UOL Bate-papo

  • pessoas online
  • 7.577 salas abertas
  • 378.850 lugares

Bate-papo com convidados

BATE-PAPO COM Zezé Di Camargo e Luciano - 20/07/2010 às 18h00

Lançado há dois meses, "Double Face" é o novo trabalho dos irmãos e já contabiliza mais de 100 mil cópias vendidas. Em formato duplo, o álbum traz um CD com canções novas e regravações de músicas pouco conhecidas e outro com regravações de sucessos da música sertaneja dos anos 1980 e 1990. No Bate-papo UOL, os músicos Zezé Di Camargo e Luciano comentam o novo trabalho, falam de seus próximos projetos, explicam de onde veio a ideia de fazer uma versão com Luciano na primeira voz para "Do Seu Lado", do Jota Quest, e contam como é superar a marca de 30 milhões de discos vendidos no Brasil.

Assista o vídeo da conversa:

(06:05:17) Zezé e Luciano: Olá, tudo bem? Tudo certo?
(06:06:35) Zezé e Luciano: Para ver nossa agenda de shows, acesse o site http://zezedicamargoeluciano.uol.com.br/
(06:07:34) Zezé e Luciano: Tudo com a gente é duplo, "Dois Filhos de Francisco, CD duplo "Double Face", uma dupla de dois, duas horas aqui... (risos) Não tem nada melhor pra fazer mesmo essa hora, né? (risos)
(06:10:01) Zezé e Luciano: Sobre "Double Face": é óbvio qualquer artista falar bem do seu trabalho, qualquer número que o artista fala o público passa a ter isso como verdade, mas esse disco é realmente um dos mais vendidos do Brasil. A música "Tapa na Cara" já está há dois meses e meio em primeiro ou segundo lugar na listas de mais executadas do Brasil. No álbum, tivemos o atevimento de fazer um CD duplo, com trabalho gráfico bem feito e com músicas inéditas no primeiro e modões no segundo. O CD chama "Double Face" porque queríamos colocar os dois lados, músicas comerciais e populares e também os modões, que são músicas que adoramos cantar no nosso tempo livre.
(06:05:36) lincoln: zezé com surgiu esta ideia de fazer um album duplo ?
(06:05:47) prisina: Quem teve a ideia de gravar o cd doble face? priscilla de sao caetano/sp
(06:13:16) Zezé e Luciano: lincoln e prisina, a gente até pensa em desmembrar um do outro. Como o projeto duplo está muito bem, ainda não vamos separá-los, mas tínhamos muito medo de fazer um álbum só de versões. Não queríamos ocupar o espaço de um disco "normal" com um disco de "modões". Aí veio a ideia de juntar os dois num único trabalho. Quem quiser músicas inéditas terá, quem quiser reviver com a gente coisas que gostamos, também conseguirá. No fim, colocamos o projeto no mercado com um preço bastante acessível. No ano passado, vendemos 450 mil cópias e é um número assustador quando se trata do Brasil. Quando fizemos "Double Face", não queríamos deixar o valor pesado para o público, então procuramos fazer um bom acordo com a gravadora para não onerar os fãs. Muita gente faz material muito descartável para poder vender, mas nós não podemos abrir mão da qualidade, foi isso que nos consagrou.
(06:13:24) Zezé e Luciano: Essa turma nova que está chegando, que gosta de baixar música, também baixa as nossas, mas tem muita gente que tem a vantagem de ter um público comprador. Tem quem lance trabalhos hoje unicamente para a internet. Para a gente não interessa se vai estar online, o álbum físico é importante.
(06:14:37) Zezé e Luciano: Com os compositores, por exemplo, isso é uma injustiça é tremenda, porque nos discos mal feitos não tem nome, não tem créditos, enfim, o cara fica à mercê disso tudo. Eu sempre defendo os compositores porque eu era compositor, e é frustrante ouvir uma música no rádio e o compositor nem ser citado. A alegria de ouvir a sua própria música é maior que ser compositor de uma música e não ser creditado, mas incomoda muito. Quem não canta, quem só compõe, com certeza fica numa situação difícil.
(06:15:25) Zezé e Luciano: Tem compositor que entrega até a demo pronta, o arranjo pronto, aí o artista grava e faz sucesso com a sua música e o compositor é quem menos fatura com isso, já que CDs físicos hoje não vendem tanto e é daí que vem a porcentagem do compositor.
(06:16:44) Zezé e Luciano: Sobre os modões de "Double Face": nós fizemos questões de trazer os mesmos arranjadores e músicos que trabalharam nas canções dos anos 1980, só um ou outro que não toparam, ou infelizmente não estão mais entre nós. Então fizemos um trabalho realmente bem fiel.
(06:05:45) eliane amarante: Zezé já decidiu a nova música de trabalho ??? Tão Linda e Tão louca ou Mentes Tão Bem ??? eeeeeeeeeeeee
(06:19:49) Zezé e Luciano: eliane amarante, o Zezé fez uma brincadeira em nosso twitter, @zcloficial, mas eu, Luciano, gosto muito de "Tão Linda e Tão Louca"! Acho que agora "Mentes Tão Bem" era uma ótima para trilha sonora.
(06:06:25) Biciazcl_Chat_msn: Ola, meninos!!td bem??como e pra vcs ver o carinho das fãs ate pela internet??
(06:21:42) Zezé e Luciano: Biciazcl_Chat_msn, Zezé: não é que eu seja arredio, mas eu não tenho muito tempo para ficar na internet e sou mais conservador com relação a isso. Nos últimos meses eu tenho ficado impressionado com a resposta, é uma ferramenta que não pode ficar de lado. Luciano: temos de lançar mão de todas as ferramentas de mídia hoje, mas sem abrir mão das tradicionais. Eu sempre gostei muito de internet, ela aproxima as pessoas mesmo à distância. Quanto a internet surgiu, todo mundo achava que as pessoas iam ter só amizades virtuais, mas não é verdade. Muitas fãs que já acompanhavam a gente há muito tempo só entrou em contato com a gente pelo Twitter ou por promoções que nós mesmos promovemos.
(06:16:02) renan: zeze pra vc é facil compôr uma musica?
(06:24:30) Zezé e Luciano: renan, compor é um estado de espírito. Tem dia que é super fácil, tem dia que não é. Se eu sentar para fazer uma música, com certeza eu farei, porque já existe uma prática adquirida. Só que não dá pra saber se será uma música boa ou não, né? Muitas vezes você faz música por obrigação, mas não é legal, o bom é quando ela surge. Eu estou sempre compondo, tenho gravado inclusive com outros artistas e acho legal a dupla gravar músicas de outros compositores também. Já quisemos lançar uma coletânea só com músicas do Zezé, mas ele sempre teve esse cuidado, de não ter só músicas dele ou da maioria ser dele.
(06:16:57) Moderadora UOL: Pergunta do Twitter: @denisecamargodf: ZEZÉ COMO FOI A ESTREIA DA SUA FILHA CAMILLA.COMO VC SE SENTIU?
(06:27:31) Zezé e Luciano: @denisecamargodf, eu estive ontem na peça. Aliás, vou avisar, o musical "Zorro" está em cartaz no Teatro das Artes no Shopping Eldorado. A Camilla sempre fez as coisas muito na dela, se formou em rádio e TV, está protagonizando o musical e está cantando muito. Ela é a protagonista do musical e tive uma grata surpresa, ela nunca cantou em casa e está lá cantando muito! Luciano: como ela sabe que eu gosto muito de teatro, sempre conversávamos muito, mas eu não imaginava que ela estivesse neste nível. Choramos várias vezes ouvindo a voz dela. Sabíamos que ela encantava, mas que ela cantava, não!
(06:28:36) Moderadora UOL:
Lançado há dois meses, "Double Face" é o novo trabalho de Zezé Di Camargo e Luciano e já contabiliza mais de 100 mil cópias vendidas (crédito: Débora Costa e Silva/UOL)
(06:17:13) josi: qual foi a melhor fase da carreira de vçs ?
(06:30:03) Zezé e Luciano: josi, agora, sempre é o agora. Estamos encarando como se fosse um começo. Temos uma fase de se deslumbrar com tudo no começo da carreira, e isso está diferente agora. A expectativa para as coisas acontecerem é muito maior, para um show, para um CD. Zezé: às vezes me perguntam qual a motivação para trabalhar, mas cantar é a motivação mais contagiante. Quando você está no palco e vê milhares de pessoas jogando energia para você, é muito gratificante. A música exerce fascínio sobre as pessoas. Nestes 19 anos ficamos felizes de saber que nossa carreira continua em evidência.
(06:17:47) anapaulazcl: Qual foi o melhor show de vcs esse ano ???
(06:33:26) Zezé e Luciano: anapaulazcl, tocamos pelo 14º ou 15º ano consecutivo em Jaguariúna, mais nenhum outro artista fez isso. Lá o público é maravilhoso! Americana também foi ótimo. Todos os shows são importantes, não dá pra dizer um só. O Milton Nascimento foi muito feliz quando disse que o artista deve ir onde o povo está, e acho que os artistas populares como nós devem considerar todos os shows importantes, mesmo os pequenininhos, porque estes são importantes também para os fãs.
(06:21:31) Mércia: O que vcs acham desse estouro que é o sertanejo universitário?
(06:37:45) Zezé e Luciano: Mércia, as novas duplas sertanejas usam muito a gente como referência. Eles colheram em nosso trabalho uma informação para eles, eu não menosprezo de forma alguma. Só acredito que dentro de um movimento musical alguns vão ficar, outros irão. Nós não queremos entrar numa onda de modismo. Antes eles regravavam nossas músicas só acelerando o pitch. A grande mídia é que colocou esse rótulo nestes artistas. Luciano: estes dias eu conversava com alguns amigos e eu citei algumas pessoas em quem eu apostava. Tem uma pessoa na música serteaneja que com certeza vai conseguir fazer essa transição do público jovem para o público adulto, assim como eu e o Zezé conseguimos. Não só fizemos a transição como a renovação. Temos fãs de todas as idades. O Luan Santana vai, sim, conseguir fazer essa transição toda. Ele faz sucesso no rádio, na internet e leva público para todos os shows.
(06:39:36) Zezé e Luciano: Zezé: o que é jovem ou o que é moderno é muito relativo. Beatles e Rolling Stones sempre são modernos. O que existem são pessoas velhas que descobrem as músicas que sempre estiveram lá. Nós já gravamos com Ivete Sangalo, Chico Buarque, Nando Reis... Temos uma história que, gostando ou não, deve ser respeitada.
(06:40:44) Zezé e Luciano: Sobre a regravação de "Do Seu Lado": Luciano: o Zezé deu a ideia de regravarmos a música e fizemos uma versão ao vivo. Nós captamos a música num show ao vivo e finalizamos no estúdio.
(06:29:31) Érica: Quais os planos deles para os 20 anos de carreira?? Bjos
(06:41:56) Zezé e Luciano: Érica, nós não fazemos muitos planos, as coisas aconteceram na nossa vida de forma meio instantânea. 20 anos de carreira devem sim ser respeitados e agradecidos, mas não estamos pensando em nada específico ainda. Vamos começar a pensar a partir de agora!
(06:29:59) NathyZCL: O que vocês acham de estar atingindo o público jovem? Eu por ex. tenho 16 anos e amoooo vcs!! Nathália - Recife-PE
(06:44:03) Zezé e Luciano: NathyZCL, na verdade, Zezé Di Camargo & Luciano já está passando para uma nova geração mesmo. Muitas pessoas que tinham sua família começaram a gostar da gente, levaram a música para seus filhos, o filme "Dois Filhos de Francisco" renovou novamente nosso público e sempre ficamos de olho em renovar nosso público. Numa pesquisa feita há uns três anos sobre o perfil do jovem, fomos apontados como artistas mais ouvidos.
(06:44:49) Moderadora UOL:
Zezé Di Camargo afirma que as novas duplas sertanejas os usam como referência (crédito: Divulgação)
(06:31:03) Moderadora UOL: Pergunta do Twitter: @LeticinhaCorrea: Queridos,vai ter mesmo a continuação de "Dois filhos de Francisco"???
(06:45:37) Zezé e Luciano: @LeticinhaCorrea, por enquanto, não. Esse comentário surgiu, mas não temos a intenção de dar continuidade ao filme. Tudo o que tínhamos para falar da nossa história está ali. O sucesso do Zezé Di Camargo & Luciano, que é o que vem depois, todos vocês conhecem. Dentro do cinema, o documentário tem crescido bastante também, mas por enquanto não vemos a necessidade de produzir algo assim.
(06:30:20) EmanuellaPE: Tem alguma música que já gravaram e hoje não gravariam mais? Porque? Beijosss, Emanuella, GARANHUNS-PE
(06:47:09) Zezé e Luciano: EmanuellaPE, é difícil falar, porque são tantas! Em todo CD tem uma ou duas que você faz que você acaba dando uma "puladinha". Luciano: a gente só acaba revisitando o que foi mais sucesso, mas para mim não existe uma música que eu não gravaria novamente.
(06:33:46) Tamara_PortoAlegre: Como vcs se sentem ao verem na plateia milhares de pessoas enlouquecidas cantando suas músicas?
(06:52:10) Zezé e Luciano: Tamara_PortoAlegre, sempre digo que o show é o grande ápice do artista. Quando você chega diante de uma multidão de quinze ou vinte mil pessoas, é muito especial. Nós temos mais de 86 sucessos na boca do povo, já catalogamos isso. Sempre o povo reclama de músicas faltando nas apresentações. É difícil um artista atingir essa marca! Temos fã clube no Peru, músicas regravadas em toda a América Latina, na Espanha também... Temos uma música chamada "Volando Sin Asa" que faz muito sucesso na Argentina e no Uruguai entre os caminhoneiros.
(06:34:43) Rodolpho Mendes: Luciano, como anda a corrente da leitura que vc lançou??
(06:55:07) Zezé e Luciano: Rodolpho Mendes, quando comecei a cuidar das novas mídias relacionadas à dupla, o pessoal começou a me pedir dicas de livros pois sabem que eu gosto de ler muito. Aí criei uma corrente de leitura, pedi para a galera escolher os temas dos livros que eles queriam ler e fiz listas de livros. Ao final, elegemos cinco livros e mandamos para alguns seguidores nossos do twitter e ela passa adiante para alguém que esteja no Twitter também, seja nosso seguidor ou não. Assim os livros vão se espalhando por si só. Eu gosto de fazer gincanas com um fundo social por trás.
(06:56:31) Zezé e Luciano: É uma das ações que eu mais torço para que dê certo. As pessoas julgam que quem está na internet deixa de ler livros, e não é por aí. Eu conheci muita coisa através da internet, fui conhecer realmente Clarice Lispector através da internet. Eu agradeço, aliás, às pessoas que entraram na corrente e torço para que o pessoal participe da próxima!
(06:56:47) Zezé e Luciano: Zezé: eu tô lendo um livro aí, o "Kama Sutra", foi indicação do Luciano. (risos)
(06:38:19) CamilaZCL: Há possibilidades de fazer parceria com alguma dupla desse "novo sertanejo"? |Franca-SP|
(06:58:02) Zezé e Luciano: CamilaZCL, parcerias musicais são importantes, mas tem que ter uma identidade em comum. Estamos abertos a negociações, mas o mais importante é a identidade mesmo. Do sertanejo já cantamos com todo mundo.
(06:38:59) Anjo: Zeze fui no ano passado em seu cruzeiro e consegui tirar uma foto com vc minha filha quase morreu.... ate chorou... vamos em 2011 no cruzeiro espero que ela consiga uma foto com vcs
(06:39:05) michele POA/RS: queridos, estamos anciosas com o show em Poa, como sempre estamos na segunda fila, esperamos poder chegar perto de vcs de novo.
(06:39:14) lirian44: hj aniversari de minha filha 26 anos ela é doente por vcs e tem todos os discos e cds
(06:59:13) Zezé e Luciano: lirian44, manda parabéns para ela!
(06:39:32) Angel: Oi,parabéns pelo novo e grande trabalho..
(06:39:56) Lucas: q Deus continue abençoando vcs pra levar alegria a todos nos sertanejos de coração
(06:39:34) cris: tenho um mp3 com todos os cds todo dia d manha quando vou trabalhar ja comeco meu dia bem,pq vou ouvindo vcs.
(06:59:22) Zezé e Luciano: cris, isso aí!
(06:33:37) foccer: Zezé Como vc se sente depois de ter passado o sufoco da cirurgia? vc está cantando demais!
(06:42:29) Bernardo Vignoli: Zezé, vc se recuperou por completo do problema em suas cordas vocais?
(07:04:27) Zezé e Luciano: Bernardo Vignoli e foccer, o que eu tive nas cordas vocais foi muito mais um problema psicológico do que físico. Eu tive um cisto congênito, nasceu comigo, que não me atrapalhava no canto, mas com o tempo ele foi necrosando e aí sim passou a atrapalhar. Fiz uma microcirurgia à laser em que fiquei duas semanas só sem cantar e uma sem falar. Tudo foi simples e rápido. Parece que tem gente aí só para polemizar! O CD novo está aí, os tons em que eu cantei neste álbum poucos artistas atingem. Sou eu, o Chitão e o Edson. O resto que tentar cantar neste tom é balela, então por favor, esqueçam esse assunto! (risos) Luciano: se o Zezé não tivesse tocado no assunto, isso ia passar desapercebido. Poucos cantores assumem isso de forma tão sincera quanto o Zezé. Muitos artistas tiveram problemas como este e esqueceram. No ano em que ele fez a cirurgia ele fez todos os shows, não cancelou nada, tiro o chapéu para ele. Como irmão e defensor, comprem o CD e assistam ao show pessoalmente para comprovar.
(07:05:37) Zezé e Luciano: Zezé: muita gente fez cirurgia e ninguém nem ficou sabendo. Quis ser transparente para avisar ao meu público e talvez esta minha franqueza não tenha sido a melhor coisa, mas sou um cara de superação e vou me superar cada vez mais.
(07:06:19) Zezé e Luciano: Por favor, imprensa do Brasil inteiro, não vamos mais falar sobre isso! (risos)
(07:00:27) Pietro Ceará: Vocês algum dia já pensaram em separar a dupla, e seguirem carreira solo.
(07:07:16) Zezé e Luciano: Pietro Ceará, nunca! Nossa dupla vai existir até virar quarteto. (risos) A gente brinca com isso, que vamos ser nós dois e duas enfermeiras para segurarem o soro atrás. (risos)
(07:00:06) Moderadora UOL: Pergunta do Twitter: @otiliavieira: E as fãs q seguem seguem seguem há muito tempo como é lidar conosco??
(07:09:11) Zezé e Luciano: @otiliavieira, a única coisa que é complicada é que sempre que elas encontram a gente, elas querem foto! (risos) Tem gente que já deve ter vários álbuns com a gente. Às vezes a gente entra no show com cara de Brad Pitt e sai com cara de Zé do Caixão, aí não dá, né? Luciano: Brad Pitt não é lá essas coisas, não! Sou mais um Cauã Reymond, está arrebentando em "Passione" (Globo). Zezé: por favor, só peçam fotos quando a gente estiver bonitinho! A idade já não ajuda né, gente?
(07:00:27) lucarvalho: Vcs se sentem plenamente realizados profissionalmente?
(07:11:05) Zezé e Luciano: lucarvalho, Zezé: profissionalmente, ainda não. O trabalho é reciclável e nunca podemos nos contentar com o que conquistamos. Isso não é egoísmo, é uma questão de superação profissional. Pessoalmente, eu sou muito realizado, tenho uma família linda, filhos maravilhosos e posso afirmar que 90% das coisas que surgem na imprensa, nas fofocas, é mentira.
(07:13:34) Zezé e Luciano: Luciano: o Zezé disse exatamente o que eu penso. No âmbito pessoal, estou casado com a mulher que eu amo, a Flávia, formando uma família nova, sei que vou ver meus filhos crescendo de perto, coisa que não fiz com meus outros filhos. Na vida profissional, por mais que seja um momento feliz, estamos sempre querendo mais, sempre primando por fazer mais e melhor. O show desse ano tem que ser melhor que o do ano passado e por aí vai.
(07:14:41) Zezé e Luciano: Zezé: Quero agradecer a todos vocês pela presença, pelo carinho e pela atenção em tudo o que a gente faz. A gente vive isso 24 horas por dia. Depois da nossa família, a dupla é a coisa mais importante de nossas vidas.
(07:14:55) Zezé e Luciano: Luciano: siga o @zcloficial e compre CD original! (risos)
(07:15:25) Zezé e Luciano: Confira a agenda de shows completa em http://zezedicamargoeluciano.uol.com.br/
(07:16:24) Moderadora UOL: O Bate-papo UOL agradece a presença de Zezé Di Camargo e Luciano e de todos os internautas. Até o próximo!
Produtos UOL
Antivírus
Backup
Assistência Técnica