UOL Bate-papo

7.825 salas abertas pessoas online 391.250 lugares

Bate-papo com convidados

BATE-PAPO COM Alexandre Pires - 23/01/2008 às 16h00

Alexandre Pires

Depois de uma longa turnê no exterior, o cantor volta ao Brasil, deixa de lado as canções latinas e retoma sua carreira cantando os estilos que o consagraram, romântico e samba. Gravado em janeiro de 2008 na cidade natal de Alexandre, o novo CD e DVD "Em Casa" traz 21 faixas -13 regravações e 8 inéditas- e convidados bastante especiais como Alcione, Ivete Sangalo, Revelação, Daniel, entre outros.

  • Visite site oficial do compositor
  • Veja o clipe de "Vem Me Amar"
  • UOL Megastore: Compre músicas do artista
  • Ouça os sucessos de Alexandre Pires
  • Cante com o músico
  • Leia os destaques da conversa
  • Assista ao vídeo do papo

    Participaram do Bate-papo 2929 pessoas


  • (04:21:03) Alexandre Pires: As minhas expectativas para o projeto "Em Casa" são as melhores possíveis. Este é o meu primeiro DVD depois que sai do SPC há sete anos. Ele foi gravado no dia do meu aniversário em Uberlândia, minha terra, uma cidade do Triângulo Mineiro. Por coincidência todos os convidados tinham aquela data disponível. A noite foi maravilhosa. Estou super feliz de poder registrar este projeto em minha cidade natal onde eu comecei minha carreira.

    (04:08:57) Nandinha: Tenho todos os seus cds, curto muito suas músicas, vc é um sucesso

    (04:22:37) Alexandre Pires: Nandinha, obrigado, um beijão...

    (04:18:55) Pri Cunha - RJ: Alexandre, o local escolhido para a gravação do seu DVD foi sua terra natal. O repertório também inclui várias músicas de compositores da cidade. Qual a importância que Uberlândia tem na sua carreira, especialmente no momento atual?

    (04:26:17) Alexandre Pires: Pri Cunha - RJ, Uberlândia é a minha alma musical. Onde nasci e cresci. É muito especial gravar este projeto e uma forma de retribuir este carinho que o público de lá sempre teve comigo. Desde os primeiros trabalhos que gravei no SPC sempre fiz questão de dar oportunidade aos compositores de Uberlândia. É um prazer mostrar o trabalho destes artistas para o Brasil todo e até para o mundo. Estes parceiros de Uberlândia são músicos já consagrados. Quando iniciei na música eles já faziam música. Mas o grande prazer é divulgar o trabalho destes compositores. Não tenho uma preferência para compositores consagrados, gravo tanto estes como compositores anônimos.

    (04:19:47) Suelen: Alê, quero lhe desejar toda sorte do mundo neste seu novo projeto. Sou presidente do Fã-Clube Estrela Guia, de Rio Grande/RS e todo o fã-clube está mandando um beijão pra vc! Estamos lhe esperando aqui no sul, ok? Bjão!

    (04:26:46) Alexandre Pires: Suelen, um beijo para você e para as meninas daí. O pessoal do Sul sempre me deu uma carinho muito grande.

    (04:23:16) Orfeu: A sua agenda de shows a partir de agora será voltada para o Brasil?

    (04:27:11) Alexandre Pires: Sobre a turnê: Lançaremos em SP, depois vamos para o RJ e o Brasil todo. Olhem meu site: alexandrepires.uol.com.br.

    (04:28:47) Geovanna/UOL:

    Alexandre Pires fala sobre sua volta ao Brasil com o CD e DVD "Em Casa" (Flavio Florido/UOL)

    (04:19:58) Hugo Maranhense: Alexandre, como fica a sua carreira internacional com a gravação do DVD para o Brasil? Via conciliar ou dará uma parada nos shows no exterior?

    (04:28:06) Alexandre Pires: Hugo Maranhense, nos últimos sete anos meu trabalho está mais fora do Brasil. Foi uma oportunidade de levar o meu trabalho para fora, mas é muito difícil conciliar com o trabalho daqui. Então este projeto está fincado no Brasil, os shows e todo o trabalho promocional será aqui.

    (04:18:57) May_Abadia: Olá, Parabéns por esse sucesso... Q Deus e Nossa Senhora da Abadia te proteja... Qual sua expectativa para a volta ao Brasil?

    (04:30:46) Alexandre Pires: May_Abadia, aprendi algumas coisas com este trabalho internacional. É importante não perder suas raízes e ter muita garra. É importante que entendam que eu sou feliz, independente de tudo, me encontro no melhor momento de minha vida. Estamos trabalhando neste projeto há dois anos e o ano de 2008 foi o ano em que pudemos realizar com calma. A turnê internacional ainda não acabou. A partir de março iniciamos aqui. O samba e o pagode são a minha raiz musical, a minha paixão maior.

    (04:25:43) LiLi: Quero muito o seu DVD, já está a venda?

    (04:31:35) Alexandre Pires: LiLi, está em processo de finalização. Depois do carnaval estará pronto e no início de março estará disponível para vocês.

    (04:26:22) Udia-MG: Alexandre tudo bem ?... Sou da nossa querida Uberlândia, gostaria de saber porque voltar com o Samba & Pagode ao invés do Pop Latino e como você vê o cenário musical de Uberlândia hj (diferente de quando vcs começaram) e no Brasil ?

    (04:34:35) Alexandre Pires: Udia-MG, o meu trabalho está mais pop e romântico. Mas a minha raiz maior sempre foi o samba, por isso a minha vondade de realizar em casa. Como sou de Uberlândia, a música sertaneja sempre esteve em minha vida também. É uma cidade bonita, de gente boa e de talento. O cenário musical de lá precisa de mais apoio e espaço para o pessoal realizar o seu trabalho.

    (04:35:51) Alexandre Pires: Sobre a pirataria: Está difícil. Mas ela também serviu para que as companhias de discos, artistas e compositores se unam para buscar novas alternativas. A internet está aí e deve ser usada da forma mais positiva possível. Tomara que o futuro da música seja como futuro da informática e da tecnologia. Mas com certeza é complicada esta questão da pirataria, mas surgirá novas alternativas.

    (04:39:13) Geovanna/UOL:

    Alexandre Pires fala sobre os preparativos para o lançamento do trabalho "Em Casa" (Flavio Florido/UOL)

    (04:27:12) Cinthya: Hello! Ale agora estou morando no EUA, então nada de carnaval, né??

    (04:36:41) Alexandre Pires: Cinthya, lá tem bailes de carnaval das comunidades brasileiras e show de artistas brasileiros. Mas sempre depois do carnaval porque os artistas nesta época estão por aqui.

    (04:27:37) Furacão: Vc tem algum sonho tipo daqueles "quase impossível"?

    (04:37:19) Alexandre Pires: Furacão, tenho um sonho, mas não é impossível. Nos últimos tempos estava quase impossível, mas agora dá. Que é ver o Mengão campeão.

    (04:30:29) janah: E o amor... como anda Ale?

    (04:22:23) Alexandre Pires: O coração está a mil... é uma garota de Uberlândia. No fim do ano pretendemos nos casar.

    (04:30:53) MARCIO PIRES: Alexandre, vc já tem data do início dos shows de divulgação do seu DVD? Abraço féra

    (04:38:12) Alexandre Pires: Marcio Pires, não tem a data, mas lançaremos o projeto em março.

    (04:31:14) DEUS GREGO BLACK25: Tenho uma curiosidade, pq vc não modifica seu cabelo ou seja muda o visual?

    (04:39:01) Alexandre Pires: Deus Grego Black25, eu até tentei deixar o cabelo crescer, mas é muito mais fácil e prático o cabelo raspado. Cabelo de negão dá um trabalho extra né. Até que tentei por uns dois ou três meses, mas não deu.

    (04:32:45) Pri Testa - PR: Ale, você que esteve um tempão fora do Brasil, com certeza dá pra sentir diferença na cultura e costumes da população estrangeira, que mais te chamou a atenção em relação a isso?

    (04:41:04) Alexandre Pires: Pri Testa - PR, o povo americano é muito metódico, um pouco mais frio, não que não sejam boas pessoas, mas tem um jeito diferente de ser do latino. Os porto-riquenhos e paraguaios são semelhantes aos brasileiros, gostam de festa e shows. A comida de Porto Rico é semelhante a daqui. Já nos EUA é sanduíche e hamburguer. A gente sente um pouco esta diferença.

    (04:54:07) Geovanna/UOL:

    Alexandre Pires diz que tem vontade de se reunir com o Só Pra Contrariar (Flavio Florido/UOL)

    (04:37:53) pau henrique: Quais são as suas expectativas para o mercado fonográfico para o ano que inicia?

    (04:42:26) Alexandre Pires: pau henrique, a expectativa é boa para o mercado fonográfico e para shows. Não só eu como todos os artistas temos muita fé e esperança. Hoje os artistas que estão começando tem a possibilidade de registrar o seu trabalho. Sinto que vai ser um ano muito bacana, o oito é o meu número de sorte.

    (04:43:55) Alexandre Pires: Sou um pouco supersticioso. Em meus shows sempre entro com o pé direito. Todos os dias agradeço a Deus ao me deitar e ao despertar.

    (04:38:07) loirinha: Qual a música do seu CD q vc acha parecida com vc?

    (04:46:24) Alexandre Pires: loirinha, o repertório está muito bacana, tem os grandes sucessos do SPC, como "Mineirinhos sai da minha aba", "Final feliz" etc. e as músicas novas como "Eu me rendo" composta pelo Bruno do Bruno e Marrone. Como gosto muito das músicas dos anos 80, sempre gravamos no SPC músicas internacionais em ritmo de pagode. O Luis Silva fez uma versão de uma música do A-Ha. Ela se chama "Estrela Cadente". Eu a mandei para a Ivete Sangalo que curtiu e fez o dueto comigo.

    (04:48:16) Alexandre Pires: A Ivete Sangalo co-participa da direção deste projeto. Certa vez quando ela foi para Uberlândia começamos a bater papo e assim começou a me ajudar neste projeto. A direção é da Joana Mazzuchelli. O CD e DVD "Em Casa" está muito bacana.

    (04:39:28) bsb: QUAL SEU ÍDOLO MUSICAL?

    (04:49:20) Alexandre Pires: bsb, gosto da Alcione que inclusive participa deste projeto. Também gosto do Emílio Santiago e da Elis Regina. Desde criança os ouço por meio de meus pais e parentes. Outro grande ídolo e interprete é o Roberto Carlos.

    (04:49:56) Alexandre Pires: Tenho ouvido muita coisa em Uberlândia, samba, sertanejo e música instrumental. Agora estou ouvindo bastante música brasileira. Sou eclético, gosto de tudo.

    (05:02:04) Geovanna/UOL:

    Alexandre Pires comenta os detalhes do CD e DVD "Em Casa" (Flavio Florido/UOL)

    (04:39:46) Louise-MS: Oi Alê!!! Depois desse grande projeto que acabou de ser realizado, você acha que tem alguma possibilidade de você e os meninos da primeira formação do SPC se reunirem para um novo trabalho ou uma turnê rápida??? beijo grande!!

    (04:52:00) Alexandre Pires: Louise-MS, é um sonho, espero que se torne realidade. O Só Pra Contráriar com o meu irmão está tocando muito bem e é a minha eterna paixão. É um sonho super possível basta sentar e se organizar para quem sabe realizar uma turnê. Tenho um grande carinho por eles. Podem ter certeza que está prestes a se realizar.

    (04:40:55) GABHY: O que vc pensa dos negros na música brasileira? Vc já foi vítima de racismo ou preconceito racial?

    (04:54:58) Alexandre Pires: Gabhy, a cultura afro esteja onde estiver é muito importante, muito válida. Tudo o que for feito para que tenhamos mais espaço e oportunidades será válido. Infelizmente o preconceito ainda existe em nosso povo e também no mundo. Também tem o preconceito social, esta briga pelo poder, e o religioso, é um buraco sem fim. Mas o que queremos é paz e que todos se amem independente da cor, da religão etc. O único caminho é Deus. A cultura negra é importante, tem que ser mostrada. E o negro tem que ter orgulho por si próprio e tem buscar o seu espaço. Eu sinto que no Brasil o negro tem atitude, isto é muito importante. Vejo na novela das oito os atores negros lindos contracenando com os outros. É importante buscar o seu espaço com garra e determinação mostrando que somos todos iguais.

    (04:56:51) Alexandre Pires: Sobre o preconceito nos EUA: Quando se fala em segregar, separar, eles são mais claros. Mas não é só na questão racial, é também a questão social e religiosa. Isto infelizmente é uma doença que faz parte da cultura de muitos países. A África sofre muito com isso. Mas o preconceito independente de como é escancarado é igual em todo o lugar.

    (05:05:07) Geovanna/UOL:

    Alexandre Pires elege os shows mais emocionantes de sua carreira no exterior (Flavio Florido/UOL)

    (04:47:37) Pri Testa - PR: Como foi o processo de escolha do repertório e dos artistas para a gravação do seu DVD? Ah e parabéns pelo DVD lindo e muito obrigado pelo carinho e atenção de sempre com todo o seu Fã Clube!!! Bjinhus...

    (04:59:43) Alexandre Pires: Pri Testa - PR, o CD e DVD "Em Casa" tem a participação de dois cantores de Luanda, Angola. O Anselmo Ralph e o Yola Araújo. A música africana ou angolana é muito rica. Tem o seu sabor. A dança que é muito rica. A Perlla é muito bacana, foi uma honra contar com ela neste projeto com um funk melody. E também o grupo Revelação que tem muito talento. Todas as participações foram especiais, tudo se encaixou.

    (04:48:01) MaNutri: Querido, como você se sentiu todo esse tempo longe dos fãs brasileiros? Bjs

    (05:00:58) Alexandre Pires: MaNutri, não foi fácil, estou com uma vontade, uma garra e uma alegria tremenda de voltar a trabalhar aqui. A possibilidade de viajar o Brasil todo e cantar aqui é uma alegria enorme.

    (05:02:39) Alexandre Pires: Sobre os brasileiros no exterior: Eles chamam a atenção em qualquer lugar do mundo. Os gringos e latinos adoram o samba, mas os brasileiros fazem um barulho que é só nosso. Uma energia e sensação de patriotismo, saudade de casa. Depois dos shows eles vão ao camarim e dá uma sensação de que já os conhecia. Mas todos sabem que um dia o bom filho a casa volta. Eu tenho residência em Miami, o clima de lá é mais tropical, tem mais a ver comigo.

    (04:49:28) *Rosinha*: Desse tempo que vc passou fora do brasil qual foi o Show que mais te emocionou??

    (05:05:33) Alexandre Pires: *Rosinha*, o festival de Vina Del Mar de 2005 no Chile me emocionou muito. Foi uma noite de rock'n'roll e eu era o único artista romântico. O público era muito exigente formado também por compositores e artistas da música. Foi a segunda vez que fui lá, a primeira foi com o SPC. Ganhei três prêmios naquele dia. Foi uma choradeira, uma noite muito bonita.

    (04:53:07) JANY: Um vídeo que circula na internet mostra vc e o Fã Clube após a gravação do DVD em um momento em que vc se emociona ao agradecer a presença de fãs vindos de várias partes do Brasil. Como é a sua relação com os seus fãs?

    (05:07:08) Alexandre Pires: Jany, a minha relação com os fãs é a melhor possível. Quando os encontro sempre falo para eles que não tenho palavras para agradecer o carinho. Sou muito grato às pessoas que acompanham o meu trabalho há tantos anos. Tenho muito respeito e carinho por vocês. Para o artista que acredita no que faz e faz com carinho, o respeito do fã é fundamental.

    (05:10:27) Geovanna/UOL:

    Alexandre Pires está confiante que 2008 será o ano do pagode e do samba no Brasil (Flavio Florido/UOL)

    (05:08:55) Alexandre Pires: Sobre saias justas com fãs: Teve um rapaz do Mato Grosso que foi para minha cidade e montou uma barraca em frente a minha casa. Eu não estava lá. Depois de uns dias a minha mãe o chamou para dentro de casa e depois me descreveu a sua alegria. Sempre que vejo algo assim me coloco no lugar dos fãs. O carinho dele me tocou muito.

    (04:54:58) Cris Sergipe: Alexandre, vc tem planos de fazer turnê aqui no nordeste??

    (05:09:18) Alexandre Pires: Cris Sergipe, com certeza, vamos rodar o Brasil todo neste ano com este projeto.

    (04:57:47) GABHY: Dos grupos novos de pagode, qual vc curte mais?

    (05:12:35) Alexandre Pires: gabhy, gosto do Quinteto em Preto e Branco, Exatasamba, Sorriso Maroto e Fundo de Quintal. O nome do SPC veio de um samba do Fundo de Quintal. Mas tem muita gente bacana. Este ano promete para o samba e pagode no Brasil. Hoje o mercado é diferente, os grupos de samba estão mais profissionalizados. Sempre tive a preocupação com a qualidade do nosso samba. A nossa referência maior no exterior é o samba e a bossa nova. O samba merece respeito e valor. Existem diversas maneiras diferente de se fazer samba, que o diga Benito Di Paula, Demônios da Garoa, Jamelão etc.

    (05:00:25) Rena Albu: Alê, qual será a primeira música de trabalho???

    (05:13:20) Alexandre Pires: Rena Albu, está complicado, ainda não sabemos. Aos 45 do segundo tempo escolheremos a música. Vocês vão nos ajudar a escolher.

    (05:14:08) Alexandre Pires: Obrigado a todos os internautas ligados no UOL. O meu site é alexandrepires.uol.com.br.

    (05:14:12) Geovanna/UOL: O Bate-papo UOL agradece a presença de Alexandre Pires e de todos os internautas. Até o próximo!

    Hospedagem: UOL Host