UOL Bate-papo

  • pessoas online
  • 7.577 salas abertas
  • 378.850 lugares

Bate-papo com convidados

BATE-PAPO COM Tatiana Ades - 22/07/2010 às 15h00

Tatiana Ades conversa sobre amor patológico, sentimento que pode resultar em crime passional

Autora de "HADES - Homens Que Amam Demais", a psicanalista Tatiana Ades tecla sobre o amor patológico masculino e sobre as agressões que algumas mulheres sofrem em função do ciúme e da possessividade de seus parceiros. Na conversa, a especialista faz um alerta para relacionamentos doentios e comenta os casos recentes de crimes passionais que ganharam a mídia, como o de Eliza Samudio, ex-amante do jogador Bruno, e o de Glaucianne Hara, médica que era paciente de Tatiana e foi assassinada em junho por seu amante.

(03:00:30) Tatiana Ades: Olá, pessoal, boa tarde!!!
(03:00:49) Diego: O que é Amor Patológico? Amor pode ser patológico?
(03:03:32) Tatiana Ades: Olá, Diego,amor patológico é a incapacidade de se relacionar com outra pessoa de forma saudável.geralmente , são pessoas ciumentas, possessivas ou codependentes , a auto-estima é sempre muito baixa.
(03:03:54) Flora: o pq muitas mulheres nao reagem a essas agressoes ??? sabem que o amor do outro é doentio ???
(03:06:03) Tatiana Ades: Olá, Flora! Isso realmente é complicado , devemos ter cuidado quando analisarmos o perfil de cada mulher.Mas o que acontece é que a mulher tem a tendencia (quando está amando demais) de achar que poderá modificar o homem , mesmo que esse seja um agressor. O amor patológico traz uma cegueira emocional , a mulher se sente "atada", sem forças para poder ir embora .
(03:06:22) carla: Olá Tatiana, queria te parabenizar pelo livro e por estudar um assunto tão delicado e difícil. Queria saber oq passa pela cabeça de um homem qdo bate em uma mulher. Vc acha que é doença ou que é um criminoso mesmo, que quer se sentir no poder?
(03:09:19) Tatiana Ades: Olá, carla, boa pergunta! Há várias explicações e a pior de todas é a sociopatia , nesse caso , o homem vê a mulher como objeto dele , ele a espanca por puro prazer , por sadismo. Podemos ver também casos de alcoolismo , ou outros problemas mentais ,como bipolaridade ou outros transtornos de personalidade. É muito importante que a mulher saiba identificar os sinais de um sociopata
(03:09:55) debby: tatiana, queria saber oq vc aconselha uma mulher fazer se ela estiver sendo agredida pelo parceiro, já que ir às autoridades nao resolve nada nesse país!
(03:12:38) Tatiana Ades: Oi,Deby. Você tem toda razão , as autoridades nada fazem!A lei maria da penha é ótima no papel , mas não funciona na prática , infelizmente. mesmo assim , é importante que a mulher dê queixa a polícia, faça boletim de ocorrência e saia do lugar onde mora, deve se manter o mais afastada possível.Um tapa pode virar um crime passional!
(03:13:08) Ricardo_Marcolongo: Tati, se possivel fale do choque de informações causados pela midia em casos envolvendo tanto Hades ou Madas.. ou mesno no caso da médica Glauciane
(03:15:39) Tatiana Ades: Olá, Ricardo! A mídia está exercendo um papel fundamental nesse processo de HADES e MADAS , o amor patológico nunca foi tão divulgado e discutido , todos os dias vemos casos de mulheres que são mortas , isso deve ser dito ,sempre! Acho importante ressaltar, que há uma diferença muito grande entre amor patológico e sociopatia, gostaria de poder deixar isso claro para vocês.
(03:15:54) Paulo: como vc vê Tatiana o Caso Bruno e da Advoaga Mércia ?
(03:19:10) Tatiana Ades: Boa tarde,Paulo. Complicado quando envolve uma pessoa famosa, pois já há um mito sobre esse suposto heroi. Tenho visto algumas entrevistas na Tv e estou chocada com a forma como defendem o goleiro , dizendo que tudo não passa de um golpe da mídia contra ele. é muito importante que se saiba separar o profissional da pessoa , e nesse caso, ele tem vários sintomas de frieza , falta de remorso , egocentrismo, narcisismo , sinais de ser um possível e frio sociopata
(03:19:31) Claudio: Dra., qual a diferença entre sociopata e psicopata ?
(03:20:40) Tatiana Ades: claudio, boa tarde e boa pergunta! na verdade a única diferença é a própria nomenclatura , nada mais do que isso.!
(03:21:05) leticia: tatiana, e o que dizer sobre pessoas que gostam de espancar a mulher durante a relação sexual? Isso também é um desvio de personalidade?
(03:23:28) Tatiana Ades: Olá, Leticia, ótima pergunta . Sim, é um desvio e deve ser visto com muita atenção. Não estamos falando de brincadeiras gostosas entre o casal e sim de uma forma de encontrar um "meio" para justificar os atos de sadismo desse homem. As fantasias e fetiches ,dizem muito sobre nossas vontades ,ás vezes guardadas e que podem vir a tona!
(03:23:54) Professor: O problema não seria que muitas pessoas confundem amor com mania, e estes casos a comprovação de que o que estes homens sentem é a perda do objeto de paixão ?
(03:28:13) Tatiana Ades: professor , boa tarde! O homen sente a perda do objeto , você disse muito bem , pois para ele a possessividade e o ciúme tornam o outro ser humano um objeto dele , sem direito a ter vida própria. O ato de espancar e até matar , pode significar eliminar o objeto que está causando dor, sofrimento , raiva,ciume. Mania já seria outro caso , aí entramos na bipolaridade
(03:28:27) Ricardo Amaral: Tatiana... será que uma mulher tb não pode agredir um homem a ponto de rebater com pancadas? Olha, nunca bati na minha, até que as vezes merecia, preferia sair de casa, mas me instigava muito com cobranças de ciúmes, isso não se configura um tipo de amor patológico?
(03:32:06) Tatiana Ades: Ricardo, tudo bem? Sim, a cobrança , o ciúme em demasia e exagero , buscar senhas do outro, xeretar em pertences pessoais, tudo isso é amor patológico,sim!!!! Sabemos o quanto isso incomoda o outro e até irrita, mas o importante nessas horas é não perder a cabeça, sair fora de um relacionamento doentio é sinal de saúde. Se voce bater numa mulher , está entrando num jogo perigoso , que bom que tem a consciência de sair , esfriar a cabeça , nunca agir por impulso!
(03:32:28) ALEX: Tatiana, eu acho, que tive um amor assim, doentiu, era muito ciúmes de ambas as partes, não tinha paz, e pior não tinha motivo, nenhuma outra mulher me interessava e eu não se quer olhava para outra... mas tinha possessão sobre minha parceira... foi muito difícil deixar essa relação, muito!... hj passado uns 4 anos que conseguimos nos separar... hj tenho estou noivo, tenho paz, tenho amor e dou... mas não é como antes... sinto falta do antes, não entendo o por que, já que tenho tudo de bom atualmente; existe uma explicação lógica para sentir falta daquela vida complicada e sem paz?
(03:37:47) Tatiana Ades: Alex, o que você me disse é importantíssimo!!!Você definiu toda a teoria do HADES -o homem que ama demais , que sofre em demasia e se sente enciumado o tempo todo , até com delírios fantasiosos , mas o problema está certamente na sua infância , as pessoas repetem padrões de comportamento,num cliclo neurótico , não conseguem sair !perceba , você está num relacionamento saudável e isso não é suficiente para você,certo? Isso acontece porque sente falta do padrão antigo, familiar , aonde o jogo patológico está envolvido como forma de relacionamento. é importante que voce faça uma terapia para quebrar esse padrão , se quiser te envio um livro meu também.
(03:37:53) Flavinho: Olá Tatiana! Terminei com meu ex namorado pois ele tinha ciumes de tudo, da faculdade até dos meus pais. Eu o via como um sociopata e tinha medo do que poderia vir daqui alguns anos. Você acha que fiz certo ou deveria ter buscado uma cura para ele? Parabens pelo trabalho. Um grande abraço
(03:41:43) Tatiana Ades: Flavinho, parabéns , você tomou a decisão correta , que todos nós deveríamos tomar.cair fora!!!!! um realcionamento com um sociopata é um passaporte para a morte ou para problemas e traumas terríveis em sua vida. Outra coisa, a sociopatia não é curável , então não sinta culpa, essas pessoas são parasitas , não estão se importando com o seu sentimento, apenas se alimentam de você para tirarem proveito. mantenha-se afastado e busque pessoas saudáveis!
(03:41:51) José Robson-PE: A Mulher que é agredida é não denucia seu companheiro está dando motivo para ele continuar as agressões?
(03:45:34) Tatiana Ades: Olá, josé !Boa tarde! Eu não diria que ela está dando motivos , eu colocaria da seguinte forma: Ela está tão doente que não consegue sair desse relacionamento , acredita que pode modificar esse homem ou que esse ciúme dele é prova de amor. isso tudo é amor patológico, não podemos julgar, ela está sofrendo e está doente! nada pode justificar um tapa , uma agressão , um crime!
(03:45:39) daniel: tati, eu tenho ciume doentio da minha esposa, o que posso fazer para melhorar isso?
(03:48:50) Tatiana Ades: Oi,daniel, complicado isso! vamos tratar ,certo? O 1º passo você já tomou, admitiu que é doente , ótimo! Agora é hora de buscar ajuda , aonde você irá perceber de onde vem esse ciúme, porque o sente dessa forma exagerada e o que fazer para se livrar disso!te garanto que você consegue , basta querer essa mudança,certo? Busque ajuda terapeutica e leia meu livro Hades -homens que amam demais boa sorte!!!!!
(03:48:54) pgpsicologa: trabalho num serviço de proteção especial, e em se tratatando de violencia contra mulher, temos um dos maiores desafios que interromper o ciclo da violencia, muitas vezes quando começamos uma intervençao a mulher entra no ciclo da lua de mel, e assim passa-se muito tempo, com os filhos sendo fragilizados. A mulher as vezes até deixa de levar os filhos ao atendimento psicologico. Como vc ve isso?
(03:53:06) Tatiana Ades: pgppsicologa , boa tarde e parabéns pelo trabalho e pela nobre causa social. vejo isso como algo perigosíssimo , afinal as crianças serão as mais afetadas nessa historia toda. O tempo é essencial , cada minuto, cada segundo , ainda mais no universo infantil, não podemos incentivar a criação de seres humanos doentes , devemos ser pais atentos e responsáveis pelo futuro de nossos filhos , afinal, está em nossas mãos !
(03:53:09) Milena: Tatiana, eu namoro vai fazer 06 anos, meu namorado sempre esta me humilhando, diz que há outras mulheres melhores que eu, isso me deixa super p baixo, ele sempre briga eu sempre corro atrás dele, mas infelizmente ele joga a culpa sempre em mim, eu tenho 25 ele 22, sou ciumenta sim, mas não ao extremo, quero terminar esse namoro, mas não consigo, acho q amo ele, ai penso nas qualidades dele, e não consigo mais terminar, mais uma vez corro atrás dele, além de td ele sempre fica com tapinhas em mim, me empurra, eu não gosto disso, ele sempre fala se eu quero terminar, que o nosso namoro é do inferno. O que eu faço, me ajude, por favor
(03:57:45) Tatiana Ades: Milena, boa tarde,querida! vejo que está sofrendo e certamente pela forma que descreve , você se sujeita a humilhações constantes , coisa que várias mulheres fazem , isso é amor patológico , você sofre, é humilhada , se sente mal e não consegue sair desse ciclo todo. Não sei em qual cidade mora , mas busque ajuda nos grupos de apoio do MADA , aonde vocâ verá que não é a única a sentir tal coisa. Você precisa urgentemente resgatar sua auto-estima . Sugiro tb a leitura do livro mulheres que amam demais -da autora robin
(03:57:50) lina: Oi Tatiana. Uma criança que foi criada em uma família de brigas e maus tratos contra a mãe, sempre com agressões do pai pode no futuro repetir isso com sua esposa
(04:01:36) Tatiana Ades: Lina, tudo bem? Sim, certamente repetirá , esse é o grande problema de filhos que presenciam um lar desajustado. certamente, essas crianças, quando adultas, repetirão esse quadro , pois verão a situação como familiar ,apesar de dolorido e confuso. O ser humano tem a necessidade de repetir padrões para tentar entender um passado que foi perturbador.
(04:01:41) Gabriel: adorei o livro Hades porque, finalmente, alguém (tatiana) enxergou que os homens tb sofrem e muitas vezes são manipulados pelas mulheres que se aproveitam por ser objeto de desejo deste amor patológico...
(04:03:17) Tatiana Ades: Olá, Gabriel , obrigada, querido! Que bom que conseguiu compreender o conteúdo e espero ter ajudado. beijo grande
(04:04:38) Tatiana Ades: Pessoal, boa tarde e me despeço aqui! Quem quiser conversar comigo é só escrever para tatyades@ajato.com.br O meu blog é www.homensqueamamdemais.wordpress.com beijo pra todos e obrigada!se cuidem!
(04:04:56) Moderadora UOL: O Bate-papo UOL agradece a presença de Tatiana Ades e de todos os internautas. Até o próximo!
Produtos UOL
Antivírus
Backup
Assistência Técnica