UOL Bate-papo

  • pessoas online
  • 7.577 salas abertas
  • 378.850 lugares

Bate-papo com convidados

BATE-PAPO COM Ricardo Cruz - 13/07/2005 às 17h00

Ricardo Cruz, especialista em animês e mangás

O universo pop japonês, representado por mangás, animês (desenhos animados, muitos deles baseados nas histórias dos mangás) e cosplays (fãs que se fantasiam como seus personagens preferidos), invade São Paulo e Rio de Janeiro com quatro eventos. Ricardo Cruz, um especialista em quadrinhos japoneses e série de ação do mesmo gênero, está na organização destes eventos e comenta com outros fãs como serão os encontros.

Saiba mais sobre os eventos

(05:08:24) Ricardo Cruz: Fala ae galera! Estou aqui para papear sobre anime, tokusatsu, mangás, eventos, música japonesa e o que mais vier à cabeça! Bóra?
(05:09:09) Pirata à Procura: boa tarde
(05:09:24) Flavio_Doria: Fale um pouco sobre a revisya Gyodai.
(05:09:26) Dwine: Fala Cara blz !!!
(05:11:01) Ricardo Cruz: Flávio, a revista é especializada em super heróis japoneses (de National Kid à Jaspion, Changeman, passando por Ultraman, etc). Eu e o Rodrigo, que também edita a Gyodai, queremos oferecer um conteúdo diferenciado sobre o tema, que sempre foi tratado pela mídia apenas como curiosidade retrô. Espero que dê certo! A revista estará disponível no Anime Friend e Animecon.
(05:11:15) Sah-chan ^_^: O que você acha que os animes/mangás têm para ser tão adorados?
(05:11:16) Ricardo Cruz: Fala Dwine!
(05:13:07) Ricardo Cruz: Sah-chan, acho que os temas abordados por essa indústria de entretenimento japonesa são próximos aos que nós sentimos. Mesmo que um super herói tenha que salvar o mundo, a maior parte do tempo ele é um cara com sentimentos comuns e vive situações que todos passam na vida. Esse, pra mim, é um dos fatores. Tem o lado estético também que é fantástico e atrai cada vez mais pessoas também.
(05:13:10) Flavio_Doria: Voce acredita que com o crescente número de fãs de produções japonesas aqui no ocidente, os Anime Songs podem vir a ter um certo espaço na mídia ocidental (radio, tv, gravadoras...)?
(05:14:46) Ricardo Cruz: Flávio, humm... Acho que pode se criar um nicho que fãs que gostem tanto desse gênero musical (sim, porque os anime songs compõem um gênero específico) que venham a consumir produtos específicos para eles. Mas ainda não estamos nesse nível.
(05:14:46) Flavio_Doria: Ultimamente no Japão, cantores e bandas do gênero J-Pop estão cada vez mais presentes entre os temas musicais de animes e até mesmo live-actions, o que muda bastante as características musicais tradicionais dessas produções. Qual a sua opinião a respeito dessa "invasão pop"? Você prefere o estilo antigo ou o atual?
(05:16:16) Ricardo Cruz: Então, Flávio, acho que não podemos ficar presos só ao passado. Acho legal que o pop venha também para os anime songs, pois acaba promovendo o gênero. Só acho que a origem desse estilo, originalmente dedicado a uma série animada, não pode ser esquecida.
(05:16:22) Juba: A Gyodai terá numero 2 e outro evento ou será lançada fora de eventos? Já q a Yamato Editora Zn anunciou q pretende só vender em eventos ou online?
(05:17:21) Ricardo Cruz: Juba, dependendo do sucesso da Gyodai 1 muitas coisas podem mudar. A princípio vamos focar em eventos e venda on-line. Mas estamos estudando um jeito de colocá-la na banca também.
(05:17:26) JuMinako: oie vc estarah amanha na friends??
(05:18:38) Ricardo Cruz: Ju Minako-chan, sim, claro! Amanha tem show do Akira Kushida e do Takayuki Miyauchi. Os caras cantam demais. Perde não!!
(05:18:50) Flavio_Doria: Enquanto esteve no Japão, você chegou a ir em algum show de Anime Songs?
(05:19:29) Ricardo Cruz: Flávio, fui ao Super Robot Spirits. Foi muito bacana!
(05:19:41) Revista_Olho: De acordo com flashHQ, editor do mais conhecido site de tokusatsu do Brasil, o tokusatsu.com.br, Flashman terá uma continuação, titulada de Flashman 2. É verdade que é possível que o inimigo principal venha a ser o poderoso Mukaii Rodell?
(05:20:22) Ricardo Cruz: Revista_Olho, não não...
(05:20:34) Pirata à Procura: gostaria de saber se ainda vão ter mais series novas dos cavalheiros do zodiaco
(05:21:25) Ricardo Cruz: Pirata, eu acredito que sim, pois a saga de Hades permanece incompleta. Mas não estou acompanhando de perto as notícias de CDZ utimamente, posso estar falando besteira.
(05:21:44) Die-sensei: ai brother, meu nome é giordano faço eventos aqui em fortaleza e gostaria de saber de vc o q acha dessa emissoras que retalham os animes para passar aqui no Brasil, como por exemplo o animes naruto que entrou em processo de retalhamento para vir para ca?
(05:23:11) Ricardo Cruz: Pois é, Die-sensei, existe uma censura burra por parte dos americanos mesmo. E, cada vez mais, nós recebemos os animes via EUA. Não tem jeito, acho um desrespeito, mas prefiro que, mesmo cortado, o desenho seja exibido, pois ele ajuda a fazer com que cada vez mais pessoas viram fãs e façam o mercado por aqui crescer.
(05:23:13) El Hazard: Existem projetos para animes brasileiros?
(05:23:51) Ricardo Cruz: El Hazard, acho que sim. Eu não estou envolvido em nenhum deles, mas espero que, se existirem de fato, dêem muito certo.
(05:24:04) ANISONGS.NET: Ricardo sabemos que hoje você é um dos membros do JAM Project, gostaria de saber qual a sua relação com os caras
(05:25:14) Ricardo Cruz: Anisongs.net, muito bacana. Me sinto muito honrado de representar o Brasil dentro desse gênero tão querido por aqui. Gravei duas músicas com os caras e espero que, daqui pra frente, possa participar mais vezes e, porque não, trazer os cds originais para cá também.
(05:25:18) lk6: Acho que você não é autorizado a passar essa informação, mas muitos fãs querem saber o que as atrações internacionais irão cantar de "diferente"... (isso é, que não "tocou" aqui no Brasil) Tem como nos falar algumas músicas? E você, vai cantar em alguma noite?
(05:26:37) Ricardo Cruz: ik6, isso é surpresa, pô! Mas eles vão cantar várias inéditas. O Kageyama vai até mandar umas duas em português! Prepare a letra de Seventh Moon, Planet Dance, Dragon Power, Daileon, Kamen Rider Black RX, etc...
(05:26:43) Battousai: eu estou fazendo um mangá e gostaria de saber o meio mais fácil de publica-lo
(05:27:17) Ricardo Cruz: IK6, eu vou cantar na sexta, com a banda Aquaria, sábado com a Wasabi e domungo no Anime kê show.
(05:27:19) Flavio_Doria: Qual seu Anime Song preferido, e qual o que mais lhe marcou?
(05:28:18) Ricardo Cruz: Battousai, você primeiro tem que ter o dissernimento de julgar se o seu mangá tem um nível legal para ser publicado. Se achar que sim, deve fazer algumas cópias do material e enviar às editoras.
(05:28:20) Saikyou: Boa Tarde! Qual a sua expectativa para uma provável volta dos tokusatsu na TV?
(05:28:44) Ricardo Cruz: Flávio, Gosto de Abaranger. Changeman me marcou bastante.
(05:28:45) JuMinako: QUEM VAI AMANHA??????
(05:29:57) Ricardo Cruz: Saikyou, Acho que estamos caminhando. O show do Anime Friends esse ano está repleto de tokusongs e muita gente lembrará do gênero. A revista Gyodai também é um passo. Os fóruns de internet também. Tomara tenhamos boas notícias logo.
(05:30:47) Ricardo Cruz: Ju, amanha o Akira Kushida (cantor de Daileon, Jiraiya, Jiban, etc) e o Takayuki Miyauchi (de Kamen Rider Black RX, Winspector, etc) farão um show no evento.
(05:31:03) Flavio_Doria: Você é um dos nomes mais conhecidos do mundo dos Animes e Tokusatsu no Brasil. Gostariamos de saber como e quando se iniciou sua paixão por essas produções nipônicas.
(05:32:12) Ricardo Cruz: Flávio, foi no pré, acho. Eu gostava de escrever os kanjis mesmo sem saber lê-los. Depois, quando fiz 17 anos tive a oportunidade de morar lá durante um ano. Desde então passei a curtir muito e a trabalhar no meio.
(05:32:14) Flavio_Doria: Fale um pouco sobre a sua banda, que irá tocar no Anime Friends 2005.
(05:33:29) Ricardo Cruz: Opa! Flávio, a Wasabi foi criada por mim e pelo Carlos Tsukada. Temos o Eduardo Costa no teclado, o Froxo (rs) na bateria e a Carolzinha Himura nos vocais femininos. Vamos mandar um repertório bacana lá, incluindo as duas músicas que gravei com o JAM.
(05:33:41) Revista_Olho: Especula-se entre fóruns que o próximo Anime Friends (2006) contará com a presença de Masato Shimon. Essa informação se confirma?
(05:34:32) Ricardo Cruz: Olho, provavelmente não. O Shimon se aposentou, ele vive isolado e não participa mais de eventos nem no Japão. É uma pena...
(05:34:33) Flavio_Doria: Quando você começou a gostar de Tokusatsu?
(05:35:10) Ricardo Cruz: Flávio, com uns 12 anos, durante o boom Jaspion e Changeman. Desde então num parei mais de ver, hehehe.
(05:35:15) youko: Qual sua opiniao sobre a dublagem nacional? Voce acha que seria mais interessantes desenhos na lingua original com legendas em portugues?
(05:35:26) Ricardo Cruz: Youko, acho q
(05:36:24) Ricardo Cruz: Youko, acho que não. Até porque os fãs têm acesso a esse material hoje em dia. A menos que esse animes com legenda fossem exibidos num canal específico, como era o caso do Locomotion e agora do Animax, acho importante que a dublagem seja feita.
(05:36:35) Ken-ichi: O que vc acha de ser OBRIGATÓRIA a compra das revistas da Yamato Corporation para conseguir autógrafos dos artistas japoneses? E como foi a sensação de ser convidado para o Jam Project? Vc vai apenas interpretar algumas músicas ou vai participar também das composições?
(05:38:51) Ricardo Cruz: Ken-ichi, o lançe das revistas é complicado. Sei que muita gente não gostou, mas existem várias razões que levaram a Yamato a fazer isso. Custo mesmo. Lá fora, normalmente se paga em dinheito pelos autógrafos. Aqui, até o ano passado, vc só pagava a entrada, se divertia no evento o dia inteiro e ainda via um puta show internacional do final. O esquema não vai mudar, só que, ao invés de cobrar um valor pelos autógrafos, resolvemos agregá-los à compra das revistas, que não são caras. Acho que foi a melhor saída.
(05:38:58) John: A que se deve esta crescente adoração por mangás?
(05:39:22) Ricardo Cruz: Ken-ichi, foi maravilhoso o trampo com o JAM. Eles curtem demais o Brasil. Querem muito vir pra cá!
(05:40:22) Ricardo Cruz: John, acho que a linguegm geral dos animes funciona muito bem onde quer que seja. A variedade de temas e a proximidade com o público cativam muito. Acho que o fato das histórias terem começo, meio e fim também influi.
(05:40:26) Juba: Como é trabalhar com tradução em editoras tao diferentes? Vc traduziu fushigi yuugi pra editora conrad e atualmente Bt´X pra JBC. Como é o processo de tradução q vc utiliza? E qual a diferença da Conrad para a JBC, nesse sentido?
(05:42:01) Ricardo Cruz: Juba, a diferença maior está na adaptação, que~não sou eu quem faço. O processo de tradução é basicamente o mesmo. O japonês é uma língua muito diferente da nossa, portanto existem algumas expressões que não têm tradução direta. As vezes é preciso queimar os neurônios. Vcs estão lendo o BTX????
(05:42:13) RomBiS: o que voce acha dos cosplays ? nao acha que essa vontade de ser personagem pode ir longe demais ? muitos acham que é ser lunatico se vestir de anime e andar por ai..
(05:43:26) Ricardo Cruz: ROMBis, sim, acho que pode ir longe demais sim. Mas, de um modo geral, aqui no Brasil, o universo cosplay é muito saudável. É claro que, quem vê de fora vai tomar um susto. Afinal aqui, fantasia é só no carnaval...
(05:43:39) Marlon: queria saber se vao faze aquela saga de dragon ball q a pan cuida dos goku e vejita Jr ?
(05:44:39) Ricardo Cruz: Marlon, de que saga vc está falando? Se for a tal da AF pode esquecer, é boato. De AF só existe o Anime Friends (...).
(05:44:49) Carol: Qual o anime mais popular no Brasil?
(05:45:10) Ricardo Cruz: Carol, acho que Cavaleiros e DBZ estão pau a pau.
(05:45:21) alemao/osasco: tem algum site que agente possa estar visitando e conhecendo seu trabalho?
(05:46:27) Ricardo Cruz: Alemao/Osasco, até o ano passado eu editava uma revista on-line sobre tokusatsu. Creio que o site ainda esteja no ar: www.awika.com.br . Por pura falta de tempo acabei parando, pois este era um hobby. Se puder, dá uma passada lá!
(05:46:31) Ashura: Quando teremos a oportunidade de ver a saga de Hades no Brasil...
(05:47:21) Ricardo Cruz: Ashura, espero que logo. A Dálicença há alguns anos até tinha definido uma data para o lançamento da saga Hades, mas acabou não rolando.
(05:47:30) XinÊs: Onde eu posso encontrar esse GYODAi QUE VOCÊ TÁ AE?!
(05:48:34) Ricardo Cruz: Xinês, você encontra a partir de amanhã no Anime Friends, a partir do dia 25, na AnimeCon de daqui a mais alguns tempo no site oficial da editora: www.zneditora.com.br .
(05:48:37) nishi: como os magas estão afetando os brasileiros?
(05:48:45) Ricardo Cruz: Nishi, acho q
(05:49:11) Ricardo Cruz: Nishi, acho que os brasileiros estão se divertindo mais. Vcs já leram Dr. Slump? É muuuito engraçado!
(05:49:18) Tharini: Boa tarde Ricardo. Gostaria de saber como é trabalhar como intérprete dos artistas internacionais no Anime Friends?
(05:49:55) Ricardo Cruz: Tharini, é muito bacana. Confesso que é bastante cansativo, pois tem muito trabalho a ser feito, mas é extremamente gratificante.
(05:49:59) Flavio_Doria: Falando em Anime Friends, qual artista japonês você gostaria que viesse para o próximo Anime Friends 2006?
(05:50:39) Ricardo Cruz: Flavio: eu? Hum... O Nobuo Yamada, vocalista da Make Up que gravou Pegasus Fantasy seria loko, não?
(05:50:41) Satuki Gika: MangáKa é um profissão muito complicada e seguir aqui no Brasil??
(05:52:12) Ricardo Cruz: Satuki Gika, olha, pra ser sincero, acho que sim. Pelo menos por enquanto. Existe uma concorrência absurda com os originais. Mas, volto à conversa lá de cima, quanto mais fãs essa indústria pop tiver aqui no Brasil,, mais chances de se criar um nicho consumidor de mangás nacionais por exemplo. Por enquanto não existe, mas estamos quase lá. Portanto, não desista!!
(05:52:24) DannyGlover_no_JAM: Ricardo, quando será seu próximo show com o JAM? Já tem data marcada ou é do tipo "Não nos ligue, nós ligamos pra você"?
(05:54:10) Ricardo Cruz: Danny, não tem nada combinado a princípio. Por enquanto, como estou envolvido com muitas coisas por aqui, não tenho como ir pro Japão. A distância é o maior problema. Se morasse no JP estaria trabalhando direto com o JAM. Mas espero realizar mais trabalhos com eles em breve.
(05:54:17) naruto: vc sabe onde vai sero animefriends?vc sabe onde vai sero animefriends?vc sabe onde vai sero animefriends?vv
(05:55:04) Ricardo Cruz: Naruto, sei sei, calma... hahahah Vai ser na faculdade Uni Santana, perto do metrô Tietê. Entra lá no site e anota o endereço certinho: www.animefriends.com.br
(05:55:17) Kagome: Existe chance de Patrine ser reexibido? E Jiraiya?
(05:56:30) Ricardo Cruz: Kagome, Patrine acho que não. Jiraiya talvez, pois parece que o Toshihiko Egashira, dono da antiga Everest, ainda tem os direitos da série. Ele falou sobre isso numa entrevista que está na Gyodai (ó a propaganda...).
(05:56:33) Wirt78: por que os animes fazem mais sucesso que os toons?
(05:57:18) Ricardo Cruz: Wirt78, muito por causa da linguagem, etc. Acho que o fato das histórias terminarem é importante tb.
(05:59:23) Ricardo Cruz: Valeu pelo apoio pessoal. A gente se vê a partir de anamnhã na Friends! Vai rolar um showzão lá! Acho que vou estar numa correria só para poder deixar o show o mais legal possível, mas se rolar um tempo me procurem para papear! E conto com vocês para revista Gyodai! Abração!!
(05:59:38) Moderador UOL: O Bate-papo UOL agradece a presença de Ricardo Cruz e a participação de todos os internautas. Até o próximo!
Produtos UOL
Antivírus
Backup
Assistência Técnica