que a Internet esá pondo em risco alguns "segredos" da Maçonaria?
( 06:47:21) Maurício Kropidlof null null: Ir.º. , é verdade, lamentavelmente. Tem inclusive quem se sirva deste instrumento para ganhar dinheiro, com a Maçonaria. Este é o cuidado que eu peço àqueles qie têm interesse em aderir à Ordem.

( 06:47:13) plantard fala para Maurício Kropidlof: a maçonaria sofre algum tipo de preconceito por parte das pessoas?
( 06:47:36) Maurício Kropidlof null null: plantard, sim, ainda sofre, o que eu lamento bastante.

( 06:49:39) Maurício Kropidlof null null: A Grande Loja Unida do Rio Grande do Sul se sente honrada de estar aqui na UOL. Viemos fazer parte da reunião da COMUB, além do evento na Loja Iluminati, no Tucuruvi,em São Paulo. Os irmãos maçons estão convidados à comparecer. Na COMUB, estou vice-presidente. E convido a todos que visitem nosso portal: www.glurgs.org. Uma boa noite, é um privilégio estar com vcs. Podemos continuar respondendo perguntas no portal. Obrigado!

( 06:50:04) Moderador null null: O Bate-papo UOL agradece a presença de todos os internautas. Até o próximo!