UOL Bate-papo

Bate-papo com convidados

BATE-PAPO COM Inimigos da HP - 13/04/2010 às 15h00

Após completar dez anos de carreira e concorrer ao Grammy Latino de 2009, o grupo formado por Sebá (vocal), Bruninho (cavaquinho), Alemão (surdo), Tocha (rebolo), Cebola (pandeiro), Gui (repique) e Bonilha (percussão) lança em maio o CD e o DVD “Amigos da Balada”. Entre as 12 faixas do álbum está "Regininha", música que traz em seu clipe a universitária Geisy Arruda interpretando a personagem-título da canção. Na conversa, Sebá, Tocha e Cebola dão canja, falam sobre a carreira e revelam bastidores das gravações do DVD e do videoclipe que estreia, com exclusividade, no Bate-papo UOL com Convidados.

Assista o vídeo da conversa:

(03:03:26) ádila: uhulllllllllll
(03:03:26) Patticrys: Boa Tarde Galerinha .. =]
(03:03:34) Graziella: Olá
(03:13:17) Inimigos da HP: Olá, tudo maravilha!
(03:14:35) Inimigos da HP: Cantam e tocam "Toca Um Samba Aí"
(03:13:19) gnoma: boa tarde, gostaria da parabeniza vcs pelo belo trabalho q fazem! e saber o q vcs acham mais prazeiroso na profissao d vcs?
(03:13:26) gnoma: e o q seria menos prazeiroso?
(03:19:08) Inimigos da HP: gnoma, um beijo para você! Tudo é muito prazeroso, estar junto, estar com os amigos fazendo o que você gosta e levando alegria e diversão para galera. Isso é fantástico, trabalhar com arte é muito bacana. Talvez a parte ruim seja estar longe da família e dos amigos, não dá para viajar com a galera, você acaba perdendo festas de finais de ano com a família... Mas acho que compensa e todo mundo entende isso, nos dando uma força muito grande.
(03:23:03) Inimigos da HP: Sobre o novo CD: "Amigos da Balada" tem uma proposta diferente de todos os outros CDs, porque todos os anteriores foram gravados ao vivo, em casas de show, mas este disco foi gravado em estúdio e o DVD também foi gravado num estúdio de clipes. Montamos uma balada num estúdio e chamamos figurantes, amigos e fãs para a gravação. Este DVD, na verdade, é um grande videoclipe, é bem diferente e uma grande novidade até mesmo para o mercado nacional. Ficou muito bacana. Saindo daqui vamos inclusive para o estúdio finalizar a edição das imagens. Ficou realmente um clima de balada do Inimigos e uma coisa legal é que não tinha palco, estávamos misturados com a galera, o que deu um clima muito diferente. Voltamos à origem do "Inimigos...", porque ficamos conhecidos na balada mesmo, tanto que regravamos seis músicas.
(03:23:14) Inimigos da HP: Nosso cd anterior, "Zoodstock", foi muito autoral, com 14 músicas inéditas, estava na hora de mostrar nosso trabalho de composição, então agora lançamos um trabalho diferente, com 6 canções regravadas, de vários outros artistas. Gravamos "Deixo", de Ivete, "Whisky A Gogo", "Estoy Aqui", "Fora da Lei"...
(03:14:54) Roberto: queria saber sobre o novo trabalho e da participaçao da Geise Arruda? Pq ela?
(03:27:10) Inimigos da HP: Roberto, nós precisávamos de uma personagem para fazer parte deste clipe e do DVD também. Achamos que a Geisy tinha tudo a ver, porque ela é uma pessoa irreverente, tem uma postura independente, e ela foi super bem no vídeo também. Ela se deu bem no papel da "Regininha" por ser uma pessoa caricata, mesmo. Isso também é uma característica do Inimigos da HP, somos irreverentes, geramos um pouco de polêmica.... O primeiro disco do Inimigos chamava já "E Quem Não Gosta do Inimigos...". No segundo DVD tínhamos uma campanha contra a calcinha bege, tinha toda uma gozação com isso. No terceiro DVD teve "Zoodstock" que passava uma mensagem de ecologia, mas passava a sacada do palavrão também. O Inimigos da HP sempre teve isso, de mudar letras das músicas, colocar uma pimenta aqui e ali... E a Geisy tem realmente tudo a ver com o vídeo, ela se saiu super bem.
(03:29:49) Inimigos da HP: Sobre o ocorrido com Geisy Arruda: nós não endossamos a atitude de ninguém, toda a história tem dois lados e a coisa poderia ter sido resolvida de outra forma. Se os alunos se sentiram incomodados com uma roupa inadequada, poderiam simplesmente ter passado a reclamação para a direção da faculdade que poderia ter dado um toque para ela. Mas aí vem a polêmica, muita gente defende ela, outros acham que ela extrapolou na ousadia e é um assunto que vale a pena ser discutido. Estamos trazendo isso à tona de novo, mas é um assunto que não diz respeito a gente.
(03:17:52) @Drih_Dias: De quem foi a idéia de fazer o DVD como uma 'balada' ?
(03:23:59) Inimigos da HP: Sobre o DVD: foi tudo muito bem dirigido e o legal é que a galera que foi fazer figuração muitas vezes era fã nosso também, então acabamos atendendo os pedidos de todo mundo e tiramos fotos com a galera toda.
(03:19:59) laís martins: a minha pergunta é: como vcs conseguiram ter idéia pra fazer um dvd tão perfeito? na gravação estava tudo muito lindoooo, foi demais! parabéns! e guto eu te amo haha
(03:34:19) Inimigos da HP: laís martins, a gente viu essa história da balada como sendo a cara do grupo, então tudo ficou voltado para este tema, até as músicas são mais alegres. O DVD está ficando bem próximo das nossas expectativas, até melhor!
(03:20:33) Moderadora / UOL:

Integrantes do Inimigos da HP participam do Bate-Papo UOL (Crédito: Flávio Florido / UOL)
(03:22:27) Lúzinha: Essa vida corrida de vcs, atrapalha ou vcs tiram de letra?????
(03:35:22) Inimigos da HP: Lúzinha, já tiramos de letra. Já atrapalhou um pouco mais, mas é uma coisa que a gente se dispôs a fazer, então temos de estar preparado para a correria e para noites sem dormir. Tem tempo para tudo, quem quer fazer, faz. O que atrapalha é quando ficamos muito tempo em casa, até a esposa pergunta "mas e aí, como é que está de show essa semana? Não vai viajar?" (risos)
(03:24:46) Waddy: de onde veio a inspiração da musica ZOODSTOCK? e quem é o autor da musica?
(03:38:11) Inimigos da HP: Waddy, os autores somos eu (Sebá) e outros amigos meus. Já tive uma banda de pop e rock com eles e resolvemos compor essa música sobre animais e festa na floresta. A música não tinha o refrão que tem hoje e aí o produtor falou que faltava um refrão bom, então fizemos o outro, que é atual.
(03:26:34) gnoma: qual a maior loucura q uma fã fez por vcs?
(03:44:58) Inimigos da HP: gnoma, em alguns casos, casou-se com a gente. (risos) Sem brincadeira agora, mas no laçamento do nosso primeiro CD e DVD no antigo Olímpia e entraram várias fãs para tirar foto, e no fim do show, abrimos o armário do camarim, e tinha várias fãs lá dentro, quase morrendo porque ficaram trancadas. (risos) Chegam cartas enormes, tem gente que faz tatuagem... É um carinho muito grande, brincamos com isso, mas é muito legal saber que tem gente que faz essas loucuras pelo seu ídolo. Invadir o palco e tirar a blusa é normal também. (Risos) O que acontece muito é de você estar cantando no show e a fã jogar alguma coisa na gente só pra você olhar pra ela. Fizemos um show acústico em Cuiabá que só tinha três seguranças, e aí o povo invadiu depois do show, e não deu certo, apanhamos muito esse dia, perdemos óculos, boné, cueca... (risos) Tentamos ser educados, ter jogo de cintura.
(03:27:41) @rafabueno1: ola, em julho vcs viram para o rodeio de rio claro?
(03:36:05) Inimigos da HP: @rafabueno1 não sabemos ainda, mas tomara que estejamos lá sim. Quando não tem show também a gente finge que tem! (risos)
(03:29:05) Marina: vi no ultimo dvd que vcs gostaram de participar do Samba Manaus, e esse ano? tem mais IHP em Manaus? hahah
(03:45:33) Inimigos da HP: Marina, confirmado para este ano! Estaremos lá no Samba Manaus. Já estivemos em duas ou três edições.
(03:30:47) Andinho: como foi o inicio de suas carreiras??
(03:48:53) Inimigos da HP: Andinho, não foi difícil, não. Foi divertido, era uma grande brincadeira de fazer bagunça no fim de semana. Não montamos uma banda para ser artistas e conquistar o mundo. Esse é o sonho de muita gente e o meu (Sebá) também, mas com o Inimigos começou de brincadeira e acabou acontecendo. Imprevistos sempre acontecem, mas tiramos de letra, não foi nada penoso. Nos divertimos muito e vencemos barreiras e preconceitos que surgem na vida de um músico.
(03:31:26) ádila: tem alguém solteiro? HAHA' bgs ;* amoo vcs seus liindos ,
(03:50:17) Inimigos da HP: ádila, obrigado, viu? O único que sobrou mesmo foi o Tocha, mas que vai deixar de ser solteiro em dezembro. Somos todos casados, mas espero que continuemos lindos mesmo assim. (risos) O fato de sermos casados não prejudica em nada nosso relacionamento com fãs, é totalmente relax, as esposas já estão acostumadas também.
(03:33:44) Cris Padilha: Sobre o Twitter, Essa febre que se tornou, acho muito bom poder ver seus twits e twit cams sinto como vcs estivessem super proximos da gente , essa sensação é assim para vcs tbm????
(03:54:50) Inimigos da HP: Cris Padilha, acho que só dois do grupo não tem Twitter, e tem o oficial também que é o @inimigoshp. O dos integrantes é @sebahp, @cebolahp, @tochaihp, @gutorodrigues, @alemaoihp, @bonilhaihp. O Twitter aproxima bastante a gente do fã, fazemos muitas promoções lá.
(03:35:30) Lúzinha: Por que vcs decidiram colocar musicas infantis antigas nos shows ??? No som de vcs fica muito legal...bem dançante mesmo...Parabéns!!!!!
(03:51:36) Inimigos da HP: Lúzinha, infantil pra gente, né? Acho que muita gente nem conhece. (risos) A gente toca Xuxa, Balão Mágico, fazemos uma mistura de músicas dos anos 1980. Esse momento vira um tremendo carnaval em cima do palco e levanta até defunto! (risos)
(03:35:42) Moderadora / UOL:

Sebá, do Inimigos da HP, participa do Bate-Papo UOL (Crédito: Flávio Florido / UOL)
(03:46:08) Inimigos da HP: Para ver a agenda de shows, acesse http://ihp.com.br
(03:38:18) Inimigos da HP: Cantam e tocam "Zoodstock"
(03:41:21) Waddy: Vocês são formados em alguma profissão? Já fizeram faculdade?
(03:59:00) Inimigos da HP: Waddy, nos formamos em engenharia, publicidade, direito, administrador também. O Alemão fez duas faculdades até. Sebá: eu fiz pós-graduação em curtir a vida.
(03:44:38) Mah: qual a melhor cidade(lugar) q vcs ja fizeram o show??
(04:00:25) Inimigos da HP: Mah, o melhor é sempre o próximo, né? (risos) É difícil, porque cada show tem uma história diferente, emoções diferentes. Não dá pra comparar as gravações de DVDs também, já tocamos com outros artistas, em novos estados... Sem fazer média, não tem como dizer. Alguns shows são muito especiais mesmo e que venham os próximos.
(03:46:56) Arthur Gomes: Rapazes, como estão compondo suas músicas, vocês tem um certo receio de escrever alguma música que desagrade o amplo público que segue vocês?
(04:03:53) Inimigos da HP: Arthur Gomes, eu (Sebá) e o Guto compomos muito, acho que rola essa preocupação de colocar uma palavra boa. "Regininha", a música do Guto, teve essa preocupação sim, porque o refrão dela é um pouco... Diferente. "Zoodstock" preocupou a gente pelo palavrão também. A gente não sabia se a música ia andar, se a galera ia cantar. Demoramos para colocá-la no rádio, mas é o pagode mais tocado no Brasil há mais de um mês. O legal é que essa é uma música tão ou mais cantada quanto "Toca um Samba Aí". A gente só brocha de uma música quando o público não canta junto.
(03:50:09) nadu: quem vcs tem como inspiraçao?
(04:09:39) Inimigos da HP: nadu, essa pergunta é legal porque somos em muitos na banda, e cada um tem seu ídolo particular. É injusto falarmos de um ídolo do grupo todo, mas temos muitos artistas que serviram de referência para gente, como Fundo de Quintal, Zeca Pagodinho e Bete Carvalho. São muitas referências e acho que trazemos todas essas influências para o nosso estilo, é isso que dá esta salada mista da banda.
(03:51:35) Cíntia Marmól: Como q era no início, e como é hoje a relação do inimigos com os outros grupos de pagode? vcs sentiram preconceito ou desdém de outros colegas de profissão?! como lidaram com isso?
(04:11:46) Inimigos da HP: Cíntia Marmól, no começo sofremos um pouco esse preconceito. Primeiro sofremos preconceito das bandas que não entenderam como uns branquinhos estavam fazendo pagode e também do público, que também achava meio estranho. Hoje acho que temos grandes amigos no samba, mesmo tendo um estilo diferente. Assim como o rock, o samba também tem várias diretrizes e acho que o público hoje respeita nosso trabalho, mesmo que não goste. O respeito falta muito hoje em dia, não só na música, mas no mundo inteiro, né?
(03:55:40) Inimigos da HP: Cantam e tocam com exclusividade "Sexta-feira", música do novo álbum "Amigos da Balada".
(04:00:59) Tally: Vcs ainda vão pra balada?
(04:12:23) Inimigos da HP: Tally, quando dá, né? Mas é difícil, na verdade estamos sempre na balada, só que trabalhando. Quando rola uma festa bacana a gente acaba indo, ou mesmo em shows de outros artistas. Fomos no show do Fernando & Sorocaba outro dia também, é divertido.
(04:01:35) Mah: qual o maior sonho q vcs tem para o grupo?
(04:14:44) Inimigos da HP: Mah, sempre dá pra sonhar, né? Queremos fazer uma turnê internacional ou shows fora do Brasil, estamos buscando isso. Também queremos chegar em outras regiões do Brasil também, o país é muito grande! É um sonho de todos nós também poder puxar um trio em Salvador. Ano passado fomos indicados ao Grammy também, quem sabe não ganhamos algum dia? Acho que o principal é manter nosso ritmo e sempre trazer novidades para o nosso trabalho.
(04:08:10) Waddy: Sou fã da banda, arrebentam quando tocam!
(04:08:18) Tamy: oi... sou louca por vcs...
(04:08:25) laís martins: por favor, por favor, diz pro guto que ele tem composições perfeitas e que ele é um ótimo profissonal.. te amo gutoooooooooo
(04:08:29) MARY_BH: Todo mundo muito lindo como sempre!
(04:08:35) Danizimmermann: oi, parabéns pelo trabalho de vcs. sou super fã, e fui no show que vcs fizeram ano passado em são gabriel-RS. vcs são PERFEITOS*-*
(04:17:00) Inimigos da HP: Obrigado, galera!
(04:08:51) Ricardinho DG: ALO Rapaziada..to aqui no estudio gravando, e acompanhando vcs..!! Sucesso RApaziada..vcs merecem, citibank ja to hein...!! Fiquem com Deus.. abraço Do Ricardinho Demônios da Garoa!!
(04:16:10) Inimigos da HP: Ricardinho DG, obrigado! Você merece nosso carinho, nosso respeito e estamos devendo uma visita ao Bar Brahma também!
(04:18:44) Inimigos da HP: Cantam e tocam "Evidências", regravação que está no novo álbum "Amigos da Balada".
(04:21:16) Moderadora / UOL: O Bate-papo UOL agradece a presença do grupo Inimigos da HP e de todos os internautas. Até o próximo!