UOL Bate-papo

7.825 salas abertas pessoas online 391.250 lugares

Bate-papo com convidados

BATE-PAPO COM Izabel de Madureira Marques - 11/10/2007 às 18h00

Izabel de Madureira Marques

Descubra como está a relação dos idosos brasileiros com a Internet no papo com a coordenadora do programa OldNet, projeto da ONG Aprendiz que trabalha na capacitação de idosos para acessarem a rede mundial de computadores. Izabel de Madureira é convidada do IDG Now.

  • Conheça o projeto OldNet
  • Visite o site da ONG Aprendiz

    Participaram do Bate-papo 238 pessoas


  • (06:11:18) carola: oi Izabel, tudo bem? gostaria que você nos contasse um pouquinho sobre o trabalho do Oldnet, quem pode participar?

    (06:12:59) Izabel Marques: Oi carola, tudo bem e vc? O Oldnet é um programa da Associação Cidade Escola Aprendiz que junta duas gerações: jovens e idosos. Os jovens (de 14 a 20 anos) dão aulas de informática para os idosos. Para participar, basta ter essa faixa etária. E para os idosos, ter mais de 60 anos.

    (06:16:08) Izabel Marques: Todo início de ano divulgamos o Programa em escolas, e os interessados se inscrevem. Mas podemos receber interessados o ano todo, basta ter vaga. Para isso é só ligar para o Aprendiz.

    (06:15:03) lídia: e como os jovens fazem para participar do programa?

    (06:17:00) Izabel Marques: lídia, é legal também se o jovem souber de informática. Não precisa ser um fera, mas se não souber nada é difícil, já que é ele que vai ser o professor!

    (06:22:15) Izabel Marques: carola e lídia: se quiserem conhecer melhor o Oldnet, visitem o site www.oldnet.com.br. Explica toda a nossa metodologia, têm depoimentos de jovens e idosos que já participaram, é bem bacana. Esse programa é interessante porque as aulas são totalmente personalizadas, cada jovem tem seu aluno idoso e prepara as aulas para aquele aluno, considerando seus interesses, ritmo de aprendizado, etc.

    (06:23:11) Old Girl: qual a relação dos idiosos com a internet?????

    (06:25:00) Izabel Marques: olha Old Girl, ao contrário do que muita gente pensa, os idosos têm muito interesse pelo computador e adoram a Internet. Tem aqté uma pesquisa recente da Datafolha que indica que Computação é o curso que mais desperta o interesse dos idosos brasileiros atualmente. Mais que tricô, pintura, bordado! A pesquisa você encontra neste link. Além disso, nos últimos 4 anos dobrou o número de idosos que usa a Net em casa.

    (06:26:25) rafa: É verdadeira aquela imagem que fazemos de que o jovem se sente mais à vontade em frente ao computador enquanto que os mais idosos ficam receosos de que alguma coisa "quebre" ou "estrague"?

    (06:28:44) Izabel Marques: Oi rafa, esse receio dos idosos realmente existe. Posso te dizer que absolutamente todos os idosos que já participaram da Oldnet tinham algum grau de medo de usar o computador. Eles acham que podem estragar ou até "queimar" algo se fizerem algum erro. Uma das idosas contou que tinha medo de explodir a máquina! Mas isso passa. A tranquilidade dos jovens em ensinar vai dando uma confiança crescente nos idosos. O medo sempre some no final.

    (06:30:58) Oaxiac Odéz: Vc acha que atravéz dos contatos online nos chats e sites de relacionamento temos um menor índice de solidão entre os idosos?

    (06:33:49) Izabel Marques: Oaxiac Odéz,muito boa sua pergunta. É incrível como o computador possibilita que um mundo novo se apresente para os idosos, e a socialização realmente melhora muito. Parentes e amigos que viviam distantes se reaproximam pelo uso de email, MSN e Orkut, os idosos fazem amizade com os próprios colegas de curso e também com os idosos. E mais: muitos idosos acabam, descobrindo na Internet outros interesses e muitos voltam a fazer cursos. É como se aumentasse o interesse pela vida e por estar em contato com outras pessoas. É fantástico.

    (06:34:49) Izabel Marques: errata! quis dizer "jovens" onde escrevei "idosos" na questão anterior. Os idosos fazem amizade com os jovens, seus professores.

    (06:34:43) mudando o mundo: vc acha q com a internet os idozos tem mais anplitude para o mundo atual ou è sò um passa tempo.../

    (06:38:15) Izabel Marques: mudando o mundo, sem dúvida é mais que um passatempo. Com a Internet os idosos se atualizam, se comunicam mais, fazem viagens virtuais, pesquisas. Não só existe uma ampliação de repertório, como também aprdener informática ajuda muito a estimular aspectos cognitivos. Temos várias evidências de que o aprendizado de informática estimula a memória, o raciocínio estratégico, a concentração, e até a coordenação motora (pelo uso do mouse). Além de todos esses benefícios, os idosos muitas vezes adiquem novos hábitos: fazem compras online, compram passagens aéreas pelo computador... temos uma senhora que já declara imposto de renda pela Net.

    (06:40:41) Minguita: Em se tratando de informática qual o favoritismo entre os idosos? Jogos, sites de relacionamento, chats ou conhecimentos gerais?

    (06:43:31) Izabel Marques: oi Minguita, os idosos gostam muito de programas de mensagens instantâneas, de trocar emails, de ler notícias (muitos deixam de comprar jornal depois que descobrem a Internet). Mas gostam muito de jogos também! Organizei na Oldnet um Festival de Jogos entre os idosos e foi um sucesso. Este ano teremos de novo, e espero poder fazer todo ano. Muitos idosos dizem que treinam os joguinhos até altas horas. (E, além de divertido, mal sabem eles que jogando, estão estimulando muito sua cognição!)

    (06:45:45) antonio: acessibilidade - existem programas especiais para quem vê muito pouco? alguém que sempre gostou de ler, mas a visão está bem fraca...

    (06:49:07) Izabel Marques: antonio, existem sim. Na realidade são poucos os idosos que precisam de um programa especial, geralmente pequenas adaptações como aumentar a letra da tela é suficiente. No Windows há recursos que aumentam também o tamanho de ícones, janelas e fontes. Também uma espécie de lupa, tudo para facilitar quem tem problemas de visão.

    (06:51:06) seleida: oi Isabel,já dou aulas de inf. p/ idosos vc tem algumas dicas para me dar sobre o que é mais dificil ou facil ou como me especializar?

    (06:56:03) Izabel Marques: oi seleida, que bacana sua pergunta. Como você já deve saber pela sua experiência, os idosos geralmente têm mais dificuldades no uso do mouse, na barra de rolagem e também em conseguir compreender conceitos do universo digital, como a virtualidade, a simultaneidade, a instantaneidade. Às vezes é muito difícil para um idoso compreender, por exemplo, que é possível minimizar telas e trabalhar com vários programas ao mesmo tempo. Claro: a linearidade é uma característca de sua geração. Para se especializar, atualmente há várias opções. Existem cursos de Extensão e A´perfeiçoamento bem interessantes na PUC-SP. É uma ótima opção para se aprofundar no tema do Envelhecimento. Mesmo a USP-Leste agora tem um curso superior de Gerontologia (não médica). Realmente esta área de estudo está crescendo bastante. Mas não existe ainda alguma especialização voltada para Informática na Terceira Idade.

    (06:56:38) Fátima: quais são as qualidades que um adolescente precisa ter pra dar aulas na OLDNET?

    (07:00:07) Izabel Marques: oi Fátima, os adolescentes são selecionados basicamente por dois critérios: seu conhecimento de informática (que, como havia dito, não precisa ser altíssimo, mas o mínimo para poder ensinar) e também aspectos humanos, como ser capaz de sentir empatia. Diria que é uma faciliade e abertura para se relacionar com o outro. E um outro bem diferente dele: alguém de outra geração. É incrível, mas geralmente reparo que, se o adolesecnte se interessou pela Oldnet, de alguma forma isso já indica que ele posui esse perfil.

    (07:03:04) Izabel Marques: Parece que já encerrou o nosso horário, eu gostaria de agradecer a participação de todos e, para me despedir, inidcar novamente o site da Oldnet: www.oldnet.com.br. Gostaria também de mencionar algo muito gratificante: a metodologia Oldnet, em parceria com a AMD, está sndo disseminada por todo o mundo. Visitando o site, terão mais informações. Obrigada!

    (07:03:08) Moderadora/UOL: O Bate-papo UOL agradece a presença de Izabel de Madureira Marques e de todos os internautas. Até o próximo!

    (07:03:13) IDG Now!: O IDG Now! agradece a participaçao dos internautas no Bate Papo Uol com Izabel Marques, sobre a relaçao dos idosos com a internet. A integra sera publicada no www.idgnow.com.br

    Hospedagem: UOL Host