UOL Bate-papo

  • pessoas online
  • 7.577 salas abertas
  • 378.850 lugares

Publicidade

Bate-papo com convidados

BATE-PAPO COM Pasquale Cipro Neto - 21/10/1999 às 18h30

Pasquale Cipro Neto, professor

O professor mais conhecido do Brasil, convidado do Vestibuol, veio ao bate-papo conversar sobre Português e Redação no Vestibula


(18:48:57) Moderador : Boa noite a todos! O UOL agradece a presença do Prof.Pasquale Cipro Neto, que irá fala sobre Português e Redação no Vestibular.

(18:49:10) rosanahermann : Boa noite, Professor. De Zero a Dez, que notao senhor daria para o português falado na televisão brasileira?

(18:50:28) Prof. Pasquale CiproNeto : Olá, amigos. Já estou à disposição de todos para um bate-papo.

(18:50:33) Leandro : Boa noite professor

(18:51:11) Renato SP : Boa tarde professor! Sou um admirador de seu trabalhoe queria te fazer algumas perguntas... Gostaria de fazer faculdade de Direitoe não gosto muito de gramática, mas adoro leis... Qual seu conselho?

(18:51:16) Leandro : Qual o segredo para uma boa dissertação??

(18:51:19) bella : vou prestar vesitbular esse ano, e gostaria de saberse nas redações você pode colocar em 1 pessoa, e expor suas idéias?

(18:51:21) The Digital Jockey : Boa Noite Professor , Como vai ? QueriaPrimeiramente Dizer Que Sou Seu Fã , Pelo Estilo Inovador De Programa QueO Sr. Apresenta ...

(18:51:24) Kane : prof. tenho uma duvida... qual a oração correta? O valormínimo do pedido são 10 reais ou o valor mínimo é 10 reais? E que normagramatical que explica tal situação?....

(18:51:25) Joana : Boa noite.Professor, o que vc acha da literatura de JôSoares?

(18:51:30) bella : olá professor

(18:51:30) Meire : Professor, sobre a questão do "pago ou pagado", inclusoou incluído", etc. , como devo fazer para saber qual é o correto?

(18:51:36) Kane : pelo amor de Deus.... e dos alunos... tire esta dúvida!!!

(18:51:38) The Digital Jockey : Você é mesmo a Ronana Hermann , Aquela DoFala Brasil ?

(18:51:41) bella : boa noite professor!

(18:51:42) Gisele : Olá, Professor. Sou jornalista e trabalho em uma Revistaaqui no Tatuapé. Outro dia fiz uma matéria de beleza sobre sobrancelha eentreguei para minha editora. Quando voltou a matéria para que fizesse asalterações estava para colocar sombrancelha. Fui ao dicionário e lá estavasobrancelha. Afinal antes de p e b não se coloca m. Que regra é essa

(18:51:54) Wagner e Luciana : Primeiramente parabéns pelo seu trabalho dedivulgação da nossa língua portuguesa (o próprio título do programa acheiótimo)

(18:51:55) Camila : Boa noite, Professor. Para um vestibular qual o estilode redação o senhor considera mais interessante?

(18:53:03) Nazareth : Quais são as regras para o uso dos pronomes oblíquos.Tenho dúvidas quando vou utilizar "o" ou "lo". Por exemplo: Minha mãe foià feira comprar frutas. Ela foi comprá-las. Ela foi as comprar. Penso quea primeira

(18:53:04) ledizioli : Boa tarde professor. Bom primeiro eu gostaria deagredecer por todas as vezes que vc me ajudou com suas dicas, e segundo,perguntar, vc não acha a Nossa Língua Portuguesa a mais complicada e cheiade regras do mundo???

(18:53:06) Paulo : Boa noite, professor.

(18:53:09) bella : professor por favor! responda minha dúvida !

(18:53:10) pedro : Prof. Pasquale, boa noite . É comum em textos jurídicos,incluindo aí textos produzidos por Ministros do STF, o uso das seguintespalavras : infrigência e inobstante. Estas palavras existem ?

(18:54:21) Prof. Pasquale CiproNeto : Leandro: Dissertar é defender uma tese. O primeiro passo é ter essatese, ou seja, conhecer o assunto e ter opinião própria a respeito. É necessárioler jornal todos os dias, discutir os assuntos mais importantes, apresentarraciocínio lógico etc., etc., etc. E, é claro, escrever no chamado padrãoculto, ou seja, não vale assassinar a gramática.

(18:54:32) James bond : Prof. muitos dos seus colegas de trabalho, quando vão ensinar orações , utilizam o decoreba das conjunções . Eu costumorebate-los pedindo para classificar a oração : " Estudou e passou . " (Or. coord. sindética conclusiva ) . O que o sr. acha disso ?

(18:54:33) Maria Rita : Professor, oliva eh uma fruta iniciada com a letrao? ... Me referindo ao fruto da oliveira ?

(18:54:36) pepe : Boa noite professor. Como devemos dizer: Pegue este doctoe leve à diretoria... A expressão leve é correta

(18:54:38) Leandro : Qual o segredo para uma boa dissertação??que tipo deargumento é conveniente usar??

(18:54:41) MaRCiO aRRuDa : heheheh....todo mundo digitando certinho!!!!!Nunca vi isso na Net... ¦:¬)

(18:55:13) Renato SP : Antes de P e B sempre se coloca M...

(18:55:15) Kane : gostaria q o sr recomendasse algum curso de gramáticaou livros de consulta um pouco mais detalhados.

(18:55:18) Vivi : Oi, professor. Tem um jeito seguro, padrão, de escrevera redação do vestibular ou é preciso surpreender?

(18:55:19) Camargo : Tenho uma cruel dúvida sobre a palavra eletrodo, qualé sua pronuncia e grafia correta? Eletrodo ou elétrodo?

(18:55:23) pedro : Eu queria saber se está correta a seguinte frase : "Esteassunto PERTINE ao direito civil". Existe este verbo "pertine"?

(18:55:25) bella : o que o senhor acha dessa lei que um deputado quer criarpunindo as lojas que usam palavras em inglês nas vitrines de lojas??

(18:55:26) Renato SP : QUE ALEGRIA! VEJA UM DICIONARIO!

(18:55:29) The Digital Jockey : No Meio De Tantas Perguntas , Acho Que MaisUma Não Faria Diferença , Inclusive Porque É Uma Dúvida Geral Que MuitaGente Não Sabe , Inclusive Eu . A Minha Dúvida É A Seguinte : Qual O Correto? Entre "Eu E Você" Ou Entre "Mim E Você" ? E Qual Seria A Regra , Professor?

(18:57:01) Prof. Pasquale CiproNeto : Bella: A história da primeira pessoa é um dos tantos tabus que existemem relação à elaboração de um texto. É claro que você pode usar a primeirapessoa. Afinal, dissertar é defender um ponto de vista. De preferência,que seja o seu. O que não se aconselha é o abuso do "eu", o que pode levarao chamado "achismo": eu acho, eu acho, eu acho. Quando a Fuvest divulgoupela primeira vez as redações nota 10, foi possível perceber que muitasdelas foram escritas em primeira pessoa. É isso.

(18:57:06) Alexandre Cam : Pasquale, ter conhecimento em literaturasignifica um termômetro p/ avaliar o conhecimento do candidato?

(18:57:08) Gisele : Estou elaborando uma matéria especial sobre Educação.O que o Sr acha sobre as mudanças que foram feitas no ensino médio? O professorprecisa realmente mudar a didática de suas aulas, seja qual for a disciplina?É preciso sempre relacionar o tema com a realidade?

(18:57:57) rosanahermann : Assistindo ao canal 14, em sp, o pior canal datv mundial, vi e ouvi uma reporter dizendo "as pessoas viNHeram". Sei quemuita gente fala assim no nordeste, mas isso é admissível na tv?

(18:57:59) Tutty : Com que percentual cai verbos na Fuvest ?

(18:58:29) Anoca : Boa noite professor, sou estudante de fonoaudiologiada PUC SP, e durante as aulas de linguistica me perguntei qual seria a razãode aprendermos a gramática normativa uma vez que ela não se encaixa na linguagemoral usada atualmente?

(18:58:30) Joana : professor,vc se lembra do professor Alberto Minardi,de B.H.?

(18:58:33) glauco : Qual o segredo para uma boa redação?

(18:58:35) Alexandre : Professor, boa noite. Por que você diz sempre queo Caetano Veloso não comete erros de gramática ?

(18:58:44) rosanahermann : é porque você nunca trocou e-mails comigo...ehehe.

(18:58:48) Prof. Pasquale CiproNeto : Gisele: o problema não é a história do "m" antes de "p" e "b". Apalavra é mesmo "sobrancelha", sem "m" depois do "o".

(18:58:48) Melo : Caríssimo professor. Gostaria de saber sua opiniãosobre o manual de Redação e Estilo do Estadão. Antecipo desculpas ao IlustreAutor, mas há cerca de trinta anos atrás, por exemplo, aprendí que num endereçamentoa "rua" é em minúsculo, mas ele diz que deve ser em maíusculo. Estou certo?Grato.

(18:58:51) bella : errrrr!!!!! vc é loira?

(18:58:53) ledizioli : E mais professor, como nossa colega de chat Gisele,eu também sou jornalista e sempre encontro problemas com relação ao meueditor. Então pergunto: Corrigir e alterar o texto de alguém não é um gestode invasão de privacidade???

(18:59:10) Gisele : Concordo com vc. Acabaram as gírias e abreviações, alémdas baixarias. Olha, tá todo mundo pontuando.

(18:59:13) pedro : Como devem ser escritas palavavras de origem estrangeira? Exemplo : devemos escrever pizza ou píteça. Esta última forma é adotadapelo gramático Luiz Antonio Sacconi.

(18:59:17) MaRCiO aRRuDa : ih! tem gente aqui achando que é mais importanteque o convidado....se liga!!!!

(18:59:19) Renato SP : PROFESSOR, ACHO QUE ESTA AQUI TODOS VÃO QUERER SABER!EM QUAIS ESCOLAS OU ESTABELECIMENTOS O SR LECIONA? E SE LECIONA PARTICULARTB?

(18:59:21) bella : professor, qual a dica de redação que o senhor dá parao vestibular?

(18:59:28) rosanahermann : Renato, não é isso! Cobra, tem B, e não se colocaM antes! O caso da sobrancelha, é que o radical não é de sombra, mas desobre. sobre, sobrancelha. Ou você vai trocar pobre por...poMbre?

(18:59:32) ledizioli : Vc tem muitas discussões com o pessoal da redaçãoda Globo??? E como é a sua convivência com o "portugês extremamente coloquial"da televisão????

(18:59:34) Tutty : Boa Noite Prof. Com que frequencia aparece verbos emvestibular ?

(18:59:36) bella : valeu em professor!!

(18:59:40) Wagner e Luciana : Caro professor, como você conseguiu divulgaralgo de tão difícil aceitação, a língua portuguesa, num país sem culturacomo o nosso? Como foi sua idéia original e quais foram os primeiros passosantes do grande sucesso obtido?

(18:59:42) Gisele : Responde a da sobrancelha. Aqui na redação tá todo mundocurioso

(18:59:46) bella : Vinheram é triste em ....

(18:59:50) Maria Rita : Professor, oliva eh uma FRUTA iniciada com a letraO??? ... Me referindo ao fruto da oliveira ?

(19:00:10) pedro : Ninguém fala "vinheram" aqui no Nordeste. Agora em SãoPaulo falam "um chopes" e "dois pastel".

(19:00:13) bella : errrrrrr Maria!!!!!

(19:00:44) Anoca : Professor, qual é a importância em ensinar a gramáticauma vez que ela não participa mais da linguagem popular?

(19:00:46) MaRCiO aRRuDa : começou bairismo!

(19:01:07) Meire : Professor, na questão de regionalismo, temos, por exemplo,em Santa Catarina, palavras como "lavação", ao invés de "lavagem", comofalamos aqui em São Paulo, ou "lixeiro" ao invés de "lixeira". Numa questãode vestibular ou mesmo numa redação, fica incorreto escrever as primeirasou últimas palavras? Como fazer?

(19:01:10) Camila : Qual redação vale mais ponto no vestibular, Narraçãoou dissertação

(19:01:16) rosanahermann : Não fique preocupado,MaRCio aRRuDa, a sala temum mediador que seleciona os textos. Não despreze o mediador...

(19:01:19) Tutty : Me desculpe mas em São Paulo ninguem fala um chopes edois pastel, quem fala assim são os cariocas

(19:01:36) bella : PROFESSOR, QUAL A DIFERENÇA ENTRE A LINGUAGEM COLOQUIALE A LINGUAGEM VULGAR??

(19:01:37) The Digital Jockey : apoiada

(19:01:43) Leandro : E qual a dica para uma boa naração??

(19:02:23) Prof. Pasquale CiproNeto : Nazareth: Colocação pronominal é um saco! Os gramáticos não tinhamo que fazer quando se pam a estabelecer regras sobre o assunto. Teoricamente,o pronome deve ficar onde soa melhor. Em se tratando de língua padrão, afrase que você manda pode ser "Ele as foi comprar", "Ele foi-as comprar"(horrorosa, cá entre nós) e "Ele foi comprá-las"). O assunto é interminável,mas não vale a pena perder muito tempo com ele. Dou-lhe apenas uma dica:seja espontânea na colocação, não invente, não artificialize. É isso.

(19:02:28) Wagner e Luciana : Professor, hoje estava em um laboratóriode redação, recebi o tema, na maior facilidade surgiram muitas idéias sobreo que escrever e como terminar a redação, mas não conseguia iniciar a mesma,simplismente travei. Pergunto: Se estivesse realizando a prova do vestibulare acontecesse isso, como deveria proceder numa situação como esta?

(19:02:32) Maria Rita : PROFESSOR, eh possivel assistir uma aula sua ???Como faco ?

(19:02:32) Leandro : desculpem,narração!!

(19:02:38) MaRCiO aRRuDa : foi so um toque rosana, pois sempre tem aquelesque se julgam mais inteligentes e entram para atrapalhar.

(19:02:42) rosanahermann : Pedro, eu vi isso na TV Nordeste, um programado canal 14, tv comunitária. Mas o Prof. Pasquale poderá falar melhor sobrealguns regionalismos.

(19:03:19) bella : A DÚVIDA DO LENADRO É A MESMA MINHA. QUAL A DICA PARAUMA BOA NARRAÇÃO??

(19:03:20) ledizioli : Essa aí até eu respondo pra vc, ler muito...

(19:03:26) The Digital Jockey : Professor , Sei Que Deve Estar Perdido EmMeio De Tantas Perguntas , Mas Gostaria De Enfatizar A Minha : Qual SeriaO Correto Entre "Eu E Você" Ou Entre "Mim E Você" ?

(19:04:17) Prof. Pasquale CiproNeto : Márcio Arruda: Que legal! Todos estão digitando direito! Será queeu tenho alguma coisa a ver com isso?

(19:05:00) bella : OLHA QUE GRACINHA!!

(19:05:01) Kane : professor... o sr. ignorou minha dúvida? :0( eu sei quetem muitas perguntas... mas faz uma forcinha... POR FAVOR!!!!!.........................

(19:05:04) paulocasagrande : professor, ainda existe a diferença entre estóriae história ?

(19:05:06) James bond : the digital jóckey , o correto

(19:05:07) rosanahermann : Mas seu toque foi genérico, MaRCio aRRuDa. Edepois, todo mundo aqui é ilustre, é importante. Pelo menos, é o que euacho.

(19:05:24) Camila : PROFESSOR, VOCÊ DÄ PALESTRAS???? COMO MINHA ESCOLA PODERIAFAZER PARA PODER ASSISTIR UMA PALESTRA MINISTRADA PELO SENHOR????????

(19:05:33) Kane : prof. tenho uma duvida... qual a oração correta? O valormínimo do pedido são 10 reais ou o valor mínimo é 10 reais? E que normagramatical que explica tal situação?....

(19:05:39) BRUNO : COMO VOCÊ LIDA COM OS PRIMITIVISMOS DA GRAMÁTTICA NORMATIVAQUE NÃO TEM NADA DE MODERNA?

(19:05:40) Gisele : Umainternauta falou que a tal da sobrancelha é assimporque vem do radical sobre. É isso mesmo?

(19:05:51) Kane : prof. tenho uma duvida... qual a oração correta? O valormínimo do pedido são 10 reais ou o valor mínimo é 10 reais? E que normagramatical que explica tal situação?....

(19:05:53) MaRCiO aRRuDa : heheheh......sem dúvida alguma!!! :)

(19:06:25) Prof. Pasquale CiproNeto : Vivi: Nada contra "surpreender" numa redação, muito pelo contrário.O problema é que isso é natural para quem escreve sempre, tem bastante intimidadecom o texto. Para quem acha o ato de escrever torturante, é aconselhávelater-se aos padrões. É isso.

(19:07:06) Renato SP : PROF., SABE-SE QUE A PALAVRA "BOCETA" É USADAHOJE EM DIA COMO UM PALAVRÃO, MAS EU OUVI DIZER QUE SIGNIFICA UMA PEQUENABOLSA! É VERDADE?

(19:07:39) The Digital Jockey : Não Professor , Que É Isso !!! :-) , EstãoTodos Passando Por Muito Pouca Pressão Hoje !!!

(19:07:41) bella : PROFESSOR, QUAIS OS TEMAS DAS REDAÇÕES DOS VESTIBULARESHOJE EM DIA? É O MEU PRIMEIRO E EU NÃO FAÇO A MÍNIMA IDÉIA!!

(19:07:44) Anoca : Vá ver o dicionário, por favor!

(19:07:45) MaRCiO aRRuDa : ok, penso assim tb rosana, desculpe!

(19:07:47) ledizioli : Claro que tem né??? E o medo??? é o que eu falo,o português é tão complicado que nunca chegamos a um verdadeiro tratadogramatical neste país...

(19:07:53) Alexandre : Professor, continuo em dúvida: sou assíduo espectadorde seu programa, no qual o Sr. aponta vários erros de gramática. Ocorreque, quando o erro é da música do Caetano Veloso, normalmente o Sr. dizque não pode afirmar tenha ele cometido um erro gramatical, pois ele efetivamenteé conhecedor da língua. Ora, pergunto: erros de gramática são privilégiodos meros mortais ?!!!

(19:07:54) Ulisses : Prof. o correto é "solicio a V.Sª o solicito de V.Sª"nummai aguardo o seu retorno a Aracaju....

(19:07:57) bella : PROFESSOR, QUAIS OS TEMAS DAS REDAÇÕES DOS VESTIBULARESHOJE EM DIA? É O MEU PRIMEIRO E EU NÃO FAÇO A MÍNIMA IDÉIA!!

(19:07:58) The Digital Jockey : Vamos Mandar Um Oi , Pro Pessoal Da Platéia!!! Eu Estou Aqui E Vocês Não !!! HAHAHA !!!

(19:08:04) Gisele : Responde a da estória e história?

(19:08:07) rosanahermann : Obrigada pelo recado. Acabei de passar o e-mailpra ele.

(19:08:15) Nazareth : Em que casos eu posso iniciar uma frase com letramaiúscula após os dois pontos? (:)

(19:08:19) The Digital Jockey : O Professor Está Muito Ocupado Pra Me Responder... Qual Seria O Correto , Bond ?

(19:08:20) Leandro : E sobre a narração,o que o senhor aconselhar para fazeruma boa narração?

(19:08:29) Alexandre Cam : Pasquale, no ESTADINHO ( Caderno do Jornal OESTADO DE SP), o professor EDUARDO MARTINS deu uma ótima explicação sobre"o masulino" da palavra lotação. Só ali, entendi a razão de ser " o lotação".O que você acha da importância deste tipo de trabalho, não só do EDUARDO,mas também do seu na FOLHA DE SP e em outros jornais?

(19:08:38) Lauro-RS : Professor, porque falou mal do ponta direito do InternacionalValdomiro na televisão. Sou seu fã e fique muito decepcionado, afinal elefoi tri-campeão brasileiro pelo Inter, e é ídolo tanto no RS como em SC.

(19:08:46) BRUNO : O PALAVRÃO É BUCETA E NÃO BOCETA(bolsinha, muito usadoem Portugal)

(19:08:49) James bond : the digital jockey , o correto é : Entre eu e você. Usa-se "eu " e (ou) "tu" apenas quando é para exercer função de sujeitoou predicativo , em outras funções usa-se "mim" e (ou) "ti " .

(19:10:31) Prof. Pasquale CiproNeto : The Digital Jockey: Existe grande afeto entre mim e ela. Entre mim,e não entre eu. E por quê? Porque "entre" é preposição. Você não diz "semeu", "de eu", "por eu", diz? "Sem", "por", "de" e "entre" são preposições,que não regem o pronome "eu". Então diga "entre mim e quem quer que seja".É isso.

(19:10:44) ledizioli : E sobre o Caetano Veloso, quem é que nos provaque ele realmente domina a nossa língua???

(19:10:45) Leandro : E sobre a narração,o que o senhor aconselha para fazeruma boa narração?

(19:10:47) Vivi : Professor, o que a gente deve evitar na hora de escrevero texto do vestibular?

(19:10:51) Meire : Professor, a palavra "PERSONAGEM" continua sendo femininaou podemos dizer/escrever "os personagens"?

(19:10:56) Maria Rita : Professor , sou ADMIRADORA de seu trabalho. Hojemesmo defrontou-me com esta duvida e disse q traria a resposta do professorPasquale !!! ...Estou ficando triste pq o senhor nao me le !Volto a perguntar: Oliva eh uma FRUTA iniciada com a letra O??? ... Me r eferindo ao frutoda oliveira ?

(19:10:57) The Digital Jockey : Então O Correto Seria "Entre Eu E Você"?

(19:11:20) Wagner e Luciana : CARO MESTRE, GOSTARÍAMOS DE SABER SEU PALPITESOBRE TRÊS POSSÍVEIS TEMAS DA REDAÇÃO DO PRÓXIMO FUVEST

(19:12:18) Prof. Pasquale CiproNeto : Pedro: Desconheço a forma verbal "pertine". Os dicionários não registramo suposto verbo "pertinir". Existe, sim o adjetivo "pertinente", talvezo motivo da confusão de quem redigiu a frase. Corrija-se para "Este assuntoé pertinente ao direito civil". É isso.

(19:12:47) The Digital Jockey : Obrigado Professor !!! Obrigado AmigoBond !

(19:12:57) Taty-MG : Boa noite, professor. Aprendi, entre as inúmeras regraschatas de crase, que a expressão "a distância" só leva crase no "a" quandoesta distância está determinada. No entanto, vejo isso errado todos os diasna Folha. Houve alguma alteração nessa regra? Outra pergunta: o que normatizaos verbos defectivos. Não consigo conceber que a Língua Portuguesa torneum verbo como "colorir", por exemplo,sem conjugação na primeira pessoa dosingular, por exemplo.

(19:12:59) Anoca : O senhor não acha que a gramática ensina regras anacrônicas?

(19:13:00) Kane : prof. tenho uma duvida... qual a oração correta? O valormínimo do pedido são 10 reais ou o valor mínimo é 10 reais? E que normagramatical que explica tal situação?....

(19:13:04) Gisele : Responde a estória e história e aproveita também a dopersonagem

(19:13:05) bella : PROFESSOR!!!! QUAIS OS TEMAS MAIS FREQÜENTES PEDIDIOSNAS REDAÇÕES DA UNB OU DAS OUTRAS UNIVERSIDADE??? QUAL SEU PALPITE PARAESSE ANO?

(19:13:11) Ulisses : retificando =>solicito de ou solicito a

(19:13:12) Ester : Gostaria de saber se a poesia concreta é um tema provávelpara o vestibular.

(19:13:15) PAULA_ : Porfessor Pasquale, meu nome é Paula , sou de Fortalezae queria fazer algumas perguntas que serão adicionadas em um trabalho deLingua Portuguesa para o colégio onde estudo. Minha pergunta:Na internet,as pessoas deixam de usar corretamente as palavras, como usar abreviaçõeserradas das palavras. Exemplo: "aqui". Na linguagem virtual seria escritoaki. O que vc acha disso?

(19:13:17) Pasqualinho : que pergunta mais besta, claro que oliva eh escritacom OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

(19:14:09) Renato SP : ESCUTEM AQUI! PERGUNTAS IDIOTAS, TOLERÂNCIA ZERO!!!O PROF. NÃO É UM DICIONÁRIO, PORTANTO TRATEM DE IR AO CHAT COM O AURÉLIO...AS PERGUNTAS DE VOCABULÁRIO TOMAM O ESPAÇO DE PERGUNTAS ESPECIAIS, É PORISSO QUE O PROF. NÃO VAI RESPONDÊ-LOS...

(19:14:15) rosanahermann : Professor, seu programa já foi premiado? Existeum equivalente na Internet, que tire dúvidas on-line?

(19:14:16) bella : PROFESSOR!!!! QUAIS OS TEMAS MAIS FREQÜENTES PEDIDOSNAS REDAÇÕES DA UNB OU DAS OUTRAS UNIVERSIDADES??? QUAL SEU PALPITE PARAESSE ANO?

(19:14:18) Nazareth : Um professor me disse que é errada a construção dafrase: "O que é Biologia?" O correto seria "Que é Biologia?" O que o senhoracha disto? Por quê?

(19:14:23) PAULA_ : Porfessor Pasquale, meu nome é Paula , sou de Fortalezae queria fazer algumas perguntas que serão adicionadas em um trabalho deLingua Portuguesa para o colégio onde estudo. Minha pergunta: Na internet,as pessoas deixam de usar corretamente as palavras, como usar abreviaçõeserradas das palavras. Exemplo: "aqui". Na linguagem virtual seria escritoaki. O que vc acha disso?

(19:14:33) Renato SP : MAS QUE DROGA!!! PEGUEM UM MANUAL DA FUVEST QUE VCSENCONTRAM ISSO!!!

(19:14:49) Prof. Pasquale CiproNeto : Gisele: É fundamental relacionar tudo com tudo. O tempo do estudolimitado à própria disciplina acabou. E já faz muito tempo. A Fuvest e aUnicamp, por exemplo, sempre fizeram questões que relacionam duas ou maisdisciplinas. É preciso ter capacidade de abstração, de raciocínio lógico,de percepção da realidade. Em tudo. É isso.

(19:16:13) MárcioRibeiro sorri para Prof. Pasquale Cipro Net: Grande professor,passei para lhe dar um abração, você é muito bom mesmo.

(19:16:23) Lauro-RS : Porque falou mal do Valdomiro??????

(19:16:25) Leandro : Qual uma dica para as normas de Regência Verbal,???..éuma das minhas grandes dificuldades.

(19:16:26) claudio : trabalho muito com relatórios e sempre acabo me perdendonas pontuações ( , ou ; ), haveria uma formula para que eu não cometa taiserros...?

(19:16:29) bella : EU CONCORDO COM O RENATO, CHEGA DE PERGUNTAS IDIOTAS!!1VOCÊS NÃO TEM O QUE PERGUNTAR?

câmera:Prof. Pasquale, direto do UOL.

(19:16:35) Maria Rita : Professor, para debater outros assuntos,a audiencia eh maior ! O senhor acha que os jovens estao menos preocupadoscom redacao ?

(19:16:36) PAULA_ : Quais os erros mais comuns cometidos pelas pessoas nodia a dia?

(19:16:41) Prof. Pasquale CiproNeto : Tutty: Verbo é assunto freqüente na Fuvest. A probabilidade é de100230u algo muito perto disso.

(19:16:49) MaRCiO aRRuDa : ai rosana, viu o que eu quis dizer??

(19:16:59) The Digital Jockey : Boa Noite Amigos !!! Gostaria De ComunicarQue Estou Saindo Daqui A 1 Min , Então Fiquem Espertos Porque Um Lugar IráFicar Vago , Pra Que Você Aí Da Platéia Possa Entrar ... Muito Boa NoiteProfessor E Muito Boa Noite Amigos !!!

(19:17:00) PAULA_ : Quais os erros mais comuns cometidos pelas pessoas nodia a dia?

(19:17:04) pedro : Ocorre que é comum encontrarmos o uso deste tipo de frase(este assunto "pertine") até em decisões judiciais proferidas por Ministrodo Supremo Tribunal Federal .

(19:17:07) Pasqualinho : POR QUE VC É TÃO RÍGIDO COM ERRINHOS??

(19:17:08) Maria Rita : Nao querido !!! A duvida eh se eh FRUTA !!!!

(19:17:12) Anoca : Estou junto com o Renato SP!! Ninguém tem dicionárioe gramática não!!!!! :(

(19:17:18) PAULA_ : Quais as dicas básicas para se fazer uma boa prova deredação?

(19:17:21) Meire : Professor, sei que está concorrido o negócio aqui, mas,por favor, dá para responder a ao menos uma de minhas perguntas? Grata,MEIRE.

(19:17:23) James bond : Você é o Ulises que fez com o prof. Pasquale aquelelivro " Gramática aplicada da língua Portuguesa " ?

(19:17:27) bella : PROFESSOR!!!! QUAIS OS TEMAS MAIS FREQÜENTES PEDIDOSNAS REDAÇÕES DA UNB OU DAS OUTRAS UNIVERSIDADES??? QUAL SEU PALPITE PARAESSE ANO?

(19:17:32) Taty-MG : Sou jornalista e percebo que escrever de forma rebuscadaé extremamente perigoso, pois aumenta nossa margem de erro. Gostaria novamentede voltar na próclise e mesóclise...Nunca sei quando devo usar essas duasconstruções, sinceramente. Já estudei, estudei e sugiro que o senho abordeesse tema nas suas próximas colunas na Folha. (Aliás, elas têm me ajudadomuito como jornalista, tenho a coleção completa e o agradeço por isso).

(19:17:33) Bortoto : Boa tarde professor! Gostaria de saber se tens algumvício de linguagem.

(19:17:35) MárcioRibeiro sorri para rosanahermann: voce é voce mesma

(19:17:37) PAULA_ : Quais as dicas básicas para se fazer uma boa prova deredação?

(19:18:05) Renato SP : O PROFESSOR!!! ESTA ERRADO O QUE VC ESTÁ FAZENDODEPOIS DE CADA EXPLICAÇÃO FALANDO "É ISSO", "É ISSO".... POR QUE O SR USAESSE VICIO DA LINGUAGEM???

(19:18:08) PAULA_ : que vc aconselha aos vestibulandos na hora do vestibular?

(19:18:11) Prof. Pasquale CiproNeto : Anoca: A fala não é a única maneira de se expressar. A língua escritaé fundamental. É passaporte para a cidadania. Conhecer a norma _nem queseja para quebrá-la conscientemente_ é mais do que fundamental. É isso.

(19:18:11) Meire : Professor, não é por nada, mas o senhor já respondeua duas perguntas da Gisela...

(19:18:15) Leandro : E sobre Regência verbal o que o senhor aconselha?

(19:18:20) PAULA_ : Porfessor Pasquale, meu nome é Paula , sou de Fortalezae queria fazer algumas perguntas que serão adicionadas em um trabalho deLingua Portuguesa para o colégio onde estudo. Minha pergunta: Na internet,as pessoas deixam de usar corretamente as palavras, como usar abreviaçõeserradas das palavras. Exemplo: "aqui". Na linguagem virtual seria escritoaki. O que vc acha disso?

(19:18:22) Juliana e Natalia : Olá prof

(19:18:23) bella : MESTRE!! ( todos: ulahhh) QUAIS OS TEMAS QUE PODEM SERPEDIDOS NOS VESTIBULARES DESSE FIM DE ANO? QUAL SEU PALPITE?

(19:18:30) Renato SP : OH BELLA, LIGA LÁ NA USP E PEDE ISSO QUE VC QUERVAI! VÊ SE NÃO ENCHE O SACO DE TODOS AQUI.......

(19:18:46) rosanahermann : MarcioArruda, não entendi. O que você quis dizer?

(19:18:49) The Digital Jockey : Estou Saindo Agora E Deixo Um Apelo : ParemDe "Inglesar" A Noissa Língua , Inventando Novos Termos Na Preguiça De TraduzirTermos Trazidos Pela Globalização !!! A Nossa Língua É Muito Mais BonitaE Complicada Que A Deles !!! Fui !!!!!!!!! E Suuuuucccceeeeeessso Pra Vocês!!!

(19:19:11) MárcioRibeiro sorri para rosanahermann: faltou o ponto de interrogação, digo: Você é você mesma?

(19:19:14) pedro : Em um texto formal como devem ser escritas palavras deorigem estrangeira, tais como : playground, playboy, pizza etc

(19:19:28) MárcioRibeiro : é a Rosana ou alguem com o nome dela?

(19:19:34) Prof. Pasquale CiproNeto : Alexandre: Nunca disse que Caetano Veloso não comete erros de gramática.Todos erram, a começar por mim. Sempre digo que o texto de Caetano é impecável,maravilhoso. É um dos grandes poetas deste país. É isso.

(19:21:02) bella : AIIAIAIAIA QUE ENGRAÇADO, SE TOCA GAROTO!1 SUASPERGUNTAS SÃO SEM COMENTÁRIOS!!

(19:21:04) rosanahermann : MarcioRibeiro, eu sou eu mesma, sim, embora eupreferisse ter o corpão da Luana Piovane de 2a. a 6a...

(19:21:09) MaRCiO aRRuDa : rosana: o fato de certas pessoas que se achammais importantes que o convidado, esta mais do que nunca configurado nestemomento!

(19:21:18) Wagner e Luciana : CARO MESTRE, GOSTARÍAMOS DE SABER SEU PALPITESOBRE TRÊS POSSÍVEIS TEMAS DA REDAÇÃO DO PRÓXIMO FUVEST

(19:21:21) Luis : Consegui!!!!

(19:21:22) rosanahermann : Maria Rita, abri meu Aurélio eletrônico e ládiz que a oliva é um fruto da oliveira. Acho que na brincadeira de Stop,nãodeve servir pra furta com "o".

(19:21:32) Maria Rita : Professor, vc menciona tanto o dicionario AURELIO,ja viu que ele tras "de menor" ... Devo pronunciar das duas formas, "menor"e"de menor"???

(19:21:36) Juliana e Natalia : Como podemos fazer uma apresentação de livro, é que estamos fazendo um livro no colégio......

(19:21:44) MárcioRibeiro sorri para rosanahermann: Só pode ser voce mesma, aqui Marcio Ribeiro X-Tudo, tudo bem?

(19:21:54) Prof. Pasquale CiproNeto : Renato: Não tenho turmas regulares em nenhuma escola. Sou professordo sistema Anglo há 22 anos. Atualmente, só dou aulas especiais nas unidadesdo ABC e faço palestras pelo país.

(19:22:19) Anoca : Não acho nem quero que a gramática seja descartada,é preciso uma base, porém mudanças como o fim do "dever-se-ia"....

(19:22:21) PAULA_ : Quais as dicas básicas para se fazer uma boa prova deredação?

(19:22:22) Rutinha : Quando que eu uso "aonde" e "onde"??

(19:23:48) pedro : Como dizia o grande filósofo José Guilherme Merquior:" Triste do país que considera como intelectuais pessoas como Caetano Velosoe Gilberto Gil".

(19:23:53) Renato SP : AE PESSOAL DO CHAT E DA PLATÉIA! VOU APROVEITAR PARAFAZER UMA PROPAGANDAZINHA MINHA... Tenho 16 anos, moro em São Paulo, capital,sou moreno claro, olhos verdes, cabelos castanhos compridos, 1.88m, 86kg...ICQ = 35394065...

(19:23:59) Meire : Maria Rita, a gente diz "TRAZ" e não "tras", ok?

(19:24:00) Maria Rita : Obrigada !!!!

(19:24:01) Prof. Pasquale CiproNeto : Meire: Na linguagem escrita, é preciso sempre tentar usar a linguagemde alcance nacional. Leve em conta o interlocutor, sempre que possível.Consultar os dicionários também é recomendável. É isso.

(19:24:09) PAULA_ : Porfessor Pasquale, meu nome é Paula , sou deFortaleza e queria fazer algumas perguntas que serão adicionadas em um trabalhode Lingua Portuguesa para o colégio onde estudo. Minha pergunta: Na internet,as pessoas deixam de usar corretamente as palavras, como usar abreviaçõeserradas das palavras. Exemplo: "aqui". Na linguagem virtual seria escritoaki. O que vc acha disso?

(19:24:12) Luis : Gostaria de saber sua opinião sobre a permissão do MECpara os cursos de nível superior tecnológicos. Não perderemos qualidadede pesquisa nas universidades?

(19:24:25) Taty-MG : Tá, vendo, professor? Na correria, eu mesma passeisobre acentuações que deveriam ser colocadas e até comi letras de vocábulos...Apressa, em Português, é arquiinimiga da perfeição, não é? Aproveitando aoportunidade, meus professores de Português sempre defenderam que a Línguaa gente aprende, não decora. Mas como aprender, por exemplo, a casar todosos prefixos com hífen, ou não? Já desisti. Colei uma tabela de hífens nomeu computador e consulto. Faço certo?

(19:24:52) rosanahermann : Marcio, que saco! Isso aqui não é um interrogatóriocartesiano, é uma sala de chat com convidado. E por que você tá tão preocupadocom quem é mais ou menos importante? Por que você não faz suas perguntas,seus comentários e deixa o mediador selecionar o que vai ao ar? Você tábem, tá legal, tá feliz? ;-)

(19:24:53) MárcioRibeiro fala para rosanahermann: enho visto seuprograma na Rede Mulher , muito bom, parabéns.

(19:24:58) Leandro : onde se usa para "lugar em que".Ex:Onde vivo as leissão diferentes"(o lugar em que vivo)

(19:25:28) Rutinha : Mandou bem Paula !!!

(19:25:30) Meire : Obrigada por ter respondido, professor. Um abraço!

(19:25:31) Maria Rita : Alem de nao receber as respostas do professor Pasquale,tenho que ler estas coisas !!! ...risos

(19:25:31) MárcioRibeiro fala para rosanahermann: desculpe o incomodoentao hein... foi sem querer, sorry.

(19:25:33) Prof. Pasquale CiproNeto : Camila: Quase nenhum vestibular pede narração. A Unicamp, por exemplo,permite que o aluno escolha o tema: dois dissertativos e um narrativo. Emgeral, o que se pede mesmo é dissertação.

(19:25:35) PAULA_ : Por que vc escolheu ser Professor de Português?

(19:26:45) rosanahermann : Obrigada, Márcio. Eu queria muito que o professorPasquale comentasse um pouco sobre a linguagem na TV, mas acho que o papoestá mais direcionado para vestibular.

(19:26:50) Maria Rita : Professor Pasquale nao vou mais escrever nada !!!Vou apenas ler, ja estarei aprendendo ! ...Boa noite !

(19:27:06) rosanahermann : Era com o outro Marcio, o Arruda!!!

(19:27:07) Melo : oi, sou seu fã.

(19:27:11) Juliana e Natalia : Professor vc poderia dar algumas dicas decomo fazer um livro...... pois estamos fazendo um para a escola........

(19:27:22) MárcioRibeiro fala para rosanahermann: ok

(19:27:37) CROW : qual é seu livro favorito?

(19:27:49) Priscila : É correto falar "boca dela" ou "boca dele"?

(19:27:57) Melo : oi

(19:28:10) Leandro : O que pode-se dizer sobre regência verbal??

(19:28:28) claude : trabalho muito com relatórios e sempre acabo me perdendonas pontuações ( , ou ; ), haveria uma formula para que eu não cometa taiserros...?

(19:28:31) rafael/rj : Oi, professor. Eu sou o garoto q foi aí a SP

(19:28:38) MárcioRibeiro fala para Prof. Pasquale Cipro Net: O quevoce acha da lei do deputado Aldo Rebelo, que proibe que se escreva em inglesem lugares publicos, placas e coisas assim?

(19:29:11) Prof. Pasquale CiproNeto : paulocasagrande: O caso de "história" e "estória" é uma das tantasmaluquices da língua. O Aurélio registra "estória", mas diz que não se recomendao uso. O Vocabulário Ortográfico Oficial também registra, mas, na prática,pouca gente tem coragem de usar. O melhor conselho parece ser o seguinte:use sempre história. ninguém poderá dizer que você está errado.

(19:29:17) Mariane : Boa noite!

(19:29:21) loira : o que vc acha da falta de concordancia verbal, e nominaldas pessoas

(19:29:24) Leandro : O que pode-se dizer sobre regência verbal??

(19:30:16) Renato SP : PROF., TENHO QUE IR... FALA UM TELEFONE P/CONTATOP/ PALESTRAS AI ANTES QUE EU SAIA PLEASE!!!!!!

(19:30:21) rafael/rj : Eu fui à TV Cultura em julho para ver se te encontrava,só q vc estava de férias.

(19:30:24) Wagner e Luciana : Prof. Gostaria de saber se numa redação comtema por exemplo: "Brasil 500 anos", se eu poderia fazer um texto em formade diálogo com o próprio Brasil...?

(19:30:32) Melo : Rosana Hermann, sou seu fã.

(19:31:37) rosanahermann : Professor, as opções aqui do UOL, fala para,pergunta para, estão todas corretas, quanto à regência verbal?

(19:31:42) Juliana e Natalia : Professor vc poderia dar algumas dicas decomo fazer um livro...... pois estamos fazendo um para a escola........

(19:31:46) Isabel : Professor Pasquale, admiro muito seu trabalho e gostariamuito de aproveitar esta oportunidade para saber o que fazer para atuarcomo professora de Português. Fiz o curso de Letras há 7 anos e nunca deiaula, porque não me sinto preparada. Teria um bom curso de reciclagem paraindicar? Um grande abraço.

(19:31:49) pedro : Prof. Pasquale, por que o brasileiro é tão receptivoa palavras de origem estrangeira. Enquanto em Portugal se fala "mota dágua"e "sítio", no Brasil se fala "jet ski" e "site".

(19:31:53) Prof. Júlio CTBA : Tudo bem Prof ! Poderia comentar se as listasobrigatorias de obras para o vest. depois de mais de 12 anos de uso, melhoraramou pioraram o ensino ? e a industria do resumo ?

(19:32:02) Marco : Eu gostaria de saber de o correto é despercebido ou desapercebido

(19:32:07) Taty-MG : Essa pergunta é pessoal. Reconheço que quanto maisestudo Português, mais tenho a aprender. A língua é muito complexa: paracada regra, há várias exceções...Me diga com sinceridade, professor. Comose pode chegar a escrever com perfeição em Português? Qual é o caminho?

(19:32:25) MaRCiO aRRuDa : tive que sair, mais ja voltei! se alguem faloualgo comigo e nao respondi.....faça de novo! :)

(19:32:27) Renata : Admiro o seu trabalho e aforma com que demonstra atravésda dedicação.Parabéns!!

(19:32:31) Prof. Pasquale CiproNeto : Bruno: A questão é delicada. O buraco é mais embaixo. Hoje em dia,o que se diz é que a linguagem deve ser adequada à situação, ao tema etc.Querer impor a gramática de Rui Barbosa na linguagem oral, por exemplo,é grossa bobagem. Mas conhecer os padrões gramaticais tradicionais não é.Um dia talvez você tenha interesse por obras clássicas. E aí será necessáriodominar o português de Vieira, por exemplo. Devagar com o andor.

(19:32:38) James bond : Priscila , não é aconselhavel usar "bocadela " porque causa uma cacofônia imagine : " A boca dela quando beija gela" . pecebe ?

(19:32:47) rosanahermann : Obrigada, Melo! Me manda um email, então! (ruiva@uol.com.br)

(19:32:51) Pat : Oi, acho que todo mundo te fala isso, mas, nao consigoimaginar outras palavras no momento, enfim , admiro muito o senhor

(19:32:54) Juliana e Natalia : Professor vc poderia dar algumas dicas decomo fazer um livro...... pois estamos fazendo um para a escola........

(19:33:02) ana : gostaria de saber como é o certo: «eu vou para casa DEJoão» ou «Eu vou para casa do João»

(19:33:04) Marco : se o correto...

(19:33:09) Juliana e Natalia : Professor vc poderia dar algumas dicas decomo fazer um livro...... pois estamos fazendo um para a escola........

(19:33:13) Renato SP : PROF. TENHO QUE IR, MEU TEMPO TÁ ESGOTADO... MANDAO TELEFONE DE CONTATO PARA rdoriazevedo@UOL.com.br....... Ou alguém mandap/ mim..... Beijos a todas! Um abraço ao mestre...

(19:33:14) Priscila : Adiquirir tem trema?

(19:33:19) MaRCiO aRRuDa : ops....quis dizer MAS ja voltei! :)

(19:33:48) Leandro : Prof. qual o caminho para entender regência verbal?

(19:33:50) rosanahermann : ...devagar com o andor, que o santo...é do bairro!

(19:34:00) Pat : Gostaria que o senhor me tirasse uma duvida, tem uma pessoaaqui no trabalho que sempre fala assim "eu nao tinha chego..."isto estaterrivelmente errado nao e ? acontence que ela teima comigo que nao e chegado!!!

(19:34:31) rosanahermann : James Bond, hoje um apresentador disse " elenunca ganha"...olha que feio que ficou ...

(19:34:35) Priscila : Quero saber se é certo ou não!

(19:35:10) rafael/rj : Professor, qndo se fala "ter de" ou "ter que"?

(19:35:23) Prof. Pasquale CiproNeto : James Bond: Sua explicação está errada. Nada de "entre eu e você".Leia o meu comentário.

(19:35:26) Renata : O que o prof. acha do Latim? Seria interessantenos dias de hoje as pessoas terem um mínimo de conhecimento no ensino médioou até fundamental?

(19:35:28) MaRCiO aRRuDa : hehehe...o melhor é: "album dela".

(19:35:32) Leonardo Greco : Fui perguntado por um aluno qual a origem dapalavra TESTEMUNHA . Como não soube responder gostaria que o sr. me ajudasse

(19:35:51) Renato SP : AE PLATÉIA! QUEREM MEU LUGAR? SEJAM RÁPIDOS... Assimque essa mensagem aparecer na tela contem até 30 segundos, ou vejam os horariosdas mensagens para saber quando serão os 30 segundos após minha msg... Depoisdesses 30, eu vou sair da sala, peguem minha vaga rápido ok?????

câmera:Prof. Pasquale, no bate-papo do UOL

(19:36:01) Taty-MG : Outra dúvida cruel, né, Pat? Qual particípiodeve ser usado: o regular ou o irregular? Qual existe e qual foi inventadopela linguagem popular? Também me embaraço toda nessa questão.

(19:36:38) Maria Rita : PROFESSOR, aqui em Osasco as faculdades selecionamos vestibulandos, apenas com a redacao. Nao seria nivellar muito baixo oscursos superiores ???

(19:36:39) rosanahermann : Professor, dúvida: a expressão é "não tem nadaa ver" , "não tem nada a haver" ou essa pergunta também não tem nada Haver?

(19:37:01) pedro : A palavra TESTEMUNHA é de origem latina : MUNHA - aqueleque viu / TESTE - aquilo que foi visto

(19:37:17) Prof. Pasquale CiproNeto : Maria Rita: Os dicionários dizem que "oliva" é sinônimo de "azeitona",fruto (e não fruta) da oliveira.

(19:38:02) Marco : Eu gostaria de saber se o correto é despercebidoou desapercebido

(19:38:13) Prof. Pasquale CiproNeto : Meire: os dicionários dizem que "personagem" pode ser palavra femininaou masculina. Portanto pode-se dizer "o personagem" ou "a personagem".

(19:38:14) Priscila : O senhor conhece o texto "O assassino era oescriba" de Paulo Leminski?

(19:38:54) pedro : É claro que não tem nada a ver. Elementar .

(19:38:57) rosanahermann : Leonardo, eu li sobre a origem de testemunha.Os romanos juravam da mesma forma que os jogadores de futebol ficam na barreira,com as mãos sobre os testículos. Daí, testemunhar.

(19:38:58) Prof. Júlio CTBA : O MEC já avaliou varios livros didaticos,seria interessante uma avaliacao tb das apostilas , ja q uma grande maioriausa apostila no ensino medio ?

(19:39:49) Maria Rita : Obrigadisssimo Professor !!!

(19:39:49) Renata : Despercebido.

(19:39:52) Adriana : Rosana, "não tem nada a ver" seria o correto.

(19:39:54) Prof. Júlio CTBA : boa heim ...Priscila :-)

(19:39:56) Taty-MG : Puxa, professor....dê um sinal de vida em relação àsminhas perguntas, por favor.

(19:40:02) rosanahermann : pedro, pedro, pedro...pelo seu raciocínio, então,masmorra, seria ...mas! morra!

(19:40:05) Tenente Drogo : Gosto demais da sua coluna e dos seus conselhos,mas noto que o senhor gosta de citar violeiros como Caetano Veloso, Gil,J .Gilberto e Jobim. O Sr, considera Assis, bilac e Alencar cahatos?

(19:40:09) pedro : Prof. Pasquale, o senhor poderia dar um bosquejo sobreas regras de regência verbal .

(19:40:12) Marina : Boa noite, quando posso usar pagado/pago???

(19:40:19) ana : Gostaria de saber como é certo falar: «Eu vou para casaDE João» ou Eu vou para casa DE João»

(19:40:27) Tatiana : Boa Noite...

(19:40:46) Prof. Pasquale CiproNeto : Ester: Muitos vestibulares exigem conhecimento do concretismo. Ébom ler os irmãos Campos (Haroldo e Augusto) e Décio Pignatari, entre outros.Muitas das letras de Caetano Veloso, de Walter Franco, Tomzé, entre outros,revelam forte influência do concretismo.

(19:41:14) Tenente Drogo : Posso usar "vedado o uso de chuteiras",ou "vetado o uso de cuteiras"? Por favor

(19:41:21) MaRCiO aRRuDa : o MEC so inventa besteira...depois veja o queele estipulou aos estudantes de direito!!!

(19:41:22) Priscila : Não sei se tem a ver com o português, mas o próximoséculo começa em 2001 e o terceiro milênio? Também?

(19:41:25) Maria Rita : Professor, vc aconselha um vestibulando ler TUDO( livros, revistas, etc)??? ...

(19:41:32) Pat : nao gosto desses bate-papo, trabalho a 5 anos com Internet,e a segunda vez que uso esse servico, nao entendo o que faz com que as pessoaspercam horas com isso . Gostaria muito que o senhor me respondesse e gostariamesmo que as coisas simples de portugues fossem descritas em livros, coisasdo dia a dia , e lamentavel!

(19:41:32) Tatiana : enfrente ou em frente???

(19:41:35) rosanahermann : Maria Rita, eu aprendi com o professor que mulherdiz Obrigada, com a no fim. Você é mulher mesmo, com nick de mulher, certo?ah, e obrigada!

(19:41:36) Prof. Júlio CTBA : és fã do Bruno Tolentino por acaso ?

(19:41:37) Priscila : Não sei se tem a ver com o português, mas o próximoséculo começa em 2001 e o terceiro milênio? Também?

(19:41:40) loira : Que dica vc dá para os estudantes que querem ingressarna faculdade

(19:42:45) Priscila : O senhor conhece o texto "O assassino era o escriba"de Paulo Leminski?

(19:42:46) pedro : Realmente é depreciar a língua portuguesa se valer devioleiros da estirpe de Caetano Veloso, Gilberto Gil e João Gilberto. Alíngua portuguesa merece mais do que isso.

(19:42:49) Maria Rita : O Gabriel Pensador, eh considerado um poeta ???

(19:42:49) Priscila : Adiquirir tem trema?

(19:42:50) Isabel : Prof. estou saindo da sala, mas por favor não esqueçade responder a minha pergunta sobre um bom curso de reciclagem. Meu e-mailé luisrobert@uol.com.br. Obrigada.

(19:42:54) Luis : Professor, o senhor considera justo o atual peso que asfaculdades dão ao ENEM quando o aceitam?

(19:42:59) Prof. Pasquale CiproNeto : Márcio Ribeiro: Para quem não sabe, o Márcio, que foi meu aluno,é um dos membros da turma do X-Tudo. Obrigado pelo abraço. Dou-lhe outro.

(19:43:15) Wagner e Luciana : CARO MESTRE, NOSSO TEMPO ESTÁ SE ESGOTANDO,PORÉM ANTES DE SAIRMOS DA SALA GOSTARÍAMOS DE OBTER A RESPOSTA A SEGUINTEPERGUNTA(POR FAVOR): GOSTARÍAMOS DE SABER SEU PALPITE SOBRE TRÊS POSSÍVEISTEMAS DA REDAÇÃO DO PRÓXIMO FUVEST

(19:43:18) rosanahermann : Eu pensei que poderia ter alguma ligação com"em haver" quando existe uma dívida. Não ter nada em haver.

(19:44:07) MárcioRibeiro sorri para Prof. Pasquale Cipro Net: Muitíssimo obrigado professor.

(19:44:08) Priscila : Responda-me, por favor! Demorei para conseguir entrar!

(19:44:09) rosanahermann : Priscila, o século XXI começa no primeiro diado ano de 2001, ou seja, primeiro de janeiro de 2001. O século e o milêniocomeçam neste dia.

(19:44:10) Marco : pessoa da platéia, vou sair, peguem o meu lugar ae =]abraço Pasquale

(19:44:13) Maria Rita : Vc acha q a emocao virtual tbm nao atrapalha, eh???? ....OBRIGADISSIMA MESTRE !!! ...Melhorou ??? ...muitos risos !

(19:44:13) Leonardo Greco : Posso numa platéia de 99 mulheres e 1 homemme dirigir a todos dizendo minhas senhoras ?

(19:44:16) MaRCiO aRRuDa : eita..o professor tá no maior Lag!!!

(19:44:23) Prof. Pasquale CiproNeto : Lauro-RS: Desculpe-me. Não falei mal do Valdomiro. É que perto daquelaconstelação de craques do Inter (Falcão, Batista, Jair, Paulo César etc.)o Valdomiro se transformava num perna-de-pau. Um abraço.

(19:45:48) Prof. Júlio CTBA : Tenente Drogo e Pedro , são fãs doBruno Tolentino e da revista Bravo ?

(19:45:48) Marina : Professor: tinha trazido, existe???

(19:45:50) pedro : Se usa em haver para registrar um crédito, e não débito.Não tem nada a ver .

(19:45:53) Taty-MG : Existem livros excelentes na área, como o "NÃO ERREMAIS", o "POTUGUÊS INSTRUMENTAL" e o "SÓ ERRA QUEM QUER". O problema, Pat,é que os autores brigam entre si e nos deixam confusos...

(19:45:54) rosanahermann : MárcioRibeiro, é você! Eu fui redatora do X-Tudo..bonstempos!

(19:46:36) Prof. Pasquale CiproNeto : Todos: O tempo acabou. Vou imprimir as perguntas para lê-las maistarde. Prometo repetir o bate-papo brevemente. Um abraço.

(19:47:06) MárcioRibeiro fala para rosanahermann: voce queminventou o quadro Voce sabia? se nao inventou pelo menos foi quem escreveuos primeiros quadros, aquele em que eu erro todas, eram muito bons os seustextos, como sempre.

(19:49:28) Moderador : Obrigado a todos pela presença e especialmente aoProf. Pasquale Cipro Neto pela participação. Obrigado a todos e até a próxima!