UOL Bate-papo

  • pessoas online
  • 7.577 salas abertas
  • 378.850 lugares

Publicidade

Bate-papo com convidados

BATE-PAPO COM Marcus Zulian Teixeira - 02/10/2002 às 19h00

Marcus Zulian Teixeira, médico homeopata

Convidado da revista Saúde tirou dúvidas sobre homeopatia.

 (19:01:56) Selecionador SAÚDE!: Boa Noite e Bem-Vindos ao Chat da SAÚDE! Essa noite temos a presença do médico homeopata Marcus Zulian Teixeira.


 (19:02:29) Marcus Zulian Teixeira: Boa noite e espero poder contribuir para o esclarecimento da especialidade médica homeopatia.


 (19:06:12) ADORO ESSE ASSUNT fala para Marcus Zulian Teixeira: MUITO BOA NOITE DR, O QUE O SR TEM A ME DIZER A RESPEITO DE ALERGIA , TEM CURA COM A HOMEOPATIA?


 (19:09:16) Marcus Zulian Teixeira: A alergia é a grande procura que a homeopatia tem ajudado em todos os tempos. Por se tratar de uma doença crônica encontra muito auxílio no tratamento homeopático. Na maioria das vezes conseguimos ajudar bastante os pacientes com doenças alérgicas. Cura é um objetivo que devemos estar sempre buscando, no entanto varia muito de caso para caso e nem sempre conseguimos uma remissão completa dos sintomas.


 (19:10:01) Carlos fala para Marcus Zulian Teixeira: A homeopatia pode ser usada em qualquer idade? Bebês podem usar?


 (19:12:12) Marcus Zulian Teixeira: Carlos, a homeopatia é indicada para as mais diversas doenças desde que tenhamos o bom senso de não prometermos metas inatingíveis. Bebês podem e devem utilizar a homeopatia para os mais diversos distúrbios. Não há restrição de idade.


 (19:12:20) NANI fala para Marcus Zulian Teixeira: Tenho sindrome do pânico. Gostaria de saber se a homeopatia cura tal doença.


 (19:14:05) Marcus Zulian Teixeira: Nani, assim como na depressão a homeopatia individualizada pode ajudar na síndrome do pânico. Geralmente ela se apresenta como um importante subsídio ao tratamento clássico e psicoterápico nestes casos.


 (19:14:08) Rosana fala para Marcus Zulian Teixeira: Boa noite a todos! Gostaria de saber se existem tratamentos homeopaticos destinados ao emagrecimento?


 (19:17:57) Marcus Zulian Teixeira: Rosana, a homeopatia dentro de sua concepção holística busca equilibrar o indivíduo em seus diversos aspectos: psíquicos, gerais e físicos. Sabemos que a obesidade está relacionada ao eixo psicossomático além de suas causas endógenas diversas. No tratamento homeopático para obesidade, devemos buscar uma melhora nos aspectos emocionais do indivíduo, por exemplo na ansiedade. Além de uma orientação dietética e de atividades físicas, desde que descartemos distúrbios endócrinos e outros.


 (19:18:55) Marcus Zulian Teixeira: continuando, remédios específicos para emagrecer tanto na medicina convencional como na homeopatia não encontram resultados satisfatórios. A totalidade do indivíduo deve ser valorizada principalmente no tratamento homeopático.


 (19:19:05) ADORO ESSE ASSUNT fala para Marcus Zulian Teixeira: qUAL É O AVANÇO DA HOMEOPATIA EM ESTÉTICA: MANCHAS DA PELE, ESPINHAS, CRAVOS, ETC


 (19:21:30) Marcus Zulian Teixeira: Adoro esse assunto, da mesma forma que na obesidade os sintomas de pele como espinhas e cravos são incorporados aos sintomas psíquicos e gerais do indivíduo, buscando encontrar um medicamento que através da lei dos semelhantes desperte uma reação curativa no organismo.


 (19:21:40) Silvia fala para Marcus Zulian Teixeira: A homeopatia já é usada na rede pública?


 (19:23:38) Marcus Zulian Teixeira: Silvia, a homeopatia está presente na rede pública, sim. Em todos os estados da federação existem postos de saúde que fazem o atendimento ambulatorial de pacientes com as mais diversas doenças através da homeopatia. Em hospitais públicos a homeopatia está começando a ser incluída em ambulatórios da clínica geral em especial.


 (19:23:42) silvia pergunta para Marcus Zulian Teixeira: Doutor Marcus, sou estudante de farmácia em curitiba e gosto muito da homeopatia, gostaria de saber se aqui na minha cidade há cursos de especialização na área


 (19:25:18) Marcus Zulian Teixeira: Silvia, em Curitiba existe uma das mais tradicionais escolas homeopáticas do Brasil. Procure informações na Associação Médica Homeopática do Paraná.


 (19:25:23) ELIANA fala para Marcus Zulian Teixeira: ESQUISOFRENIA PODE SER TRATADA COM HOMEOPATIAS?


 (19:26:28) Marcus Zulian Teixeira: Eliana, não tenho experiências com o tratamento homeopático das esquizofrenias. Por ser um quadro de dificíl tratamento


 (19:28:12) Marcus Zulian Teixeira: continuando, tanto na alopatia quanto em qualquer outra terapêutica acredito que devemos associar todas as possibilidades para auxiliar os portadores das psicoses graves. Aconselharia o acompanhamento psiquiátrico juntamente com o homeopático.


 (19:28:17) ADORO ESSE ASSUNT fala para Marcus Zulian Teixeira: oS PRODUTOS HOMEOPÁTICOS VENDIDOS EM FARMÁCIAS E DROGARIAS, SÃO CONFIÁVEIS, ?


 (19:32:23) Marcus Zulian Teixeira: Adoro esse assunto, como os medicamnentos homeopáticos são preparados segundo uma metodologia específica (dinamização), de difícil controle de qualidade, o médico homeopata deve acima de tudo confiar na farmácia homeopática que escolheu para dispensar o medicamento para seu paciente. No Brasil temos a tradição de farmácias homeopáticas gerenciadas por farmacêuticas (os) homeopatas preparados em cursos específicos e nestes profissionais creditamos nossa confiança. Quanto aos produtos preparados


 (19:34:23) Marcus Zulian Teixeira: continuando, por grandes laboratórios não tenho a experiência de utilizá-los. A melhor pessoa para esclarecer sobre o local a ser comprado o medicamento é o próprio médico do paciente.


 (19:34:47) Biba fala para Marcus Zulian Teixeira: Problema hormonais tam´bém podem ser tratados com homeopatia?


 (19:39:02) Marcus Zulian Teixeira: Biba, como a maioria dos distúrbios tratáveis pela homeopatia, problemas hormonais podem ser tratados com a homeopatia desde que não existam alterações estruturais nas glândulas que impeçam a produção dos hormônios. A homeopatia pode auxiliar no equilíbrio destas glândulas, permitindo que as mesmas passem a funcionar de uma forma satisfatória.


 (19:40:10) pink fala para Marcus Zulian Teixeira: Oi Marcus (se me permite a intimidade), sou médica e tenho uma formação totalmente alopata e a minha primeira pergunta é como você optou pela homeopatia se isso é tão pouco explorado no curso de medicina


 (19:44:12) Marcus Zulian Teixeira: Pink, pelas inúmeras experiências que tive junto a familiares e conhecidos , despertei para o estudo da homeopatia por conta própria antes mesmo de ingressar na faculdade. A formação do médico homeopata é ministrada em cursos de especialização com carga horária superior a 1200 horas/aula. Atualmente , graças ao espírito científico isento de preconceitos de muitos pesquisadores de renome podemos contar com a disciplina de homeopatia na graduação de faculdades de medicina (USP e Unifesp).


 (19:46:02) Marcus Zulian Teixeira: continuando, Desta forma podemos suplantar a desinformação que existe na maioria dos médicos que desconhecem os princípios básicos da homeopatia (princípio da similitude) e tecem críticas infundadas a este modelo terapêutico que existe há mais de dois séculos.


 (19:46:06) Harald fala para Marcus Zulian Teixeira: Doutor, quais os cuidados devo tomar com os vidrinhos homeopáticos? E por que preciso evitar o contato das bolinhas com a palma da mão?


 (19:50:50) Marcus Zulian Teixeira: Harald, nada existe de concreto nos cuidados que devemos tomar com os medicamentos homeopáticos. O que se sabe é que o calor excessivo pode fazer com que os mesmos percam sua efetividade. Por não sabermos ao certo que tipo de "informação" o veículo (os glóbulos ou as gotas) carrega todo cuidado acaba sendo uma prevenção. Assim como existe a indicação que produtos à base de cânfora podem cortar o efeito da homeopatia acabamos por pedir aos pacientes que evitem o contato com estas substâncias.


 (19:51:57) leka fala para Marcus Zulian Teixeira: Eu gostaria de saber se há diferença na atuação do remédio em função da forma de apresentacao (globulos ou gotas) ?


 (19:53:50) luiz: entra na sala...


 (19:59:18) Marcus Zulian: entra na sala...


 (19:59:56) elvira fala para Marcus Zulian Teixeira: Dr. marcus existe tratamento para quem tem problemas de ficar com os pés frios?


 (20:01:22) Marcus Zulian: Elvira, os sintomas ligados à temperatura corporal têm uma alta hierarquia para a homeopatia e encontram tratamento na mesma.


 (20:02:34) ADORO ESSE ASSUNT fala para Marcus Zulian Teixeira: qUAL É A DIFERENÇA ENTRE HOMEOPATIA E FITOTERAPIA?


 (20:05:30) Marcus Zulian: Adoro esse assunto, obrigado pela pergunta que me permite esclarecer uma das maiores confusões a respeito da homeopatia. A fitoterapia assim como a "alopatia" atuam na supressão de sintomas incomodativos das diversas doenças, segundo o princípio de cura pelos contrários. Ou seja, para uma dor utiliza-se um medicamento contra a dor (analgésico),seja produzido sinteticamente ou retirado do princípio ativo de plantas. A homeopatia atua segundo o princípio da similitude, empregando doses


 (20:07:03) Marcus Zulian: continuando, infinitesimais de substâncias que , quando foram experimentadas em indivíduos sadios, despertaram os mesmos sintomas da doença que se pretende tratar. Com isto , estimulamos uma resposta do organismo contra os seus sintomas, sejam eles na esfera psíquica, geral ou física, funcionando como uma "vacina" do indivíduo.


 (20:07:33) Selecionador SAÚDE!2: Obrigado pela participação de todos.