UOL Bate-papo

  • pessoas online
  • 7.577 salas abertas
  • 378.850 lugares

Bate-papo com convidados

BATE-PAPO COM Ronaldo Morado - 07/08/2009 às 17h00

Autor de

Presente em todas as rodas de conversa, a cerveja se confunde com a história da humanidade e deixou vários sinais de sua importância social. O livro "Larousse da Cerveja" (editora Larousse do Brasil) promete mergulhar o leitor na história e nas curiosidades desta bebida que além de acompanhar o homem há séculos possui uma poderosa indústria que já é parte importante na economia de vários países. A carreira de cervejólogo do autor teve início nos anos 90 quando inicíou viagens a trabalho à Europa e aos Estados Unidos e começou a colecionar taças e copos específicos para a degustação da bebida.

  • Atletas deveriam beber cerveja todo dia, diz estudo
  • TV UOL traz vídeos sobre cerveja
  • Programa "Fogo no Rádio" fala sobre cerveja, caramujos e Johnny Depp
  • UOL Estilo tem receitas e dicas de bebidas e restaurantes

  • (05:14:53) alice: Ronaldo, qual a maior qualidade de uma boa cerveja?

    (05:17:12) Ronaldo Morado: a maior qualidade de uma boa cerveja é sua refrescância.

    (05:15:39) cocota: oi ronaldo! tudo bom? qual a curiosidade que mais te chamaou a atencao sobre a cerveja durante sua pesquisa?

    (05:16:32) Ronaldo Morado: sua história... Eu nao fazia idéia que era tao rica.

    (05:17:40) mauricio: Existem locais para degustar cerveja, frequentados por especialistas do assunto mesmo, no Brasil?

    (05:18:37) Ronaldo Morado: existem muitos lugares para degustar cerveja. Conheço vários em SP, BH, RJ, POA.

    (05:18:55) andré: Existem cervejas que não precisam ser servidas geladas, qual a característica delas que lhes permite isso?

    (05:21:25) Ronaldo Morado: nenhuma cerveja "precisa" ser servida gelada. A baixa temperatura tem mais a ver com a sensaçao de refrescancia do que com uma necessidade real. Podemos beber uma cerveja à temperatura ambiente e suas caracteristicas estarem todas presentes.

    (05:21:32) Cachaçeiro: como faço para ser um cervejólogo?

    (05:23:14) Ronaldo Morado: boa questao. Por definiçao, cervejólogo é quem aprecia e também conhece. Entao, convido-o a ler, com curiosidade e prazer.

    (05:23:20) Moderadora UOL:

    Autor de "Larousse da Cerveja", o cervejólogo Ronaldo Morado tecla sobre a história da bebida (crédito: Divulgação)

    (05:23:23) andré: vc sabe em quais paises a cerveja é mais consumida?

    (05:25:44) Ronaldo Morado: a melhor medida de consumo de bebida é o consumo per capita, isto é o volume total consumido por habitante, resultado da divisao volume total / populaçao. Maiores consumidores per capita : Republica Checa, Alemanha, Luxemburgo, Irlanda, Austria

    (05:25:50) xará: qual a melhor cerveja importada, nacional e de todas na sua opiniao?

    (05:26:27) Ronaldo Morado: "A melhor cerveja é a que voce gosta". Essa frase é muito verdadeira.

    (05:26:34) LeoDF: Ola! Gostaria de perguntar se existem outras cervejas de sabor adocicado como as malzebiers!!!??

    (05:28:41) Ronaldo Morado: muitas cervejas tem sabor leve or fortemente adocicado. Por exemplo muitas FRUIT BEER são doces; algumas cervejas especiais (SPECIALTY BEERS) também.

    (05:28:56) tata: olá, ouvi falar que a cerveja tem qualidades nuticionais é veradde ?

    (05:30:55) Ronaldo Morado: sim, pura verdade. Além de carboidratos, possui muitas proteínas vegetais, vitaminas e sais minerais.

    (05:31:00) ana maria: eu adoraria saber como se faz a cerveja de trigo

    (05:33:18) Ronaldo Morado: uma bebida para ser chamada de cerveja deve conter ao menos 20% de malte de cevada. O restante pode utilizar outros cereais. A cerveja de trigo é assim produzida : como qualquer outra cerveja, porem usa uma quantidade menor de cevada e o resto de trigo

    (05:33:21) Jefferson: A qualidade da agua influencia na qualidade da cerveja?

    (05:35:19) Ronaldo Morado: sim; mas não significa que determinada cerveja é melhor porque utiliza fonte de água mais pura (ou da serra) etc; isso foi verdade antes do avanço da bioquimica. Atualmente é possivel fazer boas cervejas utilizando até agua do mar. É sempre possivel "prepará-la" ou "adaptá-la" às exigencias do mestre cervejeiro.

    (05:35:22) Marcos Teixeira: As cervejas Pilsen são mais populares no Brasil por serem de fabricação mais rápida e barata ou apenas por questão de gosto popular?

    (05:36:59) Ronaldo Morado: O fenomeno das Pilsen é mundial. Cerca de 82% da cerveja consumida mundialmente é do estilo Pilsen e variaçoes. O que a torna barata é a escala, isto é, o enorme volume fabricado

    (05:37:06) La Trappe: Vc não acha que falta lugares no Brasil, igual é feito com vinhos, montar um cárdapio com harmonizaçao da cervaja com pratos? (ou falta cervejas nacionais que cumpram esse papel)?

    (05:38:52) Ronaldo Morado: As duas coisas. Graças a Deus está melhorando : mais oferta e mais connhecimento, que leva a que o consumidor se torne mais exigente e os restaurantes o procurem atender. Vou achar maravilhoso quando me oferecerem uma Carta de Cervejas em um restaurante.

    (05:38:58) Itaipava: Pq a cerveja brasileira é tão aguada?

    (05:41:43) Ronaldo Morado: Se eu puder traduzir o termo "cerveja aguada" para "cerveja sem corpo", eu diria que algumas cervejas brasileiras, americanas e mexicanas sao pouco encorpadas. Podemos interpretar como uma tendencia do paladar desses países, afinal as cervejarias fazem teste de mercado para encontrar o paladar mais comercial.

    (05:42:07) vini_87: Qual uma boa medida para diminuir os incômodos da ressaca?

    (05:43:53) Ronaldo Morado: Devem existir 2.789 receitas diferentes de reduzir seus efeitos; cada pessoa tem a sua. A minha : só bebo cerveja (nao misturo com outras bebidas alcoolicas), não fumo e, no dia seguinte, se algo está errado, uma coca-cola e um tylenol.

    (05:44:04) Ronco: Qual é o melhor procedimento para gelar cervejas em nossaas residências, utilizando apenas o refrigerador?

    (05:45:17) Ronaldo Morado: refrigerador: coloque as cervejas no congelador 3 horas antes de servir; depois dessas 3 horas, passe-as para o refrigerador normal.

    (05:45:20) Moderadora UOL:

    Carreira de cervejólogo de Ronaldo Morado teve início nos anos 90 quando inicíou viagens a trabalho à Europa e aos Estados Unidos (crédito: Divulgação)

    (05:45:22) rodrigo: bebo cerveja quase todo dia isso pode fazer algum mal para saude ??????

    (05:46:33) Ronaldo Morado: com certeza. Nenhuma bebida alcoólica faz bem se bebida em grandes quantidades ou frequentemente. Vá com calma. Permita-se, no máximo, 3 vezes por semana. Cerveja é celebração!

    (05:46:34) TRS: poderia explicar a diferença entre cervejas pilsen e lager?

    (05:48:40) Ronaldo Morado: As cervejas Pilsen sao parte de uma grande familia de cervejas Tipo LAGER. Explico: a grosso modo, podemos dizer que existem 3 tipos de fermentaçao, que sao apelidadas de LAGER, ALE e LAMBIC (espontanea). As Pilsen usam fermentaçao do tipo LAGER.

    (05:48:51) Carvalho: Gostaria que vc fizesse um top 10 de cervejas em geral, Brasil e o resto do Mundo, de Trigo ou Cevada??!!

    (05:51:19) Ronaldo Morado: Essa é uma questao muito pessoal. Se perguntássemos a cada um de nós nessa sala, nao teriamos unanimidade. Eu bebo qualquer dos 81 estilos de cerveja, mas prefiro os estilos de cerveja Ale belgas e inglesas.

    (05:51:24) Jefferson: Qual a cerveja com maior teor alcoolico?

    (05:54:35) Ronaldo Morado: por limitações naturais do processo de fermentação, as cervejas nao passam de 12-14% de teor alcoólico. OS estilos mais alcoolicos sao os Barleywine (English e American). Mas recentemente algumas cervejarias estão inovando e conseguindo superar isso, A Cervejaria Boston Beer criou o que chama de Extreme Beers, com teores bem acima.

    (05:54:43) paulo: Recentemente bebi algumas cervejas tipo Pale Ale, que são muito boas. Mas muito pouco difundidas no Brasil. Existem outros tipos adequados ao nosso clima mas pouco difundidos aqui?

    (05:56:10) Ronaldo Morado: Eu diria que todos os 81 estilos sao adequados ao clima tropical. Falta mesmo é oferta e divulgaçao.

    (05:56:13) rafael: Qual a principal diferença no processo de frabricação entra a cerveja e o chopp?

    (05:58:27) Ronaldo Morado: BEER é chopp. Até antes do desenvolvimento do processo de pasteurizaçao, tudo era chopp. Só que o chopp tem a vida util muito curta (alguns dias); para prolongar essa vida o chopp passa pelo processo de pasteurizaçao e é engarrafado - vira o que no Brasil chamamos de CERVEJA.

    (05:58:29) Prosit: Aproveitando a pergunta do Ronco, há algum prejuízo na qualidade da cerveja caso ela seja acomodada em um ambiente quente antes de ela ser devidamente acomodada para o consumo?

    (05:59:41) Ronaldo Morado: Sim. Cerveja é muito sensivel; mais que o leite. Sofre com luz, calor, agitaçao e maus tratos. Com certeza seu sabor, aroma etc, sofrem prejuizos.

    (05:59:58) Rogério: Ronaldo, é verdade que no Brasil não se faz mais cerveja com cevada, e sim com subproduto de arroz ou coisa parecida?

    (06:01:22) Ronaldo Morado: Não é verdade; seria ilegal, inclusive. Pela Lei brasileira é obrigatório o uso de no minimo 20% de cevada. Na alemanha o minimo é 50%.

    (06:01:24) Moderadora UOL:

    Ronaldo Morado dá dicas e tira dúvidas sobre uma das bebidas mais populares do Brasil, a cerveja (crédito: Divulgação)

    (06:01:31) dude: Esse negócio de cerveja "low carb" que ainda não é difundida por aqui , tem chances de haver seguidores no Brasil?

    (06:01:54) Ronaldo Morado: Acredito que sim; é uma tendência dos consumidores.

    (06:01:57) dude: O processo de fabricação das cervejas é garantido quanto a higiene?

    (06:03:39) Ronaldo Morado: Garantido, NÃO. Mas acredito que as principais cervejarias nacionais tem um ótimo controle de qualidade. Aliás, a assepsia na fábrica é mandatória, senão o produto se contaminaria e sairia - com muita probabilidade - deteriorado, intragável.

    (06:03:46) alemaobeberrao: Ronaldo, voce poderia falar algo sobre as cervejas artesanais de Santa Catarina? Temos aqui no Vale do Itajai nada menos que 9 cervejarias artesanais e na minha cidade Timbó temos uma das mais antigas, a cervejaria Borck que produz Pilsen e Malzbier

    (06:05:37) Ronaldo Morado: Conheço bem as microcervejarias Catarinenses. Há um capitulo no livro no qual menciono todas elas.Acho que o movimento cervejeiro brasileiro - microcervejarias, artesanais, caseiros - é fantástico, digno de ser comentado no exterior como referencia e fenomeno.

    (06:05:46) junior: quando e em que pais a cerveja foi inventada?

    (06:07:01) Ronaldo Morado: Não sabemos, mas os mais antigos registros encontrados sao na regiao da Mesopotania, hoje Iraque.

    (06:07:09) Francisco: Ronaldo, aqui na Alemanha, cada tipo de cerveja e bebida em um tipo diferente de copo. Isto influi no paladar? Tem alguma explicacao tecnica pra isto ou seria apenas tradicao?

    (06:08:25) Ronaldo Morado: Não influi no paladar, mas com certeza é importante para apreciar o aroma que é composto de gases. Conforme o design ou formato do copo eles terão o caminho facilitado ou concentrado.

    (06:08:29) weiss: Qual a temperatura ideal para servir uma cerveja?

    (06:09:31) Ronaldo Morado: Em tese, cada estilo requer uma temperatura certa. Mas como não somos chatos como os enólogos (apreciadores de vinho), recomendo entre 4 e 10ºC para qualquer estilo.

    (06:09:35) wood hand: Como voce vê o movimento de home brew ? ele parece estar caminhando com toda força no Brasil, concorda?

    (06:10:46) Ronaldo Morado: Concordo - MARAVILHA. Acho que é um dos mais expressivos movimentos cervejeiros do mundo. Além de divulgar a cultura cervejeira, oferece bons produtos para todos os "amigos".

    (06:10:48) La Trappe: Latinha ou garrafa? qual influencia mais no sabor da cerveja?

    (06:11:12) Ronaldo Morado: Em tese nenhuma, desde que bem armazenadas.

    (06:11:14) faquir: Qual a diferença de uma cerveja dubel, para uma tripel e uma quadrupel?

    (06:13:53) Ronaldo Morado: o termo Dubbel (dobro) indicava, na antigüidade, maior teor alcoolico. O termo Tripel tem explicacoes diferentes, mas a mais aceita é que seja uma cerveja que usa 3 cereais. Quadrupel é quando a cerveja usa 4 cereais na sua formulação.

    (06:14:05) Bohemio: Ronaldo, Qual na sua opinião é a melhor cerveja brasileira (tanto industrial quanto artesanal)?

    (06:14:38) Ronaldo Morado: A melhor cerveja é a que voce gosta!

    (06:16:17) Ronaldo Morado: Obrigado a todos. Achei ótimas todas as perguntas: inteligentes e interessantes. Espero ter ajudado. Abraços.

    (06:16:32) Moderadora/UOL: O Bate-papo UOL agradece a presença de Ronaldo Morado e de todos os internautas. Até o próximo!

    Produtos UOL
    Antivírus
    Backup
    Assistência Técnica