UOL Bate-papo

Bate-papo com convidados

BATE-PAPO COM Tony Goes - 31/03/2011 às 17h00

Colunista da "Folha de S. Paulo", Tony Góes comenta o resultado do "Big Brother Brasil" (Globo). No chat, o jornalista faz balanço da 11ª edição do programa e comenta quem pode se destacar fora do reality show.

(05:00:45) Sandra: Boa tarde
(05:00:45) Vem que tem!!! (H): oi
(05:00:46) kaique: olá tony goes ;D
(05:00:54) Tony Goes: Oi gente, tudo bem?
(05:01:00) déa: qual foi o maior erro dessa edição?
(05:01:23) Tony Goes: Concorrentes mal escolhidos. Tinha uns muito sem graça...Por exemplo, Adriana e Wesley. Achei ela tão chatinha... O Kramer que não meu ouça!
(05:01:47) Thais: ola tony. oq significou a maria ganhar? bjos
(05:02:40) Tony Goes: A vitória da Maria realmente foi surpreendente. Acho que a mulherada se identificou com ela, com sua paixão não-correspondida pelo Mau-Mau.
(05:02:51) Vem que tem!!! (H): Você acha que esse BBB foi o pior?
(05:03:27) Tony Goes: Eu não acompanhei direito os outros, só vi uns pedaços. Muita gente reclamou que este foi bem sem graça. Você achou?
(05:03:45) minu: teve algum momento especifico que possa ter definido a preferencia para a Maria?
(05:04:35) Tony Goes: O momento em que Mau-Mau ficou bravo quando ela beijou Wesley. O machismo dele acabou ajudando-a. O mulherio se revoltou!
(05:04:57) kity: Vc acha que mauricio deveria ter falado p Maria o que ouviu de Ariadna?
(05:05:38) Tony Goes: Acho. Ele devia ter aberto o jogo com ela. Puxado-a num canto e dito, olha ouvi isto e isto e isto... Mas não, ele a fez sofrer sem ela saber por quê.
(05:06:01) kaique: não sei se você é moralista, mas acha que há exageros no programa ?
(05:06:42) Tony Goes: Tipo, os beijos com leite moça? Sim, é um pouco forte. Por outro lado, se todo mundo se comportasse, não teria muita graça, não? No mundo inteiro o BBB é um programa picante.
(05:07:06) Mauricio SP: quem vc acha q merecia ter ganhado??
(05:07:48) Tony Goes: Eu torci por Diana, muito, mas sabia que ela não ia ganhar. Muita a gente a acha meio antipática, patricinha, e eu entendo por quê. Depois dela, queria que o Daniel ganhasse. Mas fico feliz por ter sido Maria.
(05:08:02) Erika sp: Você acha que o romance de Maria e Wesley fora da casa vai ir a frente ou foi marketing?
(05:08:53) Tony Goes: Ele se interessou mesmo por ela. Ela, não sei... acho que foi metade carência, metade para dar uma lição no Mau-Mau. E na reta final foi um pouco de marketing, sem dúvida. Vamos ver se dura aqui fora... não sei não.
(05:09:01) keka: Tony, quais sãos os requisitos para as escolhas? pq a maioria deles ali ja teve alguma aparição na tv ou em uma midia qualquer, nao escolhem pessoas totalmente no anonimato?
(05:10:32) Tony Goes: Não acho problema nenhum na pessoa já ter tido alguma experiência em frente à câmera, ser amigo de ex-BBB, parente de alguém da produção, protegido do Boninho ou quem quer que seja. O importante é que renda bons momentos de TV. BBB não é democracia, nnao é para dar uma chance igual para todo mundo. Merece entrar que divertir o público.
(05:10:38) Sandra: Tony, vc acha que Maria realmente "mariou"... ou ela foi mais esperta do que pensávamos que ela era... a novela com o MauMau foi uma estratégia?
(05:12:10) Tony Goes: Acho que ela "maria" de verdade, kkkk... Logo após a final virei pro Multishow e assisti a um compacto da trajetória dela na casa. Maria disse coisas impagáveis, como "toureiro mecânico", e puxou Adriana para a briga completamente bêbada. Totalmente sem consciência de si mesma e das câmeras. O que é até estranho para uma atriz que já fez teatro e, dizem, otras cositas más.
(05:12:18) maga: vc axa q a maria exagerou nas suas investidas com o mau mau?
(05:12:58) Tony Goes: Sem dúvida. Totalmente sem auto-estima. Teve momentos constrangedores. Ele a rejeitou com crueldade até. Por isto foi ainda mais chocante ele achar que Wesley o "desrespeitou" ao beijar Maria.
(05:13:14) gomi: Tony,você acha que o programa BBB já está no seu fim,ou foi um problema apenas dessa edição?
(05:14:00) Tony Goes: Está no fim, em muitos países já acabou. Na Inglaterra não passa mais. Na Argentina voltou depois de 4 anos, sem a mesma audiência. É normal. Mas por aqui acho que ainda rende umas 2 ou 3 edições.
(05:14:40) Rocks: E você acha que o Mau Mau se prejudicou só por causa da Maria? Ou as outras atitudes dentro do jogo o derrubaram também?
(05:15:27) Tony Goes: A atitude com maria foi o principal, mas tudo contribuiu. Ele voltou se achando. Conseguiu eliminar sua "inimiga" Natalia logo de carfa, achou que tinha força - e Diogo, Rodrigão, Jaque, Paula, todos foram atrás dele.
(05:15:39) MMeal: Olá Tony. Apenas queria dizer a vc que muito aprecio a maneira como se dirige às mulheres em seus comentários. Não concordei em relação à Diana e Adriana, mas seu carinho 'mulheril' é nota dez.
(05:16:33) Tony Goes: Obrigado, mas não há porque tratar mulher mal! Somos todos humanos, somos todos iguais.
(05:16:40) Rick: O que vc acha de o BBB12 reunir todos os ganhadores que teve ate hoje, e allguns que marcaram mas não ganharam como a iris.
(05:17:23) Tony Goes: Acho uma boa ideia. Outra coisa que eu pensei: porque nnao trazer um casal de namorados? Dois irmãos? Mãe e filho? Pessoas que já se relacionem fora da casa. A chance de render conflito é maor!
(05:17:37) Sandra: É verdade, é picante. Por isso acho que as crianças não deveriam assistir... as crianças gostam dos jogos, das provas de resistência, etc.... e acabam se envolvendo em situações onde escutam agressões, comportamentos inadequados, excesso de álcool... qual sua opinião?
(05:18:29) Tony Goes: O BBB é um jogo psicológico. Não gosto das provas de resistência, acho que elas ficariam melhor em "No Limite". E concordo que seja um programa para adultos. Mas aí ele teria que passar ainda mais tarde, ou talvez só por cabo.
(05:18:55) M vs Diana: Tony, quem vc acha q tem mais chances de se destacar após o BBB11?
(05:20:12) Tony Goes: Rodrigão pode virar galã de novela, se trabalhar melhor seu carisma. Diana tem mesmo potencial de apresentadora de TV (ela já fez coisas no Multshow). Daniel é um fenômeno, podia virar apresentador de TV também. Eu assistiria, sem dúvida. já pensou, ele entrevistando celebridades no carnaval? Ainda mais se for bêbado... kkkkk
(05:20:59) Marcello: Você acha que quando o Daniel falou mau da Maria depois da primeira prova acabou prejudicando ele, já que ele era apontado como ganhador do programa??
(05:21:49) Tony Goes: Sim, prejudicou muito. Até quinta passada ele liderava as pesquisas. Aí parte do público achou que ele estava falando mal de Maria pelas costas, e isto o prejudicou muito.
(05:21:57) MMeal: Jaqueline estava visivelmente contrariada no final do BBB. Ela alegou ter sido por conta de Daniel. Mas me soou falso. Teria sido ela a pior participante do programa?
(05:22:51) Tony Goes: Ela era meio mal-humorada, não? Não era lá muito simpática. Teve uns ataques de fúria que me assustaram... Depois virou aliada dos machistas, achei uma vira-casaca. Devia ter ficado ao lado das "pretas". Foi sua estratégia de jogo, e ela se deu mal.
(05:23:09) Calderon: Tony, você não acha que o segredo desse programa foi a despretenção pelo jogo e o sentimentalismo de Maria para ser a grande campeã?
(05:24:13) Tony Goes: Sim, foi. Engraçado que o público não parece ligar pro fato de Maria ter ficado nua. É só procurar na internet, está cheio de fotos dela pelada... Mas ela passou meiguice e sinceridade, e isto contou pontos a seu favor.
(05:24:17) Rogeriholambra: Tony, em alguns BBB mundo a fora os participantes se entregam totalmente, fazem sexo, andam pelados na casa... Por que vc acha que isso não acontece no Brasil, por instrução da Globo?
(05:25:32) Tony Goes: Não sei te dizer. Brasileiro tem essa coisa meio pudica: vai à praia meio pelado, mas na hora do vamo vê... Ainda somos muito conservadores. O pessoal do BBB deste ano não transou nem por baixo das cobertas. Aliás, todos estavam muito resguardados, principlamente no começo.
(05:26:16) FERNANDO...: Como profissional de meios de cominicação ...como vc rotularia a ´Maria?
(05:27:24) Tony Goes: Hahaha, qualquer coisa que eu disser vai se voltar contra mim. Ouvi um cara dizer que Maria é a mulher perfeita: linda, burra e rica! Atenção, só estou passando a piada para a frente. Não quero destruir minha fama de ser gentil com as mulheres...
(05:27:38) BBB20: o que achou da participação da Ariadna?
(05:29:11) Tony Goes: Foi tão rápida, né? Achei triste ela ter saído tão rápido. Mas ia ser difícil ela ficar. Ariadna tem um passado meio barra pesada, e ela mesma admite que foi garota de programa. Mas se tivesse ficado seria uma chance do Brasil ver que um transsexual não morde. Só quando pedem...
(05:29:20) leko: Vc concorda que esse elenco masculino desse ano foi um desastre, horrível?
(05:30:20) Tony Goes: Olha, eu odiei o Diogo, mas não dá para negar que ele agitou as coisas lá dentro. Achei a participação dele melhor que a do Wesley, totalmente bom moço. Isto não quer dizer que eu quero ser amigo do Diogo aqui fora: cruz credo!
(05:30:42) Crítico.: O que você acha da Classe GLS sempre ficar entre os Finalistas nos BBB's que participam?
(05:31:37) Tony Goes: Acho ÓTEEEEMO! Aliás, pena que o Lucival saiu cedo. Ele era gente fina. Mas também não acho que alguém mereca ganhar o BBB só por ser gay ou lésbica.
(05:32:39) Lulu: Você acha que o fato do Wesley ter entrado depois, e ter sido alguém na "dele" ajudou no segundo lugar?
(05:33:50) Tony Goes: Acho até injusto alguém entrar depois. O cara ficou três semanas a menos que os outros e teve a chance de ver o jogo antes de entrar na casa. Mas confesso que achei que ele seria eliminado logo. Era muito mosca morta demais. Surpreendi-me quando Adriana foi no lugar dele, no primeiro paredão de que ele participou.
(05:34:02) Calderon: Caro Tony, eu digo de boca cheia que o Boninho é um grosseiro, pois já tive a experiência de ter sido entrevistado por ele e mais uns 14 entrevistadores na cadeira elétrica pro bbb3, você concorda com a postura de tratar mau os participantes dentro do confinamento?
(05:35:37) Tony Goes: Ele deve ter sido grosseiro por que estava estressado... Falei com ele por telefone outro dia e ele foi muito gentil comigo, e olha que eu o critiquei bastante na coluna. Acho que algumas coisas na casa são meio seadicas, tipo o quarto com duas mil chaves ou provas de resistência que duram horas e horas. E soube que ele quase expulsou Adriana antes da hora, porque ela se recusava a usar a fantasia de macaco do "castigo do Monstro".
(05:35:53) Suellen: Qual ex-bbb você acha que teria grandes chances de ganhar o prêmio caso voltasse como Dourado?
(05:36:18) Tony Goes: Daniel. Dourado tem carisma, e Daniel também.
(05:36:33) Angela: Eu ouvi o Wesley chamando a Maria de Meg no programa, antes do Maurício retornar. Conclui que ele já sabia sobre a Maria. O que você acha?
(05:37:43) Tony Goes: Não sei, ele agiu o tempo todo como se nao soubesse nem quisesse saber. Será que Meg não é um apelido pessoal de Maria, e nao só um nome artístico? Ela se chama Maria Helena, é até curioso chamarem-na só de "Maria". Lelena, Malena, algo assim seria de se esperar.
(05:37:50) FoiodiadaMaria!: Eu gostaria de ver alguém inteligente, com visão de jogo ganhar um dia, sem o publico achar manipulador. O que achou da Talula?
(05:38:24) Tony Goes: Gostei muito dela. Linda e mafiosa! Pena que o público brasileiro rejeite participantes assim. Na Argentina ela teria ganho.
(05:38:27) manu: Você acha que Daniel no último dia teve a certeza de que iria ganhar?? Pq ele ficou muito decepcionado e chegou até desmaiar na festa.
(05:39:30) Tony Goes: Sim, teve. Ele estava com muita sorte: ganhou uma das preliminares do líder, ganhou a liderança, ganhou OUTRO carro no domingo... e achava que seu apelo pelas velhinhas comoveria o público. Não comoveu. Pelo menos ele foi sincero ao se dizer "decepcionadíssimo".
(05:39:41) ticit@: A referencia que o Bial faz aos confinados como HEROIS o q vc acha sobre isso,afinal como podem ser herois pessoas trancadas dentro de uma luxuosa casa super confortavel com apenas alguamas provinhas?
(05:40:56) Tony Goes: A casa é confortável, mas não tem TV, telefone, jornal, revista, janela, internet... Só de vez em quando. O programa é pensado para causar stress nos participantes. Mas a casa brasileira é de fato grande demais. A da Argentina é escura e apertada, as pessoas lá ficam angustiadas e o pau come solto.
(05:41:10) peladinho: Tony, você acha que o Bial vai ser o apresentador do BBB até o final, ou ele já está meio de saco cheio?
(05:42:38) Tony Goes: Acho que vai até o fim. Apresentar o BBB é um emprego de sonho, não? O cara trabalha 3 meses por ano e descansa os outros 9... Mas é evidente que às vezes Bial, um jornalista respeitado, se sente desconfortável em apresentar um programa tão pouco intelectual. Por iso ele declama poesias, fala em "ágora"...
(05:42:44) gio_vanna: vc aceitaria participar do BBB?
(05:43:47) Tony Goes: Hahaha, sabe que eu pensei no assunto? Mas para começar estou velho, tenho 50 anos. E teria que largar meu emprego e tudo o mais. Fora que é uma exposição brutal. Não sei se quero me mostrar desse jeito, prefiro escrever a respeito. Mas quem sabe se o Boninho me convidar... kkkk
(05:44:00) Pedro: O que você achou da participação da Janaína? Acha que ela vai se dar bem na vida aqui fora?
(05:45:15) Tony Goes: Janaína podia ter rendido mais, não? É simpática e ótima pessoa, mas ficou dando uma de irmãozona amiga que me aborreceu um pouco. A rejeição a ela na internet era assustadora e até inexplicável. Ela não beijou ninguém na casa, porque tem um namorado firme aqui fora. Nas próximas edições, que venham só solteiros!
(05:45:21) Sandra: Qual seu ponto de vista sobre a maledicência de Talula, seus comentarios maldosos sobre Ivete Sangalo, sobre Zezé de Camargo, etc? Falar mal da vida de celebridades queridas do público abalou a confiança no que ela dizia?
(05:46:18) Tony Goes: Talula é modelo há anos e frequenta o meio artístico, nem que seja pelas beiradas. De fato, ela falou demais: coisas que a gente até fofoca com os amigos se ficar sabendo, mas nas frentes das câmeras, para todo o Brasil? Foi aí que ela se deu mal.
(05:46:22) Ana Maria =D: Uma pergunta, pessoal. Se vc estivesse no lugar do Mauricio, qual seria sua atitude quando voltasse pra casa com todas aquelas informações?
(05:47:30) Tony Goes: Teira chamado maria num canto e dito, olha, me falaram que você foi garota de programa, é verdade? Mas ele contou isto para os amigos e não para ela. achei pouco cavalheiresco. ela pode ter faltado com a verdade com ele antes, mas ele faltou depois - e a machucou demais com isto.
(05:47:52) helmut: Revendo o video achei o Bial bastante emocionado, parecia ate que quase gaguejou na hora de falar que ia anunciar o vencedor.. Vc acha que ele estava torcendo pra ela?
(05:49:16) Tony Goes: Acho. Bial com certeza não queria mais um vencedor do molde Alemão/Dourado/etc., inclusive porque torna o programa previsível demais. Basta identificar alguém assim no começo: este ano muita gente achou que seria o Rodrigão. Ainda bem que nao foi, isto deixa as portas mais abertas para o ano que vem.
(05:49:34) mfs: Meu amigo você acha mesmo que o BBB gera duscussões positivas sobre preconceito, como falou o Bial na final?
(05:50:48) Tony Goes: Gera alguma discussão, não gera? Foi legal quando o Jean Wyllys ganhou. Memso com a vitória do Dourado ano passado, foi positivo o debate (bastante inflamado) que rolou na internet. Este ano rolou um tema homens x mulheres, e as mulheres venceram. Não ee a salvação do Brasil, mas é alguma coisa.
(05:51:04) Jordan Cooperfield: Saiu comentários sobre as novas inscrições pro BBB 12, dia 15 de abril, é verdade?
(05:51:23) Tony Goes: Sim! Corram!
(05:51:49) Priscilla:): Vc acredita no namoro de Rodrigão com Adriana fora da casa? Não seria uma forma de se promover, já que eles foram considerados como o casal mais bonito fisicamente?
(05:53:42) Tony Goes: Hoje li num desses sites de fofoca que ela voltou sozinha e chorando por hotel depois da festa da final do BBB... Acho que ele não quer nada com ela, foi só charme. Veja bem: Talula e Rodrigo se encontrarm na mesma noite em que ela foi eliminada. Diana e Natalia se viram na segunda depois de Diana sair no domingo, e não se largaram mais (nnao estou dizendo que estejam namorando, mas rolou pelo menos uama amizade para valer). E Rodrigão só foi ver Adriana quase 10 dias depois de sair, e no programa da Ana MAria Braga... Ze ele estivesse a fim, teria procurado-a antes.
(05:53:56) Calderon: Ana Maria Braga disse no dia seguinte a final, em seu programa, que não existe mentira que perdure para sempre, referindo-se a Daniel, pois começou a difamar o casal quando Diana o instigava para isso. Você acredita em uma fraquesa de personalidade de Daniel?
(05:54:51) Tony Goes: Não vi esta cena, ela se referia ao Daniel? Acho que ela fala coisas da boca para fora, mas isto não faz dele um falso. Gosto dele ser imperfeito.
(05:54:55) Guima: Você acredita que a fórmula do BBB esteja desgastada? Existiram provas mal elaboradas, falhas técnicas, e por várias vezes, os participantes citavam o que tinha acontecido em edições passadas, dando a entender que já sabiam o que tinha por vir, como a Paula, que ditava o jogo a cada segundo.
(05:55:18) Tony Goes: Sim, está desgastada, e precisa ser repensada em detalhes.
(05:55:22) Nana: Vc acha que daria certo um BBB com tipos comuns de brasileiros, sem o convencional time dos "sarados"??? Será que o povo não quer realmente DIVERSIDADE?
(05:56:12) Tony Goes: O povo quer gente bonita. Diversidade até tivemos: gente de vearias cores, de estados diferentes... mas podia ter maior variedade de idade, gente mais velha, sei lá. Se bem que quando botaram dois idosos eles saíram rapidinho...
(05:56:18) FoiodiadaMaria!: Qula texto da coluna para esta edição do BBB11 vc mais gostou de escrever?
(05:57:25) Tony Goes: Ah, vários. "A segunda transformação de Ariadna", logo no começo, acho que foi o primeiro sucesso. "Os míopes" teve mais de 500 recomendações. Era um frisson ver meu nome na home do UOL, ao lado das notícias da Líbia, kkk
(05:57:36) Bruno: Goes, podemos aprender alguma lição com a vitória de Maria?
(05:58:34) Tony Goes: Não sei... a gente espera coisas demais do BBB. É só um programa de TV. Só aqui no Brasil ele tem essa importância toda. Nos EUA, quando tem, nem passa todo dia na TV aberta! Mas tomara que sim, Maria é uma mulher corajosa, espontânea, e que bom que muita gente se identificou com ela.
(05:58:56) silvia: numa escala de 0 a 10 que nota vc dá para esse bbb
(05:59:41) Tony Goes: Não vi os outros, então não posso comparar. Mas como programa "em si", dou uns 6, 6 e meio. Tinha dias que era muito chato, mas a edição de terça costumava ser sempre muito boa, com resumo da semana e eliminação.
(05:59:46) Rgaleoti: qual conselho você daria para futuros candidatos ao bbb12? qual conselho você daria pra quem pensa em se inscrever, fazer seu vídeo?
(06:01:23) Tony Goes: Dei conselhos na coluna "Carta a um brother do futuro". Espero que os próximos candidatos se joguem com força, como Daniel e maria, e vivam tudo intensamente. Que nao fiquem encolhidos num canto como Rodrigão, que só cresceu no final. Gostaria também que o público "perdoasse" o que entende como falsidade: é um jogo, gente! Deixem ganhar quem sabe jogar. Foi um prazer estar aqui com vocês. Beijos, abraqços e até a próima.
(06:01:28) Moderadora UOL: O Bate-papo UOL agradece a presença de Tony Goes e de todos os internautas. Até o próximo!
Produtos UOL
Antivírus
Backup
Assistência Técnica