UOL Bate-papo

  • pessoas online
  • 7.577 salas abertas
  • 378.850 lugares

Publicidade

Bate-papo com convidados

BATE-PAPO COM Otávio Macedo - 19/06/2002 às 19h00

Otávio Macedo, especialista em medicina estética

Convidado da revista Saúde!, o especialista em medicina estética Otávio Macedo conversou sobre o Botox, substância usada para evitar os efeitos do tempo e também para tratar a hiperidrose, que é o suor excessivo nas axilas e nas mãos.

 (19:00:41) Selecionador SAÚDE!: Gente! Um minutinho que o dr. Otávio já vai começar a responder as suas dúvidas. Preparem suas perguntas!


 (19:02:56) Selecionador SAÚDE!: Peço desculpas pelo atraso, mas estamos com problemas técnicos.


 (19:04:35) Otávio Roberti Macedo: entra na sala...


 (19:05:22) Selecionador SAÚDE!: Quanto antes vocês mandarem suas perguntas, mais elas terão chance de ser selecionadas. Aguardamos as suas dúvidas sobre Botox.


 (19:07:10) Paulo fala para Otávio Roberti Macedo: E verdade que após 3 aplicações, na terceira ou quarta aplicação o efeito (resultado) fica permanente?


 (19:07:56) Otávio Roberti Macedo: Paulo, não é verdade. O efeito do Botox dura de três a seis meses , quando há necessidade de nova aplicação.


 (19:08:00) jujuba fala para Otávio Roberti Macedo: o que é botox?


 (19:08:59) Otávio Roberti Macedo: Jujuba, Botox significa toxina botulínica, isto é , uma proteína capaz de relaxar a musculatura e consequentemente minimizar as rugas.


 (19:09:06) Gica fala para Otávio Roberti Macedo: vc acha que o Brotox pode ir para Cachorro?


 (19:09:55) Otávio Roberti Macedo: Gica, desconheço.


 (19:10:09) roniedson pergunta para Otávio Roberti Macedo: ja ouvi falar que isso pode causar cancer isso e verdade ?


 (19:10:50) Otávio Roberti Macedo: Roniedson, fique tranquilo , o Botox é utilizado em dermatologia cosmética há dez anos e seu uso é muito seguro.


 (19:10:56) becky fala para Otávio Roberti Macedo: É comprovada a relação de melhora de dores de cabeça e aplicação de botox? Tenho enxaquecas incessantes uma a duas semanas por mes...


 (19:11:55) Otávio Roberti Macedo: Becky, sim. Vários estudos comprovaram o uso benéfico do Botox para enxaquecas, além de melhorar as rugas, rejuvenescendo.


 (19:12:00) Carlos35/sp fala para Otávio Roberti Macedo: Ouvi dizer que pode provocar uma paralisia permanente na face. Esta informação é correta?


 (19:12:44) Otávio Roberti Macedo: Carlos, de forma alguma o Botox causa paralisia permanente. O que ocorre é um relaxamento temporário da musculatura.


 (19:12:46) Mauricinho fala para Otávio Roberti Macedo: Além de injeções na testa, em qual outro local do rosto se pode levar picadas?


 (19:14:02) Otávio Roberti Macedo: Mauricinho, o Botox pode ser aplicado também nos "pés de galinha", nas rugas dos lábios, região do queixo e também no pescoço. Além disso o Botox também é utilizado para tratamento do excesso de transpiração (hiperidrose) das axilas e mãos.


 (19:14:04) Rosangela fala para Otávio Roberti Macedo: Quantas vezes por ano podemos aplicar o botox?


 (19:14:58) Otávio Roberti Macedo: Rosangela, devemos sempre respeitar o intervalo mínimo de quatro meses entre cada aplicação, isso para evitarmos o aparecimento de anticorpos que podem levar a uma resposta indevida.


 (19:15:00) IZA fala para Otávio Roberti Macedo: Gostaria de saber se existe varios laboratórios (varias marcas)de BOTOX?


 (19:15:29) Otávio Roberti Macedo: Iza, sim, existem atualmente dois laboratórios que sintetizam a toxina botulínica tipo A.


 (19:15:30) andré Luiz fala para Otávio Roberti Macedo: Se esse essas aplicações forem aplicadas em lugares erados pode traser sequelas inrevertives ?


 (19:16:36) Otávio Roberti Macedo: André Luiz, deve-se sempre procurar um médico que esteja treinado na técnica de aplicação do Botox. Com isso evitamos normalmente efeitos indesejáveis.


 (19:16:37) DAT fala para Otávio Roberti Macedo: GOSTARIA DE SABER SE EXISTE UMA DIFERENÇA MUITO GRANDE NA APLICAÇÃO DO BOTOX POR UM DERMATOLOGISTA OU CIRUTGIÃO PLÁSTICO?


 (19:17:54) Otávio Roberti Macedo: Dat, tecnicamente as aplicações devem ser semelhantes por todo médico treinado com aplicação , independente da especialidade.


 (19:17:56) jujuba fala para Otávio Roberti Macedo: ele causa efeitos colaterais ou coisas do tipo


 (19:18:48) Otávio Roberti Macedo: Jujuba, após a aplicação pode ocorrer hematoma, pequenos pontos vermelhos devido às agulhadas e , raramente, cefaléia. Todos esses efeitos são passageiros e transitórios.


 (19:18:49) Luciana fala para Otávio Roberti Macedo: Hoje se observa um certo exagero no uso cosmético do Botox, não haveria outro modo de minimizar rugas recentes?


 (19:20:08) Otávio Roberti Macedo: Luciana, acreditamos que o Botox para uso cosmético foi um excelente avanço no tratamento das rugas nesses últimos dez anos. Logicamente ao tratarmos da pele prevenindo da exposição solar e com o uso de ácidos rejuvenescedores conseguimos uma melhor estética também importante.


 (19:20:10) val/ fala para Otávio Roberti Macedo: estou amamentando. é possível usar o botox


 (19:20:44) Otávio Roberti Macedo: Val, não devem se submeter ao uso do Botox pacientes grávidas e em fase de amamentação.


 (19:20:47) Mauricinho fala para Otávio Roberti Macedo: Qual a idade mínima, ou máxima, em que a pessoa pode receber o Botox?


 (19:22:09) Otávio Roberti Macedo: Mauricinho, já apliquei Botox em jovens de 18 anos que trabalham com sua imagem pois são modelos, assim como indivíduos de 70 anos que não queriam se submeter a uma cirurgia plástica. Logicamente as melhores indicações são nos casos em que as rugas dependem da dinâmica facial e onde não haja muita flacidez cutânea.


 (19:22:10) Rosangela fala para Otávio Roberti Macedo: fiz uma aplicação de botox há dois anos atrás, e logo depois comecei a ter dificuldade para ler, pode ser do botox ou foi coincidência?


 (19:23:04) Mariana fala para Otávio Roberti Macedo: O Botox é um nome patenteado? Seu ativo é ácido butolitíco ok?


 (19:23:48) Otávio Roberti Macedo: Rosangela, pode ter coincidido com a necessidade de uso de óculos para perto se você estiver na faixa dos 40 anos. De qualquer forma, se fosse devido ao Botox após 4 meses esses efeitos já teriam desaparecido.


 (19:23:51) andré Luiz fala para Otávio Roberti Macedo: Doutor brotox pode ser aplicado para tirar pintas ?


 (19:24:19) Otávio Roberti Macedo: Mariana, Botox é um nome patenteado da toxina botulínica.


 (19:24:46) Otávio Roberti Macedo: André Luiz, não, de forma alguma Botox retira pintas.


 (19:24:49) Mauricinho fala para Otávio Roberti Macedo: Por que não se deve abaixar a cabeça depois da aplicação do Botox? E por quanto tempo?


 (19:25:59) Otávio Roberti Macedo: Mauricinho, após a aplicação do Botox devemos evitar abaixar a cabeça , atividades físicas intensas assim como dormir. Deve-se permanecer sentado ou de pé para que não haja dispersão da toxina aplicada para outros locais durante 4 horas após a aplicação.


 (19:26:04) Fernanda fala para Otávio Roberti Macedo: Quanto custa uma aplicação em média?


 (19:27:08) Otávio Roberti Macedo: Fernanda, depende da região a ser aplicada e esse tipo de informação só pode ser dada pessoalmente.


 (19:27:12) Mariana fala para Otávio Roberti Macedo: Ouvi falar sobre o "restlyne", é o mesmo produto que o Botox?


 (19:28:49) Otávio Roberti Macedo: Mariana, não. O Restylane é um produto à base de ácido hialurônico e é utilizado para preenchimento de rugas, sulcos e cicatrizes. Ele age diferente do Botox. Enquanto este relaxa a musculatura, o ácido hialurônico preenche rugas. São técnicas complementares e que podem ser associadas.


 (19:28:51) IZA fala para Otávio Roberti Macedo: Por que numa mesma pessoa a duração varia ,ex, 1mes ,4 meses ?


 (19:30:19) Otávio Roberti Macedo: Iza, teoricamente o resultado deve durar entre 3 e 6 meses. Deve ser obedecido uma diluição que já foi estabelecida mundialmente. Acontece que em certas clínicas às vezes utiliza-se o Botox para muitos pacientes e, com isso, o resultado vai ter uma duração menor. É importante que você confie no profissional que vai lhe tratar.


 (19:30:20) Luciana fala para Otávio Roberti Macedo: O efeito do Botox é somente local? O Botox pode interferir no efeito de algum medicamento?


 (19:31:30) Otávio Roberti Macedo: Luciana, sim o efeito do Botox é local. Deve-se evitar aplicar Botox em pacientes que estejam em uso de certos antibióticos (aminoglicosídeos) porque o efeito pode ficar comprometido.


 (19:31:37) marylene pergunta para Otávio Roberti Macedo: dr Otavio gostaria de saber de eficiencia do Btox em pessoas com mais de 60 anos e se deve ser aplicado por quem? quais sao os riscos de insucessos


 (19:32:55) Otávio Roberti Macedo: Marylene, um paciente com mais de 60 anos pode ter uma flacidez facial importante e que às vezes é necessário pensar antes numa eventual cirurgia para que os efeitos do Botox sejam mais visíveis. A aplicação deve sempre ser feita por médico.


 (19:32:56) Gina fala para Otávio Roberti Macedo: A partir de que idade se recomenda, fazer a primeira aplicacao do botox?


 (19:33:53) Otávio Roberti Macedo: Gina, a idade ideal é aquela em que você se olha no espelho e se incomoda com as rugas. Não existe idade cronológica específica.


 (19:33:55) Mauricinho fala para Otávio Roberti Macedo: Já ouvi dizer que o Botox é usado na cura do estrabismo (paralisa um dos olhos enquanto o outro é treinado no movimento). Isso se confirma?


 (19:35:48) Otávio Roberti Macedo: Mauricinho, sim. Os primeiros estudos do efeito de Botox foram realizados por oftalmologistas canadenses que tratavam de problemas de estrabismo e "tiques" nervosos pois dessa forma havia um relaxamento muscular. Além dessa melhora observou-se que as rugas "pés de galinha" também melhoravam. A partir daí iniciaram-se os estudos específicos para uso cosmético do Botox. Esse ano comemoramos dez anos de uso da toxina botulínica em Medicina Estética.


 (19:35:53) la.rose fala para Otávio Roberti Macedo: o botox pode ser aplicado no 'bigode chinês'?


 (19:36:56) Otávio Roberti Macedo: 1a.rose, o ideal nesses casos é fazer uso de substâncias preenchedoras , por exemplo, ácido hialurônico, acrilamida, colágeno e gordura.


 (19:37:00) IZA fala para Otávio Roberti Macedo: ´´E verdadeiro ,que para obter melhores resultados ,deve-se evitar rir e meer com os musculos da face nas primeiras horas?


 (19:37:37) Otávio Roberti Macedo: Iza, isso é um pouco controverso pois existem estudos mostrando bons resultados respeitando ou não a mímica facial.


 (19:37:42) Rosangela fala para Otávio Roberti Macedo: O botox pode ser aplicado nas rugas do pescoço?


 (19:38:29) Otávio Roberti Macedo: Rosangela, sim. O Botox pode amenizar as linhas "em colar" do pescoço e essa técnica veio nos ajudar no tratamento de rejuvenescimento do pescoço flácido e envelhecido.


 (19:38:33) marylene pergunta para Otávio Roberti Macedo: existe o risco da botox ficar acumulado na regiao injetata criando acumulo?


 (19:39:25) Otávio Roberti Macedo: Marylene, de maneira alguma corre-se esse risco. Utilizamos uma quantidade de unidades da toxina botulínica que já foi exaustivamente estudada e que é totalmente absorvida depois de alguns meses.


 (19:39:26) Flavia fala para Otávio Roberti Macedo: Boa noite ,dr!Náo tenho rugas mas o que me incomoda é um vinco entre as sombrancelhas,apliquei Botox duas vezes e náo se teve o resultado esperado devido a inserçao muscular profunda.Alguma coisa mudou,tecnica ou mesmo concentraçao para melhorar o resultado?


 (19:40:47) Otávio Roberti Macedo: Flavia, acredito que você tenha a musculatura entre as sobrancelhas bastante forte. Nesses casos o ideal é associar o uso do Botox nessa área e quinze dias depois fazer aplicação de um produto preenchedor. Dessa forma conseguimos otimizar os resultados. Não desista!


 (19:40:49) Ayla fala para Otávio Roberti Macedo: é verdade q o botox pode causar até cegueira?


 (19:41:41) Otávio Roberti Macedo: Ayla, como toda técnica injetável riscos raros podem acontecer.


 (19:41:44) Earth-Power fala para Otávio Roberti Macedo: Qual o produto que mais chega perto do Botox ?


 (19:43:35) Otávio Roberti Macedo: Earth power, como já falamos anteriormente o Botox como técnica de rejuvenescimento na parte superior do rosto , isto é, testa e contorno dos olhos é insuperável. Nas outras linhas e sulcos da face podemos utilizar vários produtos preenchedores. Não se deve esquecer de cuidar da qualidade da pele fazendo uso de ácidos tais como retinóico, tazaroteno, glicólico, etc, sempre associado com uso de protetores solares.


 (19:43:38) Fernanda fala para Otávio Roberti Macedo: Ouvi dizer de jovens q fazem aplicação " profilática" de Botox p eviatr rugas,..Isso é correto?


 (19:44:34) Otávio Roberti Macedo: Fernanda, profissões que exigem um rosto sempre "perfeito" podem se beneficiar do uso do Botox pois ao relaxar a musculatura a pele se torna mais alisada e com uma aparência mais jovem.


 (19:44:37) Ayla fala para Otávio Roberti Macedo: seu aplicar o botox após 6 meses as rugas podem voltar??


 (19:45:26) Otávio Roberti Macedo: Ayla, sim. As rugas normalmente voltam. Existem alguns raros pacientes em que as rugas voltam mais tardiamente (8 a 10 meses) mas isso é uma exceção.


 (19:45:46) andré Luiz fala para Otávio Roberti Macedo: Doutor uma curiosidade o botox pode ser aplicado em qualquer parte do corpo ?


 (19:48:34) Otávio Roberti Macedo: André Luiz, não. Utilizamos o Botox para uso facial e pescoço e nas axilas e mãos para tratamento do excesso de suor.


 (19:48:41) Flavia fala para Otávio Roberti Macedo: Dr,existe alguma possibidade de haver alergia a essa enzima?Pessoas demasiadamente alérgicas podem se prevenir fazendo algum tipo de teste?


 (19:49:27) Otávio Roberti Macedo: Flavia, teoricamente não existem casos descritos de alergia ao Botox. Mas se for o caso pode-se fazer aplicação de poucas unidades da toxina em alguma parte do corpo para averiguar eventual reação.


 (19:49:30) Luciana fala para Otávio Roberti Macedo: No mercado dos cosméticos existe a tendência de um produto inovador ter seu preço reduzido após algum tempo em uso. Isso ocorreu com o Botox durante os dez anos de utilização, e pode ocorrer ainda?


 (19:50:58) Otávio Roberti Macedo: Luciana, não acreditamos pois se trata de um produto importado cujo preço é vinculado à cotação de moeda estrangeira.


 (19:51:01) Yasmin fala para Otávio Roberti Macedo: Para hiperhidrose tbem dura pouco tempo?


 (19:51:39) Otávio Roberti Macedo: Yasmin, o resultado para hiperidrose é em média de 6 meses quando há necessidade de nova aplicação.


 (19:51:40) Earth-Power fala para Otávio Roberti Macedo: Você já fez uso do Botox em si próprio ?


 (19:52:30) Otávio Roberti Macedo: Earth power, sou um assíduo consumidor de Botox. Utilizo na região da testa e reaplico duas vezes ao ano. Acho que é um avanço no tratamento cosmético fenomenal.


 (19:52:40) Ayla fala para Otávio Roberti Macedo: As rugas vão voltando aos poucos ou voltam como era antes de uma vez só?


 (19:53:19) Otávio Roberti Macedo: Ayla, as rugas vão voltando gradativamente, mas mesmo com o Botox perdendo seu efeito conseguimos controlar melhor a movimentação da musculatura.


 (19:53:24) BRAWW fala para Otávio Roberti Macedo: O QUE BOTOX ?


 (19:53:28) Leandro fala para Otávio Roberti Macedo: Descupa mais eu não seu o que é Botox, pode me dizer


 (19:53:58) Otávio Roberti Macedo: Braww, botox é uma toxina que tem efeito de relaxar musculatura atenuando as rugas.


 (19:54:10) KELLY KEY fala para Otávio Roberti Macedo: QUEM TEM ESCLEROSE MÚLTIPLA PODE TOMAR UMA INJEÇÃO DE BRTOX


 (19:54:35) Otávio Roberti Macedo: Kelly, o Botox deve ser evitado em todas as patologias neurológicas.


 (19:54:37) Earth-Power fala para Otávio Roberti Macedo: Há possibilidades do Botox depois de injetado vazar ?


 (19:55:04) Selecionador SAUDE!: Gente! Nosso tempo está quase acabando,por isso caprichem nas perguntas!


 (19:55:04) Otávio Roberti Macedo: Earth power , impossível!!!!!


 (19:55:22) KELLY KEY fala para Otávio Roberti Macedo: PORQUE QUE DEVE SER EVITADO EM TODAS AS PATOLOGIAS NEUROLÓGIAS?


 (19:55:51) Otávio Roberti Macedo: Kelly, porque não existem estudos conclusivos nessas patologias.


 (19:56:05) Ayla fala para Otávio Roberti Macedo: quando aplicamos o botox, ficamos por exemplo com os olhos roxos?


 (19:57:14) Otávio Roberti Macedo: Ayla, o aparecimento de hematoma pode acontecer após qualquer injeção. Pessoas que têm fragilidade vascular ou muitos vasinhos aparentes nas áreas em que vai ser aplicado o Botox podem preventivamente tomar arnica para que se evite o hematoma por muito tempo.


 (19:57:20) Selecionador SAUDE!: Ih, chegamos ao fim... Obrigado, dr. Otávio, pela sua presença. Foi um superbate-papo!


 (19:58:05) Otávio Roberti Macedo: Boa noite a todos, agradeço o convite. Se vocês tiverem maiores dúvidas teremos o prazer de esclarecê-las. Nossa home-page é www.derme.com.br.


 (19:58:21) Selecionador SAUDE!: Gente! Valeu a presença de todos.