UOL Bate-papo

Bate-papo com convidados

BATE-PAPO COM Paulo Autran - 05/02/2003 às 18h00

Paulo Autran, ator

Ator falou sobre a peça "Variações Enigmáticas", em cartaz no Teatro Faap, em São Paulo. O drama narra a história de um escritor premiado com o Nobel (Paulo Autran), que alimenta por carta um grande amor. Cecil Thiré interpreta um jornalista supostamente interessado em entrevistar o intelectual.

(18:11:07) Paulo Autran: Muito boa tarde a todos!! Vamos comaçarr a conversar


(18:11:14) Nathália fala para Pedro Luis: oi Paulo Autran! Sou atriz amadora e admiro muito seu trabalho. Eu gostaria de saber se você acha que hoje em dia o teatro baseado principalmente na interpretação está perdendo lugar para os musicais e as superproduções. Obrigada.


(18:12:16) Paulo Autran: Nathália , acho que há lugar para tudo. Um bom espetáculo, de qualquer tipo tem sempre um bom público.


(18:12:49) Bernardo fala para Paulo Autran: Paulo, a Cleyde está em cartaz com o clássico do O'Neill, "Long Day's Journey into the night". Vejo vc nesse papel. Pq nunca o fez, com a Tônia, ou com a própria Cleyde?


(18:14:14) Paulo Autran: Bernardo, quem primiero montou esta peça foi Cacilda Becker, irmà de Cleyde, depois a peça foi montada por Natália e agora por Cleyde. Como vc vê, a montagem sempre teve grande intérpretes no Brasil.


(18:14:22) Bernardo fala para Paulo Autran: Paulo, como foi trabalhar com Cacilda nas duas "Antígonas" (de Sófocles e de Anouilh), e qual delas vc mais gostava de fazer?


(18:15:55) Paulo Autran: Bernardo, era um espetáculo único. Na primeira parte, a Antígona de Sófocles e na segunda parte a Antígona de Anouilh. Este foi o espetáculo de maior ambiçào artística do antigo TBC. Cacilda, como sempre, estava divina.


(18:16:04) cachi pergunta para Paulo Autran: assisti a peça, parabéns!!


(18:16:20) Paulo Autran: cachi, obrigado!!


(18:16:39) Nathália pergunta para Paulo Autran: o teatro não é uma cultura amplamente divulgada e apreciada popularmente, às vezes por causa do preço, às vezes por causa da grande mídia em cima do cinema. Como você vê essa febre do cinema brasileiro atualmente?


(18:18:58) Paulo Autran: Nathália, seria bom que fosse febre realmente, mas tem sido feitos ótimos filmes, que quanto mai procuram uma forma de expressao tipicamente nossa, mais sucesso fazem. Por outro lado, o teatro tem visto seu público aumentar de forma espetacularr. quando comecei a fazer teatro, uma peça de sucsso ficava em cartza 2 semanas, hoje há produçoes que estão em cartaz há 16 anos ou mais.


(18:19:06) MARCELO/34 fala para Paulo Autran: Paulo em 1º lugar parabén, acho vc um exemplo p/ nova geração de artistas,onde vc encontra tanta vitalidade e qual a sua idade ?


(18:20:12) Paulo Autran: marcelo, ainda estou, sim... e ainda pretendo continuar. Para vc, que deve ser fato, um homem de 80 anos ainda fazer teatro deve ser espantoso. Para mim é apenas normal.


(18:20:34) Aline fala para Paulo Autran: Olá boa noite, gostaria de manifestar minhas mais sinceras congratulaçõesa você orgulho do Brasil, como é ser considerado um Monstro do teatro???


(18:20:46) Selecionador UOL:

Marcelo Favalli/UOL

O ator Paulo Autran fala ao vivo sobre sua peça ' Variações Enigmáticas'


(18:22:06) Paulo Autran: Aline, A gente só é mito, monstro sagrado, ídolo, nas cabeça dos outros... É muito agradável saber que ou ídolo de muitas pessoas, mas para mim, sou apenas um homem que trabalha.


(18:22:08) ela fala para Paulo Autran: curto vc desde q era criança, vc é realmente muito especial, tem planos de voltar a tv esse ano?


(18:23:57) Paulo Autran: ela, nenhum. Pretendo fazer só teatro.. Continuo recusando convites de papéis para TV. Tenho dito que gostaria de fazer um papel que aparece em uma ou duas cenas da novela... que fizessse uma participaçao da trama e desaparecesse, mas só me convidam para papéis grandes, e isso eu não quero fazer.


(18:24:15) Kaká fala para Paulo Autran: aonde estão sendo as apresentações da peça?


(18:25:06) Paulo Autran: kaka, a peça está no teatro FAAP de quinta a domingo de todas as semanas. E ficamos em cartaz só até o fim de março.


(18:25:10) Selecionador UOL:

Marcelo Favalli/UOL

Os atores Cecil Thiré e Paulo Autran em cena na peça ' Variações Enigmáticas'


(18:25:11) Aline fala para Paulo Autran: Parabéns, você é maravilhoso, além de orgulho para a nação artistica, Qual espetáculo marcou sua vida e porque???


(18:27:00) Paulo Autran: Aline, eu vi tantos espetáculos bons. Vou a teatro desde que tinha 8 anos de idade. Vi grandes espetáculos de Dulcina, Madame Morinealt, espetáculos ingleses, franceses... Seria impossível dizer qual me marcou mais. O que é possível dizer é que o Teatro marcou a minha vida.


(18:27:19) kzada&so fala para Paulo Autran: como se sente nesta nova peça?


(18:28:37) Paulo Autran: kzada&so, variaçoes Enigmáticas é um texto inteligente, emocionante e surpreendente. Meu personagem é o que se chama de prato cheio para o ator. Desde que traduzi a peça, fiquei apaixonado por ela. É um prazer representá-la todas as vezes.


(18:28:47) RJ 23 grita com Paulo Autran: vi 'variações' na maison de france e não consegui achar um defeito na peça. o Cecil, o Paulo, cenário, figurino, direção, texto, tudo perfeito!!! queria saber se foi do Paulo a escolha do texto e do cecil para dividir a cena com ele, afinal, para Tônia Carrero ver o filho e o Paulo no palco deve ter sido muito emocionanteve


(18:30:00) Paulo Autran: RJ, fui eu que escolhi tudo sim, e a Tônia já declarou isso em várias entrevistas... Escolhi tudo, inclusive o dirtsor, o José Possi Neto


(18:30:10) Selecionador UOL:

Marcelo Favalli/UOL

O ator Paulo Autran fala ao vivo sobre sua peça ' Variações Enigmáticas'


(18:30:11) Bernardo fala para Paulo Autran: Paulo, vc vai levar adiante o plano de montar um Tchekhov, em breve? E se vai, já tem idéia de qual?


(18:31:56) Paulo Autran: Bernardo, infelizmente é um autor que eu nunca levei. Quando tinha idade para representar os papéis masculinos que ele escreveu... e agora nao tenho mais idade para representar a maravilha que é Tiio Vânia.


(18:32:11) Christiano fala para Paulo Autran: Paulo, e para o cinema, você tem algum projeto?


(18:33:16) Paulo Autran: Christiano, nao tenho no momento nenhum convite, Fiz um curta para um diretora de Pernambuco. E deve estar pronto logo.


(18:33:30) RJ 23 grita com Paulo Autran: o q vc achou da nomeação do Falabella para gestor da rede municipal de teatros do Rio de Janeiro? Acha que o dinheiro público deve ser usado para um teatro que agrade as pessoas, um teatro mais comercial ou deve ser usado para um teatro mais vanguardista, experimental?


(18:35:13) Paulo Autran: RJ, Falabella é um homem múltiplo. É ator, diretor, animador de programas... em geral, tudo que ele faz é sucesso de público. Eu acho que as autoridades públicas devem dar chance às pesquisas teatrais e espaço para um teatro comercial.


(18:35:14) Selecionador UOL:

Marcelo Favalli/UOL

O ator Paulo Autran fala ao vivo sobre sua peça ' Variações Enigmáticas'


(18:35:15) Veloso fala para Paulo Autran: Olá, Paulo Autran. O sr. acha que as leis de incentivo culturais, como a Rouanet, deveriam ser aprimoradas pelo novo governo, com a participação de representantes da classe artística, para que se tornassem menos seletivas e burocráticas, permitindo, desta forma, uma possibilidade de acesso mais democrática?


(18:36:17) Paulo Autran: Veloso, tudo é pacível de aperfeiçoamento de e melhora, vc não acha?


(18:36:20) sonia fala para Paulo Autran: Paulo Autran, vc vai dirigir a peça "Vestir o Pai" com Leona Cavalli, gostaria que vc falasse um pouco sobre este trabalho e como é dirigir Leona?????


(18:37:40) Paulo Autran: sonia, os ensaios vao começar em fevereiro. A peça é com Karen Rodrigues, Leona Cavalli e Otávio Martins, 3 artistas que admiro. também estou curioso em saber como é trabalhar com a Leona.


(18:37:47) Selecionador UOL:

Divulgação

Os atores Cecil Thiré e Paulo Autran em cena na peça ' Variações Enigmáticas', em cartaz em São Paulo


(18:37:45) SAMUELsão luis MA pergunta para Paulo Autran: vc acha paulo que o brasileiro hoje em dia vai ao teatro para se divertir ou para assistir obras de arte ? o que ele procura ?


(18:39:18) Paulo Autran: Samuel, estou de acordo com Brecheat, quando diz que o teatro deve ser diversao, em primeiro lugar. Diversao, claro, no bom sentido. Entao, uma obra verdadeiramente de arte é uma diversao para o espírito, sentidos... para o ser humano.


(18:39:23) Nathália fala para Paulo Autran: Paulo, existe algum autor em especial que o agrada mais?


(18:40:05) Paulo Autran: Samuel, o público vai ao teatro para ver um bom espetáculo. A melhor propaganda do teatro é quando o vizinho diz "nao peerca!


(18:40:09) Gilson de Oliveir fala para Paulo Autran: Juntando Paulo, Cecil, Tônia so pode se tornar uma Grande PC, qualquer coisa que grandes atores como Paulo e outros muito tocam, tornan-se uma Grande Coisa, Parabens Paulo.


(18:41:36) Paulo Autran: Nathália", nao existe um... existe centenas deles. No Brasil tive o prazer e honra de interpretar "Morte e Vida Severrina', de Joao Cabral de Mello Neto. Quando se pensa em Sófocles e Sheakspeare, a comparaçao fica muito difícil.


(18:41:42) Selecionador UOL:

Marcelo Favalli/UOL

O ator Paulo Autran fala ao vivo sobre sua peça ' Variações Enigmáticas'


(18:41:43) sonia fala para Paulo Autran: a uns 5 - 6 anos atras vc fez um peça que tinha um cachorro e um menino, na epoca fiz um materia com vc, onde vc falou que não iria mais atuar com cachorros nem crianças (risos) e era um peça muito bonita, vc faria uma reestreia daquele texto????


(18:42:20) Paulo Autran: Gilson de Oliveir, muito obbrigado!!


(18:43:46) Paulo Autran: sonia, "O Céu tem de esperar" foi um grande sucesso, e adorei. Já o fiz, e nao pretendo retomar o texto. O garoto que trabalhava comigo tem enorme talento e adorei trabalhar com ele.


(18:43:56) Cølleciønadør fala para Paulo Autran: você imagina que com um ministro da cultura como Gilberto Gil poderá haver alguma evolução cultural no Brasil... ou alguma expectativa de crescimento cultural?


(18:44:53) Paulo Autran: Collecionador, é muito cedo para avaliar a gestao do Gilberto Gil, mas todo sabemos que é um homem culto e inteligente.


(18:45:21) Claudio fala para Paulo Autran: Depois que sair de cartaz você tem algum outro projeto, alguma outra peça em vista?


(18:46:35) Paulo Autran: Claudio, estou pensando em fazer, com direçao do Felipe Hirsch, o "Vida de Galileu", mas nao há naada concreto ainda.


(18:46:36) Selecionador UOL:

Divulgação

Os atores Cecil Thiré e Paulo Autran em cena na peça ' Variações Enigmáticas'


(18:46:38) Mulher de 30 fala para Paulo Autran: Trabalhei com a filha de Cecil Thire,a Luiza Thire,na peca Paco a Paco no Paco Imperial;e adorei......Como e a sua relacao com Cecil?


(18:48:49) Paulo Autran: Mulher, conheço Cecil desde que ele era um garotinho, com lindos cabelos louros e encaracolados. Acompanhei sua evoluçao como ator e diretor. Agora tenho o prazer de dividir o palco com ele. Ele já me dirigiu na novela "Sassaricando" e "O Céu tem de Esperar", mas é a primeira vez que estamos contracenando. Posso afirmar que o prazer tem sido recíproco.


(18:49:02) lindinh@ fala para Paulo Autran: acho fascinante um ator que consegue prender a atenção de uma garota de 15 anos em um monólogo. O ator era vc e a menina eu. Prabéns por seu talento!


(18:49:29) Paulo Autran: lindinh@, muito obrigado!


(18:49:55) jurandyr affonso fala para Paulo Autran: Paulo voce gosta da internet... vc ahca que ela traz a cultura mais perto do povo???????


(18:50:58) Paulo Autran: jurandyr affonso, sou a pessoa menos indicada para responder isso. Sou tao atrasado que nem tenho computador em casa. É um falha lamentável de minha parte.


(18:51:00) Selecionador UOL:

Marcelo Favalli/UOL

O ator Paulo Autran fala ao vivo sobre sua peça ' Variações Enigmáticas'


(18:51:01) RossGardiner fala para Paulo Autran: Parabéns pelo seu trabalho e carreira consisos! Admiro os temas que você escolheu nas últimas peças e tendo a acreditar que pregam a tolerância. É isso mesmo? Uma tolerância maior ao outro e até mesmo a si próprio? hehehe Ou estou viajando?


(18:51:11) Selecionador UOL: Caros, o papo termina em 10 minutos


(18:51:46) Paulo Autran: Ross, totalmente! Concordo totaalmente!


(18:51:48) fa de paulo grita com Paulo Autran: oi Paulo é um orgulho o Brasil ter um ator tào bom quanto vc...vc sabe o seu valor na história artistica do país, né? vc já faz parte da história como se sente?


(18:52:39) Paulo Autran: Fa de paulo, minha filha... eu nao sinto nada, mas fico orgulhoso de pensar que acha isso.


(18:52:43) AtorBom - 20anos fala para Paulo Autran: O que você dos péssimos atores que conseguem bons trabalhos?


(18:53:45) Paulo Autran: Ator, nao concordo com isso. Os atores ruins tem poucas chances, e depois desaparecem. Os bons ficam.


(18:53:49) Interessante/25 fala para Paulo Autran: sua voz passa uma calma uma paz, no cd que gravou recitando poemas de Fernando Pessoa, ainda pensa em gravar outros cd do genero?


(18:54:11) Selecionador UOL: Caros, o papo termina em 5 minutos.


(18:55:15) Paulo Autran: Interessante/25, eu gravei para a editora Luz da Cidade um CD com Fernando Pessoa, com Carlos Drummond e o último se chama 4 Séculos de Poesia Brasileira. É um trabalho que faço com enorme prazer.


(18:55:17) Selecionador UOL:

Divulgação

Os atores Cecil Thiré e Paulo Autran em cena na peça ' Variações Enigmáticas'


(18:55:18) Bernardo fala para Paulo Autran: Paulo, pq vc não montou "Sábado, Domingo e Segunda", como pretendia, depois do "Lear"?


(18:56:21) Paulo Autran: Bernardo, por que nao consegui patrocínio. Fagundes e eu nos empanhamos, mas nao conseguimos recursos para montar a peça.


(18:56:23) Patricia/canada fala para Paulo Autran: Paulo gostaria de dizer somente que amo seu trabalho e me sinto triste em estar tao longe agora, parabens! Grande beijo Patricia e Luiz Calgary-Canada


(18:56:53) Paulo Autran: Patracia, um abraço para vocês!


(18:57:26) André fala para Paulo Autran: O q voce acha de melhor no teatro brasileiro?


(18:58:40) Paulo Autran: Andre, O teatro é uma arte em eterna transformaçao, ou melhor dizendo, evolucao. Desde menino, tenho visto o teatro brasileiro melhorar e o público aumentar.


(19:00:06) Selecionador UOL:

Marcelo Favalli/UOL

O ator Paulo Autran fala ao vivo sobre sua peça ' Variações Enigmáticas'


(19:02:29) Paulo Autran: Foi ótimo o bate-papo. Obrigado pela presença de todos e até o proximo.


(19:03:15) Selecionador UOL: O Bate-papo UOL agradece a presença de Paulo Autran. Boa noite a todos