UOL Bate-papo

7.825 salas abertas pessoas online 391.250 lugares

Bate-papo com convidados

BATE-PAPO COM Nelson Novaes Neto - 10/02/2009 às 17h00

Nelson Novaes Neto

No dia da segurança na Internet, o CISO (Chief Information Security Officer) do UOL, que tem 11 anos de experiência em tecnologia e gestão da segurança da informação, conversa sobre a forma mais segura de navegar pela web. Ele explicou as ações do UOL que visam garantir aos seus assinantes uma navegação segura, livre de vírus e fraudes.

  • Confira dicas de segurança
  • Saiba como proteger sua vida online
  • Vídeos mostram como navegar com segurança
  • Conheça o antivírus do UOL
  • Visite o UOL Tecnologia
  • Participaram do Bate-papo 285 pessoas


    (05:00:13) Leandro.Rio: Boa tarde!

    (05:00:14) carolinah: oi

    (05:01:52) Nelson Novaes Neto: Olá internautas, boa tarde!

    (05:03:39) Nelson Novaes Neto: Hoje estamos colaborando com o Dia da Internet Segura, evento internacional que conta com aproximadamente 65 países. O Dia da Internet Segura é uma iniciativa anual da INSAFE, rede de organizações patrocinada pelo programa Safer Internet Plus, da Comissão Européia. Nosso objetivo é colaborar com a disseminação das melhores práticas de segurança e discutir um pouco sobre a segurança no espaço cibernético. Para o Brasil que tem uma grande representatividade na rede com mais de 58 milhões de usuários e recordista mundial em tempo de permanência na Net, precisamos colaborar e compartilhar as melhores práticas de segurança na rede. Nós, internautas, fazemos parte da rede e precisamos ter consciência sobre a importância de segurança. A segurança começa com pequenas ações e todos nós podemos colaborar.

    (05:01:50) carlos: oi nelson, vi que o UOL tem uma cartilha de segurança.. como ela funciona?

    (05:05:00) Nelson Novaes Neto: Olá carlos, aproveitando a sua pergunta, gostaria de comunicar que o UOL publicou hoje a nova versão do seu site sobre dicas de segurança. Todos podem acessar e compartilhar com todos os internautas as dicas para um mundo virtual mais seguro. O site é http://www.uol.com.br/cartilha e possui a Cartilha de Segurança que foi desenvolvida pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (www.cgi.br). A Cartilha de Segurança para Internet contém recomendações e dicas sobre como o usuário pode aumentar a sua segurança na Internet. O documento apresenta o significado de diversos termos e conceitos utilizados na Internet e fornece uma série de procedimentos que visam melhorar a segurança de um computador. Para ter acesso a Cartilha digite em seu navegador: http://www.uol.com.br/cartilha ou acesse o site do Comitê Gestor - www.cgi.br

    (05:05:14) maricota: nelson, meus dados de cartão e financeiros são protegidos como no UOL? hoje fiz uma compra com o PagSeguro, que nunca tinha usado.. é seguro mesmo?

    (05:09:05) Nelson Novaes Neto: Olá, Maricota, A transmissão de todos os seus dados financeiros e o armazenamento seguro dos mesmos é essencial para a manutenção da confiança do usuário em nossos serviços. Contamos com tecnologia de encriptação e autenticação licenciadas para transmitir com segurança informações confidenciais, inclusive números de cartão de crédito, senha e informações confidenciais.

    (05:09:38) renato_piaui: caro nelson, boa tarde.. sou do piauí e assinante do UOL... como é manter a segurança de um grande portal? como funciona o esquema de segurança de vocês?

    (05:11:02) Nelson Novaes Neto: Olá Renato, posso dizer que é um grande desafio e várias noites em claro para fazer do UOL um ambiente seguro para os internautas. Nossos equipamentos de rede e de segurança são de última geração e contam com atualizações permanentes para prevenir ataques. Temos equipe de segurança interna completamente dedicada a agir proativamente e coibir ações de qualquer hacker. Desenvolvemos técnicas, metodologias e tecnologias para agir com máxima rapidez e eficiência em qualquer tipo de problema de segurança.

    (05:11:27) Granville: Olá, Boa Tarde! Tenho instalado o avast em meu computador e a proteção residente deste antivírus não bloqueou um trojan. O eliminei posteriormente em 3 "lugares" diferentes. Como posso (e podemos todos) ter certeza que após uma situação destas nosso sistema operacional está livre de vírus?

    (05:14:48) Nelson Novaes Neto: Olá Granville, uma boa dica é seguir as boas práticas de segurança recomendadas na cartilha. Recentemente o canal de Tecnologia do UOL publicou uma matérias que avalia os antivírus. Vale a pena conferir.

    (05:14:42) Rafael Marques: Nelson existe algum mecanismo do UOL que fornece dados sobre segurança de algum site ex.: transações bancárias.

    (05:16:24) Nelson Novaes Neto: Olá Rafael, pelo meu entendimento você deseja saber se o UOL possui algum sistema de segurança para transações bancárias. Sim, o UOL possui o PagSeguro que utiliza alta tecnologia para manter sua informação segura. Quando você envia um pagamento através do sistema PagSeguro, o vendedor não terá acesso a seus dados financeiros, tais como: o número do seu cartão de crédito, ou seus dados bancários. Além disso temos o "Pagamento Seguro", processo de custódia do pagamento que aumenta a segurança nas transações entre compradores e vendedores. Você pode conhecer o PagSeguro digitando em seu navegador: http://pagseguro.uol.com.br

    (05:16:29) renato_piaui: e quais as ferramentas que o UOL dispõe para proteger seus usuários?

    (05:18:59) Nelson Novaes Neto: Olá Renato_piaui, distribuímos e oferecemos diversos produtos de segurança para nossos usuários e trabalhamos permanentemente para manter o UOL com o que há de mais avançado com relação à segurança de nossos serviços e usuários. O UOL possui diversas Ferramentas de Segurança que os usuários podem adquirir por meio da Central de Segurança UOL. Dentre esses produtos, além do software de Antivírus UOL, Firewall UOL e Proteção AntiFraude, temos o produto Desktop Mágico disponibilizado para Controle dos Pais. Uma exclusividade daqueles que utilizam o e-mail UOL é o AntiSpam UOL, a mais eficiente ferramenta contra as mensagens indesejadas, que em vez de bloquear os inúmeros remetentes de spam, funciona com lista de remetentes autorizados por cada assinante. Conheça os diversos produtos de segurança digitando em seu navegador: http://seguranca.uol.com.br

    (05:19:58) Lazinha: Olá Nelson. Como funciona o anti-spam do UOL?

    (05:21:18) Nelson Novaes Neto: Olá Lazinha, na resposta anterior falei um pouco da ferramenta do AntiSpam, além disso o UOL implementa filtros e bloqueia milhões de spams diariamente.

    (05:17:26) edu: Vc nao acha que os portais e bancos deveriam incentivar o uso e compra de sistema operacionais realmente seguros, como é o caso do Macintosh OSX ?? (imune a virus)

    (05:23:47) Nelson Novaes Neto: Olá Edu, todos os sistemas operacionais podem manter um padrão de segurança aceitável desde que os usuários sigam as boas práticas e recomendações de segurança dos fabricantes. Esse é um dos bons caminhos para a sua segurança na rede e bancária.

    (05:21:44) renata: Quais são as campanhas do UOL para segurança na Internet? vcs se preocupam com a conscientização do internauta?

    (05:25:38) Nelson Novaes Neto: Olá Renata, Sim, participamos ativamente na conscientização dos nossos usuários. Um exemplo disso são as campanhas em parceria com o Ministério Público Federal e mensagens de conscientização dentro do próprio Bate-Papo.

    (05:25:45) marcoaurelio: cara, então. sempre quis saber.. o uol já foi invadido por hackers alguma vez? como foi? os ataques são frequentes?

    (05:27:34) Nelson Novaes Neto: Oi Marco Aurelio, essa pergunta vale um milhão de dolares. (brincadeiras a parte). O UOL, como maior portal na Internet brasileira e o mais extenso conteúdo em língua portuguesa do mundo, foi e continua sendo alvo constante de ataques de hackers. Em geral, ataques afetam a navegação e o uso dos servidores que estejam sendo atacados ou dos serviços que tenham algum de seus equipamentos com uma vulnerabilidade que esteja sendo explorada. Até hoje, entretanto, tivemos sucesso em debelar todos os ataques dos hackers, não tendo havido maiores prejuízos à nossa Companhia, nossos assinantes e nossos anunciantes.

    (05:27:46) Nelson Novaes Neto: Nunca um hacker foi bem sucedido em obter qualquer informação confidencial nossa ou de terceiros por meio de nossos sistemas.

    (05:27:42) Amigo da soninha: nelson, ontem no jornal do dia, disseram que para o computador ficar seguro devemos atualizar o anti virus pelo menos 3 vezes ao dia, eh correto essa afirmacao?

    (05:29:59) Nelson Novaes Neto: Olá Soninha, o adequado é você manter o antivírus sempre atualizado conforme recomendação do fabricante. É válido sempre verificar as atualizações das vacinas e procurar um bom antivírus. Dica é acessar o canal de Tecnologia do UOL que publicou uma matéria sobre o tema.

    (05:28:53) Spammer: o que você pode falar sobre o combate ao peer to mail pelo UOL???

    (05:32:07) Nelson Novaes Neto: Olá Spammer, dessa vez você não foi bloqueado ;-), O UOL constantemente combate qualquer tipo de uso indevido em seus sistema. Se essa prática está em desacordo com as Regras do UOL ela será coibida. Aproveite e acesse as regras do UOL: http://www.uol.com.br/cartilha

    (05:32:11) carola: Como protejo meus filhos de acesso a conteúdo inadequado, como spams com conteúdo adulto?

    (05:33:23) Nelson Novaes Neto: Olá Carola, ótima pergunta! Além das boas práticas de segurança que devem ser exercidas por toda a família, os pais podem controlar os sites, arquivos e programas que seus filhos acessam por meio de programas que efetuam controle de acesso. Por exemplo o programa Desktop Mágico ou "Controle dos pais e dados pessoais" que podem ser encontrados na Central de Segurança - http://segurança.uol.com.br

    (05:33:44) didi: olá Nelson, aqui é a dinalva da PUC, estamos ansiosos pelos seus conselhos. Paula Gioia lhe manda um super abraço

    (05:33:46) didi: Nelson nesses últimos dias estamos recebendo muitos email de remetentes (alunos PÓS) enviando as mais diversas msgs que de longe notamos ser vírus. Os técnicos aqui dizem que nosso pc está com anti virus funcionando com dow e atualizações diárias, mesmo assim isso ocorre... é um horror não?

    (05:36:35) Nelson Novaes Neto: Olá Didi, muito obrigado e um abraço para todos da PUC. O indicado é procurar o departamento de segurança da PUC para que eles avaliem a segurança nos sistemas de e-mail, pois em segurança sempre devemos trabalhar com proteção em camadas e um ajuste nas proteções pode ajudar no problema.

    (05:37:00) Amigo da soninha: Baixar musicas pela internet é seguro?

    (05:39:02) Nelson Novaes Neto: Olá Amigo da Soninha, desde que você baixe essas músicas de uma fonte confiável, sim é seguro. Lembre-se também de não desrrepeitar as leis de direitos autorais.

    (05:39:08) Rafael Marques: Olá Nelsonfalo de Indaiatuba gostaria de que você me informasse como protejo minha conta do orkut.

    (05:40:18) Nelson Novaes Neto: Olá Rafael Marques, o caminho mais adequado é conhecer as dicas de segurança que o Orkut provê, além disso você pode seguir as melhores práticas recomendadas pela cartilha de segurança.

    (05:40:30) paulo: Como usuário, posso ajudar no combate ao crime virtual? Como denunciar?

    (05:41:53) Nelson Novaes Neto: Você pode colaborar com a disseminação e uso das boas práticas de segurança na rede. Cada provedor compartilha de um canal de denúncia para que seus usuários reportem conteúdo indevido. No caso do UOL o endereço para denunciar é http://denuncia.uol.com.br

    (05:42:00) carola: que você acha da legislação para Internet? Precisamos de uma lei? Qual sua opinião para a Lei do Azeredo?

    (05:43:47) Nelson Novaes Neto: Oi Carola, acredito que a Internet deve seguir com uma auto-regulamentação que respeite a privacidade e a segurança dos internautas e sistemas. Uma lei não pode responsabilizar criminalmente os Provedores, e muito menos afetar a privacidade e a liberdade da Internet. Defendo a opinião de que precisamos de diretrizes desejáveis para a segurança na rede e que apóiem o desenvolvimento da Internet, segundo o consenso de autoridades, sociedade e da indústria.

    (05:43:55) Bob: como reconhecer na sala de bate papo uma hacker

    (05:46:03) Nelson Novaes Neto: Olá Bob, as vezes uma hacker do bem é bom conhecer. Você pode aproveitar as dicas contra engenharia social constante também na cartilha.

    (05:46:22) kim: quando falamos d segurança logo nos remete os sites mais usados hj em dia , orkut, msn e outros. Tive o orkut e o msn hackeados tenho como saber de ql IP ascesso??

    (05:48:12) Nelson Novaes Neto: Olá Kim, esse tipo de informação é geralmente protegida por lei de sigilo e privacidade, mas a dica é procurar os canais de atendimento ao cliente desses produtos para denunciar o uso indevido e saber como proceder para tomar as medidas cabíveis.

    (05:48:19) paulo: O que é classificado como crime de ódio e racismo? Como fica a liberdade de expressão?

    (05:50:06) Nelson Novaes Neto: Os crimes de racismo e ódio estão tipificados na Constituição e em leis específicas. O UOL respeita todas as leis vigentes no país. Um resumo deste tipo de crime pode ser o resultado da publicação de material escrito, imagens ou qualquer outro tipo de representação de idéias ou teorias que promovam e/ou incitem o ódio, a discriminação ou violência contra qualquer indivíduo ou grupo de indivíduos, baseado na raça, cor, religião, descendência ou origem étnica ou nacional. Já a liberdade de expressão é assegurada a todo brasileiro, desde que desta não resulte um crime. A Constituição também prevê a liberdade de manifestação de pensamento, desde que conhecido o autor, ou seja, é vedado o anonimato total ou parcial, por meio de pseudônimos (nicks).

    (05:50:46) Késsinha: Oi,eu queria saber se é possível um dia as salas de bate papo só poderem ser acessadas com número de identidade? Caso ocorra esses casos de estrupo,sequestro e roubo pela internet tenha como identificar a pessoa.

    (05:52:19) Nelson Novaes Neto: Olá Késsinha, os sistemas atuais da Internet já fornecem informações dos usuários e podem auxiliar nas investigações das audotirades.

    (05:52:36) mauro: Como criar um sistema seguro?

    (05:54:07) Nelson Novaes Neto: Olá Mauro, acredito que o grande desafio daqueles que trabalham, usam e buscam um ambiente mais seguro está em determinar como os sistemas, ambientes e padrões do comportamento humano serão condicionados adequadamente no mundo virtual. Para criarmos um ambiente, sistemas, Internet, etc precisamos envolver tecnologia e pessoas. A concepção e o desenvolvimento de um sistema seguro envolve necessariamente o entendimento do comportamento humano de perceber, compreender e agir sobre os riscos e ameaças que envolvem nosso mundo. Precisamos agregar à tecnologia o entendimento do comportamento humano e conscientização em segurança para que tenhamos um ambiente adequado.

    (05:54:09) Ruanneto: REcebo muitos cartoes de pessoas que nem conheço, nao abro com medo..to agindo correto?

    (05:55:39) Nelson Novaes Neto: Olá Ruanneto, pelo visto você andou lendo a cartilha de segurança do Comitê Gestor. Sua atitude está correta e você reportar o caso ou dúvida para seu provedor.

    (05:55:44) teresina: Roubo de dados é algo comum na Internet? Que técnicas os piratas virtuais usam, e como faço para me defender?

    (05:57:34) Nelson Novaes Neto: Oi Teresina, de acordo com as pesquisas e estatísticas do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) do Comitê Gestor da Internet no Brasil os cavalos-de-troia, que roubam dados sensíveis, agiram menos, com incidência negativa de 6% no último trimestre de 2008 em relação ao mesmo período de 2007. A recomendação é não fornecer ou publicar dados pessoais ou sensíveis e não acessar sites, links ou e-mails desconhecidos. Siga as boas práticas da Cartilha de Segurança do Comitê Gestor. Você pode acessar no endereço www.uol.com.br/cartilha ou www.cgi.br

    (05:57:41) Timao: Ola, como você acha que é a segurança no Brasil? o UOL atende os padrões de segurança internacional?

    (05:59:28) Nelson Novaes Neto: Olá Timão, posso compartilhar que o UOL trabalha seguindo os melhores padrões de segurança internacional. Quanto ao Brasil, precisamos compartilhar as boas práticas de segurança na Internet. Aproveite e faça a sua parte no Dia de Segurança da Internet.

    (06:01:27) Nelson Novaes Neto: Gostaria de agradecer a presença de todos! Vamos colaborar para disseminar as melhores práticas de segurança para que a rede continue sendo esse espaço maravilhoso, público livre e aberto para todos. Boa tarde e para os foliões de plantão um bom carnaval com segurança.

    (06:01:34) Geovanna/UOL: O Bate-papo UOL agradece a presença de Nelson Novaes Neto e de todos os internautas. Até o próximo!


    Hospedagem: UOL Host