UOL Bate-papo

7.825 salas abertas pessoas online 391.250 lugares

Bate-papo com convidados

BATE-PAPO COM Namie Wihby - 25/09/2009 às 15h00

Professor de passarela de nomes como Raica Oliveira, Isabel Goulart, Fernanda Tavares e Miro Moreira, Namie Wihby já está no mundo da moda há 20 anos, quando abriu sua primeira escola para ensinar jovens modelos como andar de salto alto. Atualmente o instrutor de modelos ensina as candidatas da terceira temporada do "Brasil's Next Top Model" (Sony) a dominar a passarela e recomenda: "se possível, até durmam de salto".

  • Terceira temporada de "BrNTM" explora diferenças entre candidatas a Top Model
  • Visite o hotsite do "Brasil's Next Top Model" no UOL
  • Fernanda Motta fala sobre "Brazil's Next Top Model"
  • Carlos Pazetto conversa sobre nova temporada do "Brazil´s Next Top Model"
  • Assista aos vídeos do programa
  • Veja conversa na íntegra:

  • Participaram do Bate-papo 210 pessoas


    (03:02:24) Rick 18: ola

    (03:05:41) Namie Wihby: Tudo bem, gente? Obrigado pelo convite e por estar aqui!

    (03:07:56) Namie Wihby: Sobre o "Brazil's Next Top Model": entre as candidatas, a Bruna anda um pouco melhor e, a pior, é a Tatiana, que nunca tinha nem usado salto na vida. No geral elas não são boas, o que é um pouco assustador, porque você espera que elas estejam treinando! Elas ficam com medo de eu estar de mau humor e criticar o andar delas, mas na verdade, eu amo o que eu faço e vou prezar por isso! Elas tem que estar preparadas.

    (03:09:22) Namie Wihby: Sobre os erros ao andarem de salto alto: para mim, a morte é a mulher andar com a perna aberta ou então com os pés meio virados para fora, o famoso "dez para as duas". É claro que a passarela é diferente da rua, mas só da mulher conseguir andar com as pernas mais fechadas, com uma perna a frente da outra, já lhe dá uma classe, uma postura bacana.

    (03:02:38) thaise: Apartir de q momento começou a pensar em ser instrutor de modelos ?

    (03:11:59) Namie Wihby: Thaise, foi ainda na minha cidade. Eu sempre falo que minha referência foi minha mãe, ela tinha muita classe, muita elegância. Sempre usava um salto e isso me inspirou. Com relação ao mundo da moda, é muito difícil as meninas desfilarem com um calçado do seu tamanho, portanto minha dica é sempre optar por um tamanho menor que o seu ao invés de um maior, caso seu número não esteja disponível. É melhor sempre que o sapato esteja preso no seu pé.

    (03:03:42) João Paulo SP: O que uma modelo precisa para fazer sucesso?

    (03:14:18) Namie Wihby: João Paulo SP, existem dois tipos de modelos, comericais e fashion. As meninas que ficam com o estilo comerical devem gostar de atuar e de repente podem ir para uma carreira de atriz depois. As modelos fashion tem que ter no mínimo 1,74m e as que trabalham mais tem entre 1,76m e 1,78m. O máximo é 90 cm de quadril, e no inverno pode chegar a ser 89cm. Para os meninos, a altura mínima é 1,84m, sendo que os que mais trabalham tem entre 1,86m e 1,88m e todos devem ser magros, mas com o corpo trabalhado, sem ser "marombado".

    (03:05:48) Tyra Banks: Olá...o que a sua participação no programa já rendeu de bom (e ruim) na sua carreira?

    (03:15:17) Namie Wihby: Tyra Banks, só tem rendido coisas boas! Eu estou muito feliz, fui convidado na primeira temporada, fiz dois episódios, já na segunda temporada eu participei por completo e agora novamente. Me rende muita satisfação de ver estas meninas saindo preparadas e com potencial. Tenho viajado bastante e procuro mostrar que ser modelo é trabalhar e estudar bastante também, não é só achar que um rostinho bonito vai te por no mercado.

    (03:11:14) audrey: oi namie, qual o principal empecilho das garotas para aprenderem a desfilar direitinho? o que é um problema recorrente?

    (03:16:03) Namie Wihby: audrey, a preguiça. A prática está envolvida em tudo. Para ser um bom profissional, você tem de ter uma referência e conhecer quem está no mercado, quem faz o seu mercado. É bom ter uma inspiração e praticar. Você tem de ter persistência, dormir de salto, como eu digo.

    (03:13:06) TopTop: Como é a produção do programa?

    (03:19:42) Namie Wihby: TopTop, nós temos uma equipe super grande que trabalha por trás e existe um acompanhamento 24h destas meninas. Eu não sei se existe algum outro reality show que tenha tantos bons profissionais como no programa. Às vezes, ao longo de 10 anos, a menina não conheceria tantos bons profissionais quanto elas tem a possibilidade ao longo do programa.

    (03:14:01) Tiago_Floripa.sc: Pra você quais agencias nacionais estão entre as melhores e mais concoridas new faces?

    (03:20:15) Namie Wihby: Tiago_Floripa.sc, hoje cada agência tem um time forte, a concorrência está alta! As principais são a Ford, a Elite e a Way, são três agências fortes neste mercado fashion.

    (03:15:15) alice: oi namie, com qual modelo vc mais gostou de trabalhar?

    (03:21:16) Namie Wihby: alice, foram várias, mas eu sempre vou dizer... A Raica foi muito legal, ela era quietinha, observadora. A Izabel Goulart, que tinha uma personalidade forte e acabou fazendo parte da minha vida... Mas são várias! Todas fazem parte da minha história também.

    (03:18:24) Tyra Banks: Li a respeito de que você ensinou a Taís Araújo a desfilar para ela interpretar uma modelo nessa nova novela das 8. Como foi essa experiência?

    (03:22:40) Namie Wihby: Tyra Banks, foi bárbaro, né? A Thais é encantadora, uma pessoa incrível. Ela se veste super despojada e tinha o desafio de parecer uma top mesmo tendo apenas 1,63m. Ela não me deu trabalho algum, o resultado está aí, ela está ótima na novela.

    (03:24:22) Namie Wihby: Conselhos para quem quer ser modelo: a pressão vai existir sempre, então ela tem que saber esperar seu momento, nada acontece da noite pro dia. Eu acredito em modelos que sobem degrau por degrau. Elas devem ser persistentes e saber ouvir um não. É preciso ter uma personalidade legal, forte e ser tranqüila. Também é bom saber controlar o ego, tipo "fiz uma capa hoje e sou a melhor", talvez você nunca mais faça nada. Tem que se cuidar, ser regrada. Como em qualquer área, você deve correr atrás dos seus objetivos e não desistir.

    (03:20:29) biel: ola namnie poara mim e uma otima oportunidade dpoder faalr com vc aqui nessa bate papo e eu gostaria de saber qual o tipo de material q ue um bom modelo deve ter assim como um trabalhador deve ter seu curriculum??

    (03:28:49) Namie Wihby: biel, primeiro você deve se apresentar na agência sem material. Você tem que se cuidar, da pele, do cabelo, dos dentes, e depois você procura uma agência, assim você só faz se realmente tiver o perfil, se estiver com as medidas corretas, enfim. Às vezes é preferível fazer fotos digitais caseiras, enviar para uma agência e ver se eles realmente se interessam por seu perfil.

    (03:21:21) wagner: namie, minha irmã tem um super perfil de modelo, ela he bem magra e tem 1,80 de altura ela tem vergonha, mais pensa em ser modelo, oque você sugere?

    (03:27:01) Namie Wihby: wagner, você pode até ser tímido na sua vida pessoal, mas no trabalho não. Ela tem que saber controlar isso para poder dar mais de si nos testes, porque o cliente não vai te dar outra chance. Às vezes seria bom ela fazer teatro para ter mais expressão corporal, para se soltar. Ela precisa aceitar sua própria altura para si mesma para depois encarar isso com o mundo, para enfrentar sua timidez mesmo.

    (03:25:28) João Paulo SP: Olá namie tudo bem? Como você trata com a parte emocial das modelos quando elas não atendem o que é preciso para fazer sucesso?

    (03:31:47) Namie Wihby: João Paulo SP, adoro! (risos) Eu falo que tenho uma relação de amor e ódio com os modelos, porque eu não sou de passar a mão na cabeça de ninguém. Eu quero que eles aprendam que ninguém está ali pra passar a mão na cabeça deles, você precisa mostrar a realidade para essas pessoas. O mercado é inconstante e é preciso saber controlar isso com o emocional. Você tem que saber que realmente vai ficar irritada, vai chorar às vezes e hoje você pode ser linda, amanhã não, e vice-versa.

    (03:27:16) dani: qual modelo tinha dificuldade pra aprender a desfilar e depois deslanchou? tem alguma história engraçada sobre isso na sua carreira?

    (03:37:09) Namie Wihby: dani, sempre tem as meninas que chegam pra mim e eu penso "meu deus! Não faço milagre!". Eu falo muito que não posso consertar ninguém se a pessoa não resolver ninguém. Tem muitas meninas que me surpreenderam, ou porque a menina não desistiu ou porque eu achava que não ia conseguir e ela vai e consegue. Às vezes a raiva que a pessoa sente de não conseguir a motiva para frente, isso é engraçado. Com relação a histórias engraçadas, sempre tem as meninas que chegam confiantes e às vezes perdem o sapato ou caem na passarela. Se você cair e levantar pode acontecer até do seu cachê aumentar! (risos) Tem o caso do tombo da Naomi Campbell. O desfile do John Galliano, se não me engano, em que ela caiu... Aquilo foi o ápice da carreira dela. Tem saltos que indicam no backstage que não estão tão seguros no seu pé, de forma que você já sai com a tensão para a passarela. O jeito é ir preparada para cair. Se cair, caiu. Levante e continue, ria da própria desgraça.

    (03:33:55) Namie Wihby: Sobre o perfil que trabalha mais no mercado de moda hoje: a beleza é fundamental, claro. Mas se você colocar uma menina exótica e uma menina muito perfeitinha, geralmente as pessoas vão preferir a exótica. Ela provavelmente vai dar mais resultados e as pessoas em casa se sentirão mais próximas a esta menina.

    (03:30:41) Moderadora UOL:

    Namie Wihby fala sobre o "Brazil´s Next Top Model" e dá dicas para modelos iniciantes no Bate-papo UOL (Crédito: Flávio Florido/UOL)

    (03:29:13) Tiago_Floripa.sc: Hoje em dia o sonho da maioria das meninas é tornarem se modelos. Hoje em dia ainda os olheiros saiem pelas ruas atras de new faces ou elas vão até a agencia?

    (03:39:10) Namie Wihby: Tiago_Floripa.sc, a gente tem os dois ainda. O que eu falo é que hoje existem olheiros para vender books em São Paulo. As grandes agências tem sim olheiros em outros estados, mas aqui em São Paulo, mesmo que você seja abordado, é melhor ir direto a uma agência. No caso do interior e em outras cidades, é melhor buscar uma agência, muitas tem contatos com agências legais em São Paulo. É bom investigar um pouco a agência também, ter um cartão e falar com os responsáveis no caso de ser menor de idade.

    (03:41:16) Namie Wihby: Sobre enviar dados para agências: é bom enviar fotos com roupas básicas, jeans e camiseta branca, biquíni ou sunga, e uma foto de rosto também. É interessante enviar também as medidas: altura, busto, peso e quadril e dados como cor dos olhos, cor do cabelo, etc.

    (03:30:47) DIONISIO: POR QUEPOR UQUE A CARREIRA DE MODELO DURA TÃO POUCO? ISSO NÃO É UM DESESTÍMULO?

    (03:42:46) Namie Wihby: DIONISIO, hoje em dia a carreira não é tão curta assim. Primeiro você tem que trabalhar durante três anos como New Face e depois você sai para o mundo para ser reconhecido. A Gisele Bündchen começou a trabalhar com 14 anos e hoje tem 27. Kate Moss, que trabalha até hoje, também já está mais velha. A verdade é que depois de um tempo você passa a querer selecionar melhor o que você vai fazer.

    (03:32:09) aspira: O que voce acha Namie, só cotas para modelos negros?

    (03:43:22) Namie Wihby: aspira, eu sou a favor sim de que é preciso ter mais negros nos desfiles. Não é real estarmos num país como o nosso e só termos loirinhos de olhos azuis na passarela. São também consumidores como qualquer um, como brancos, pardos, amarelos.

    (03:33:26) Caarol: eu gosto muito dessa parte de modelo, mas tenho apenas 1.60, mas sou magrinha, eu gosto mais da parte de modelo fotografica, será que eu teria chance?

    (03:50:33) Namie Wihby: Carol, é muito bom falar disso, porque não existe modelo fotográfico. Existe modelo comercial e modelo fashion, ninguém vive apenas de foto, tanto que muitas revistas não pagam os modelos pelo editorial. Campanhas publicitárias também. Você precisa saber atuar. Com esta altura, é mais legal você procurar um curso de teatro e aí se você for famosa como atriz, pode desfilar à vontade. (risos)

    (03:53:05) Namie Wihby: Sobre atores convidados nos desfiles: os atores acabam entrando mais como personalidades, enquanto que os modelos estão focados nas roupas, tanto que algumas marcas até pedem para os famosos não se manifestarem sorrindo ou acenando no desfile, mas é complicado, porque como não demonstrar carinho? Às vezes muita gente vai ao desfile só para ver o ator.

    (03:34:45) biel: namie existem muitAS AGENCIA ENGANADORAS POR AI COMO PODEMOS FAZER PARA IDENTIFICA - LAS!?

    (03:45:48) Namie Wihby: biel, geralmente as agências que procuram te vender um book de cara não costumam ser confiáveis. Tudo que te oferecerem de imediato pode ser duvidoso. Às vezes você não está nas medidas, é preciso tirar aparelho dos dentes, cuidar do cabelo, da pele. Tudo tem seu tempo, comece cedo, mas espere estar com uma imagem boa. Tudo tem seu tempo. Hoje em dia, nos grandes desfiles, só meninas a partir de 16 anos podem desfilar. Portanto, com 20, 21 anos você continua nova!

    (03:39:05) LAU: o q um book deve ter para ser considerado perfeito?

    (03:55:40) Namie Wihby: LAU, não dá para pirar em muita maquiagem ou roupas muito absurdas. Tem que ser o mais natural possível, um sorriso legal, olhar firme e boa postura. Nada de ficar transformando você em algo que você não é, senão as pessoas não te contratam pela sua beleza, e sim pelo que você pode representar.

    (03:40:24) Fernanda: Até q centimetro de salto é adequado para cada corpo? Por exemplo as gordinhas se colocar um salto muito alto até em que ponto fica feio?

    (03:54:48) Namie Wihby: Fernanda, para as mulheres altas, acima de 1,74m e que são magrinhas, elas realmente podem usar saltos até 18cm, sem problema algum. Agora as mais cheinhas devem usar saltos mais roliços, mais quadrados, que vão te dar mais segurança e mais equilíbrio. Primeiro você deve pensar em conforto! Não dá para sair de salto e querer voltar para casa porque está pegando o dedinho, mahcucando o calcanhar... Para que isso? Conforto em primeiro lugar.

    (03:44:04) Stênio: Namie, você acha que a modelo ter um andar que é sua marca registrada ajuda ou atrapalha no mundo da moda?

    (03:56:32) Namie Wihby: Stênio, é bom isso, se torna sua marca registrada. Mas as tops é que tem andares mais diferenciados, enquanto que as new faces andam de forma super parecidas, elas vão ganhando personalidade com o tempo.

    (03:46:02) Marcelo: quando uma agencia, tipo Mega, diz que a pessoa é linda porém precisa emagracer 4 kilos quer dizer desista que não dá ou realmente emagrecendo terá chance

    (03:57:28) Namie Wihby: Marcelo, ninguém chega pronto neste mercado! Se uma agência grande te diz para perder 4kg e voltar, é porque eles estão sendo sinceros, diretos. Com certeza você tem chance, há interesse. Às vezes eles precisam te ver com 4kg a menos mesmo, é o que vai fazer a diferença.

    (03:47:40) Namie Wihby: Sobre a idade ideal: a melhor idade para começar é a partir dos 16 anos. Com menos idade que isso é perigoso, não há estrutura emocional. Não tem ritmo de trabalho forte com 13 ou 14 anos. É sacrificante quando a menina vem cedo demais e às vezes quando a coisa poderia engatar. a menina já não tem mais paciência. Com 16 anos também é mais tranqüilo para viajar para o exterior.

    (03:47:59) Namie Wihby: Para mais dicas, acesse o site: www.namiewihby.com

    (03:47:59) Baiano: Em relação aos cachês de modelos... pq as modelos brasileiras cobram cachês mais altos para desfilar no Brasil do que no exterior?

    (03:58:54) Namie Wihby: Baiano, depende! Às vezes a concorrência lá fora é mundial. Na semana de moda de Nova York, por exemplo, você compete com gente do mundo inteiro. Se você não for conhecido lá, acaba aceitando cachês menores para trabalhar. Agora, se você é conhecido, os cachês serão realmente iguais, aqui e lá fora.

    (03:56:02) José Robson: Quem dar mais trabalho o modelosculino ou a modelo feminina?

    (04:00:03) Namie Wihby: José Robson, as meninas, geralmente. A insegurança delas é mais forte, os meninos não, eles costumam ouvir e ficar quietos, tentar. (risos) Os meninos tem mais facilidade também, principalmente porque eles só precisam ter um corpo legal e uma postura legal, já as meninas tem que ter tudo isso e ainda dominar o salto.

    (03:57:36) Boy: quais as medidas ideais para modelos homens e a idade ideal??

    (04:02:25) Namie Wihby: Boy, é sempre preciso ter o corpo proporcional e definido e, para os meninos, quanto mais velho, melhor. É legal começar com 16 anos e dependendo de como você for, com 24 ou 25 anos, também está ótimo para começar. Tem meninos com 30 anos trabalhando muito! E sempre estudando, claro, porque depois dos 30 é provável que ele se encaminhe para a carreira de ator.

    (03:59:30) dani: vc acha essa edição do programa com meninas mais preparadas ou nao?

    (04:03:12) Namie Wihby: dani, eu acho sim que elas estão mais bonitas, mas menos preparadas. Mas elas vão surpreender vocês a cada episódio. É legal olhar uma menina crua e observar o quanto ela vai se transformar a cada episódio do programa, ela vai surpreender muita gente. Tem muita surpresa boa, engraçada e muitos conflitos!

    (04:03:42) Namie Wihby: Telefones para contato, para workshops e palestras pelo Brasil: (11) 5053-4900 e o site, www.namiewihby.com.

    (04:04:00) Namie Wihby: Obrigado! Adorei estar com vocês.

    (04:04:10) Moderadora/UOL: O Bate-papo UOL agradece a presença de Namie Wihby e de todos os internautas. Até o próximo!

    Hospedagem: UOL Host