UOL Bate-papo

  • pessoas online
  • 7.577 salas abertas
  • 378.850 lugares

Bate-papo com convidados

BATE-PAPO COM Giuseppe Nobilioni - 28/11/2001 às 16h00

Giuseppe Nobilioni, professor de matemática

Coordenador de matemática do curso Objetivo respondeu às dúvidas dos vestibulandos sobre a abordagem da disciplina nos principais vestibulares do paí

 (15:59:02) Giuseppe Nobilioni: Boa tarde, quem estiver ansioso e tiver com algum problema e quiser se acalmar, estamos à disposição.


 (16:00:29) Gadjardo fala para Giuseppe Nobilioni: Olá, estou prestando a Fuvest como treineiro este ano, estou no 2o. ano do ensino médio e gostaria de saber o que estudar da matéria que conheco para tentar obter uma boa nota em Matemática, ou só cai praticamente matéria do 3o.? sou bom aluno em mat no 2o.


 (16:02:06) Giuseppe Nobilioni: Gadjardo, muito pelo contrário, 80% do que cai na prova é do 1º e do 2º ano. Não vale a pena pegar o que vc não conhece, é melhor revisar o que já conhece


 (16:02:25) Carolzinha fala para Giuseppe Nobilioni: Professor, por favor... Eu vou fazer matemática na faculdade e gostaria de saber qual instituição oferece o melhor curso: USP, UNICAMP, UNESP (Rio Claro) ou UFSCar??


 (16:03:18) Giuseppe Nobilioni: Carolzinha, eu acho que a melhor é a USP. A de São Carlos é tão boa quanto as quatro. Mas qualquer uma das quatro que vc entrar são excelentes


 (16:03:57) Sinegaglia fala para Giuseppe Nobilioni: : fiu teu aluno em 93 em osasco hoje sou professor de matematica no estado e só entrei p/ lhe dar um abraço e dizer q vc foi um grande professor p/ mim e talvez um dos responsáveis pela minha ocupação hoje


 (16:05:07) Giuseppe Nobilioni: Sinegaglia, puxa, eu fico extremamente honrado e feliz de receber essa mensagem. Muito boa sorte para você.


 (16:06:58) carlos fala para Giuseppe Nobilioni: Para dar uma idéia aos vestibulandos, professor, qual das matemáticas mais cai na Fuvest: Trigonometria, álgebra, lógica, geometria espacial... Qual a proporção destes temas em relação ao número de questões??


 (16:09:15) Giuseppe Nobilioni: Carlos, tradicionalmente, das 20 questões, de 10 a 12 são de álgebra (50% a 60%), umas 4 ou 5 são de geometria (25%), 2 ou 3 são de trigonometria (12,5%) e 2 ou 3 de analítica (12,5%). Agora álgebra tem muitos assuntos. Se junta a primeira fase e a segunda, todos os assuntos são abordados. Ou seja, se algum tópico não aparecer agora, com certeza estará na segunda fase.


 (16:09:26) Bruno fala para Giuseppe Nobilioni: Quais as priincipais perguntas que deveremos estudar para a prova?


 (16:11:00) Giuseppe Nobilioni: Carlos, completando, atualmente várias questões independem de muito conhecimento. São questões ligadas ao cotidiano que exigem uma boa leitura e interpretação de texto. Por exemplo, na Unicamp de domingo falou-se do número de desempregados. Era só fazer uma continha.


 (16:12:36) Giuseppe Nobilioni: Bruno, eu acho que nessa altura não existe principal. Nessa primeira fase a prova é muito abrangente, mas não se pede muito aprofundado. Tente recordar o básico, essencial de cada assunto. Fazer um exercício a mais ou a menos não vai fazer muita diferença, vc precisa ter os conhecimentos básicos.


 (16:13:26) Larissa fala para Giuseppe Nobilioni: Professor, o que cai mais, geometria plana ou espacial na 1º fase?


 (16:14:48) Giuseppe Nobilioni: Larissa, na primeira fase é mais plana, mas pode cair as duas. Como a espacial é mais completa e engloba a plana, é mais provável que cai na 2ª fase, mas pode cair na primeira sim. A plana faz parte da geometria espacial e estará englobada numa questão desse tipo.


 (16:14:59) Gadjardo fala para Giuseppe Nobilioni: que tópicos mais caem, especialmente de 1o. e 2o. anos?


 (16:16:49) Giuseppe Nobilioni: Gadjardo, quase todos. Praticamente cai tudo desses dois anos, quase todos os assuntos da álgebra. Mas é difícil saber exatamente o que vai cair, porque as duas fases da Fuvest se completam. É melhor saber de tudo um pouco do que se especializar num assunto. Já que, se um determinado tópico não cair agora, ele vai aparecer na 2ª fase.


 (16:17:22) Biju Santo Amaro fala para Giuseppe Nobilioni: professor... falando em segunda fase, o senhor acha que a prova será tão dificil como no ano passado??


 (16:19:59) Giuseppe Nobilioni: Biju, eu gostaria de dizer que não, mas acho que sim. De um modo geral a prova sempre é difícil para os alunos e realmente não tem sido fácil. O ITA, a Fuvest e a Unicamp são muito difícil. O coordenador da Fuvest chegou a dizer que seria mais fácil, mas nunca se sabe... Mas pelo menos a prova é difícil para todos, vc não deve desanimar. E na 2ª fase matemática é só destinada para as carreiras dessa área, gente mais apta em matemática, por isso é mesmo mais difícil.


 (16:20:06) Paulo fala para Giuseppe Nobilioni: Professor, existe algum exercício "clássico" na porva de matemática da Fuvest? Um daqueles que cai todos os anos.


 (16:22:32) Giuseppe Nobilioni: Paulo, algumas questões se repetem, mas não são questões idênticas. Normalmente são mais fáceis, como equações, ou simplificar uma expressão, coisas bem básicas, que a maioria dos alunos

Produtos UOL
Antivírus
Backup
Assistência Técnica