UOL Bate-papo

  • pessoas online
  • 7.577 salas abertas
  • 378.850 lugares

Publicidade

Bate-papo com convidados

BATE-PAPO COM Tiago Santiago - 09/04/2009 às 19h00

Tiago Santiago faz balanço de suas novelas e adianta surpresas de

Novela "Promessas de Amor" (Record), última parte da trilogia que tem ainda "Caminhos do Coração" e "Os Mutantes - Caminhos do Coração", é principal tema do papo com o novelista. Além de contar novidades e surpresas que o folhetim traz nesta nova fase, Tiago conversa sobre outros trabalhos de sucesso, comenta projetos futuros, rebate críticas e fala de seu blog no UOL.

  • Acompanhe o blog do autor
  • Saiba mais sobre "Promessas de Amor"
  • Entrevista com Tiago Santiago
  • Releia o Bate-Papo UOL com o novelista

  • (07:00:10) TIAGO SANTIAGO: Boa noite

    (07:00:25) Milton: olá Tiago Santiago!

    (07:00:57) TIAGO SANTIAGO: MILTON, é um prazer estar aqui com vocês

    (07:00:49) cocota: oi, tiago! oq podemos esperar dessa nova novela? amoooooooooooo mutantes!

    (07:01:45) TIAGO SANTIAGO: Cocota, obrigado. Pode esperar muita emoção, aventura, romance, humor e efeitos. Vou voltar com os efeitos, com força!

    (07:01:53) osmose: A que você atribui a queda da audiência de Promessas de Amor? Visto que considerando a saga toda, a novelga chegou a ter médias de 16, e agora se comemora 9 pontos e está disputando o terceiro lugar.

    (07:04:59) TIAGO SANTIAGO: Osmose, a novela chegou a ter média 24, no último cap de Caminhos do Coração, média 23 no primeiro cap de "Os Mutantes"! No mês, chegamos a ter média 18, no melhor mês, junho de 2008. Estamos em segundo lugar absoluto. Nossa audiência é maior que a soma de SBT, Band e Rede Tv no horário. Você está mal informado. No final dos Mutantes, estávamos em 14, que é a ótima média que conseguimos num horário em que a Globo deteve monopólio por quarenta anos. A queda se deve à vontade de que continue a aventura fantástica e os efeitos, e eu já estou tomando estas providências.

    (07:07:14) TIAGO SANTIAGO: Osmose, só mais uma coisa: não estamos comemorando 9 pontos em SP. Na primeira semana, tivemos média 11 com pico de 20. Na segunda semana, média 10 com pico de 16. Mas no Rio, estamos com média 17 contra o novelão da Globo. No Nordeste, em Brasília e em várias capitais, temos médias em volta de 20. A audiência nacional, como um todo, nunca esteve tão grande. E os anunciantes estão chegando com força, por causa disso.Tudo está indo muito bem, graças a Deus. E em São Paulo, tenho certeza que vai subir também.

    (07:05:08) Duda: Tiago Santiago, boa noite. Estava lendo jornais antigos nesses dias e observei que na década de 80 e início dos anos 90, novelas da Globo como "O Salvador da Pátria" e "Tieta" chegavam a alcançar 70 pontos de ibope na Grande SP, um cenário completamente diferente dos dias atuais, em que a dramaturgia global passa por uma crise de audiência, onde a novela das 8 mal bate nos 40 pontos. A que vc atribui esse novo panorama da telenovela brasileira?

    (07:09:14) TIAGO SANTIAGO: Duda, a Globo chegou a dar quase 100 com oas finais de Selva de Pedra e de Roque Santeiro. Era um tempo em que não havia concorrência. Nas novelas das sete da Globo em que colaborei _ "Vamp" e "Uga Uga" - a média foi 41, os picos eram acima de 50. Hoje a média de "Caminho das Indias" está em 35, e isto acontece por causa da concorrência.

    (07:07:29) Suzie: Vi em uma matéria que a Record pretende além de formar uma escola de atores também investirá em novos autores de novelas. Isso é verdade? O que fazer para se tornar um autor e como você escolhe os seus colaboradores?

    (07:12:44) TIAGO SANTIAGO: Suzie, em meu site, que você pode achar guglando meu nome, há uma CARTA AOS AUTORES, com meus conselhos. Estamos sim investindo em novos autores. Como consultor de teledramaturgia da Record, ajudei a trazer muita gente. Promovemos o Primeiro Concurso de Novos Autores, que premiou a Gisele Joras, autora de "Amor e Intrigas". Promovemos também Cristianne Fridman, que era colaboradora, a autora titular. Hoje ela está arrasando com "Chamas da Vida". Para se tornar um autor, é preciso escrever muito bem histórias que tenham algo a dizer às pessoas, e é preciso buscar os modos de mostrá-las. Escolho meus colaboradores entre os melhores autores de minha confiança que encontro em dispoibilidade, no mercado.

    (07:12:57) Gustavo: Olá Thiago. O que vc tem a dizer sobre um uso mais brasileiros de estruturas seriadas de teledramaturgias do tipo Weeds, Damages ou até mesmo Desperate Housewives?

    (07:14:50) TIAGO SANTIAGO: Gustavo, praticamente não vi os seriados que você cita, a não ser de passagem, zapeando pela TV a cabo. Acho ótima a estrutura de seriados americanos, e adoraria que pudéssemos produzir mais, na Record. No momento, no entanto, os esforços estão indo para assegurar a produção de três horários de novelas e um seriado. Espero que em breve a Record possa produzir mais e mais.

    (07:15:09) Lucas_lindao: Ola Thiago santiago depois de promessas voce predende descansar?ate porque voce escreveu promessas de amor,supervisiono bicho do mato,escreveu caminhos do coração,os mutantes e agora promessa de amor?nao fica muito cansativo?

    (07:17:19) TIAGO SANTIAGO: Lucas, foi assim: em 2004, "A Escrava Isaura"; em 2005, "Prova de Amor"; em 2006, supervisão de "Bicho do Mato"; em 2007, "Caminhos do Coração",; em 2008, "Os Mutantes"; em 2009, "Promessas de Amor". Tenho feito uma por ano, durante seis anos. Depois desta, vou descansar.

    (07:17:28) marcello: a motivação de evoluir uma trama onde mutação era apenas um complemento, para uma novela repleta deste tema veio como?

    (07:19:08) TIAGO SANTIAGO: Marcello, mesmo em "Caminhos do Coração", o tema dos mutantes era estrutural, na novela. O enorme sucesso, no horário das 22h, com váris horas na liderança, mesmo em São Paulo, foi determinante para a continuação de "Os Mutantes". E o sucesso de "Os Mutantes" levou a esta continuação, em "Promessas de Amor".

    (07:19:22) - DH: tiago o que te influencio a escrever essa novela Taum conhecida entre os brasileiro. e cheia de efeitos especiais ???

    (07:23:19) TIAGO SANTIAGO: DH, foram muitas influências. Primeiro, tinha vontade de não me repetir, por isso escolhi trabalhar com o gênero do realismo fantástico, também chamado de realismo mágico, que foi utilizado com grande sucesso na TV por autores como Dias Gomes, Janete Clair, Ivani Ribeiro e Dias Gomes; na literatura, por Garcia Marquez, Jorge Luis Borges, Jorge Amado e Paulo Coelho; e também tive forte influência da ficção científica, principalmente das obras de H.G.Wells. Não poderia deixar de citar também a figura inspiradora de Stan Lee, que utilizou lindamente o tema dos mutantes para os X-Men. Vale lembrar que as quimeras, seres mutantes, já existiam na mitologia grega. E todas as culturas do planeta têm histórias de seres com poderes. Isto faz parte da psique humana.

    (07:23:32) Tiago.Steiner: Me explica uma coisa, seus mutantes são seres humanos com genes modificados, no caso genes de animais Né, que Animal foi usado para criar a mutação da gor, do meduso,do metamorfo, do Pesadelo?, Nunca vi animais fazerem isso se eu visse eu corria.

    (07:24:46) TIAGO SANTIAGO: Tiago Steiner, alguns mutantes são quiméricos, com genes de animais. Outros ((como os que você citou) são superdotados, com alterações na glândula pineal e no cérebro. Steiner, vale lembrar que eles foram criados com tecnologia genética reptiliana, risos...

    (07:25:09) joca: tiago, de onde vc tira imaginacao pra criar tantos personagens com poderes? qual vc gostaria de colocar na novela, mas o poder nao combinava ou nao valia ser colocado?

    (07:26:32) TIAGO SANTIAGO: Joca, grande parte da minha inspiração para os poderes dos mutantes vêm da mitologia e das lendas. Adoraria colocar alguém com poderes elásticos, mas seria muito difícil fazer em TV.

    (07:26:41) Felipe e Samira: Boom, teve uma vez que o Valente disse que seus pais iam estar em um metrô no dia da explosão da grande bomba e pq não vi nenhum metrô ? ;x

    (07:28:23) TIAGO SANTIAGO: Felipe e Samira, Valente voltou no tempo exatamente para mudar este passado da explosão. Quem viu com atenção o final de "Os Mutantes" sabe que Valente e a Liga do Bem conseguiram mudar o passado, impedindo a explosão da grande bomba em SP. Isto foi ao ar no antepenúltimo capítulo de "os Mutantes".

    (07:28:29) Brasil: Ao estrear Promessas de Amor você afirmou que voltaria ao estilo clássico de novelas, agora, com a queda de audiência, pretende retomar a ficção dos mutantes?

    (07:31:07) TIAGO SANTIAGO: Brasil, apesar da queda da audiência ser relativa, localizada em São Paulo, vou sim retomar com mais força a produção de efeitos visuais, com a saga dos mutantes. Tive que dar uma parada, primeiro, para tentar atrair o público mais conservador, com as tramas novas, e segundo, para dar férias à equipe dos efeitos, que estava exausta, depois do final de "Os Mutantes", mas já avisei que vamos voltar com tudo! Os fãs dos Mutantes podem ficar tranquilos! Não serão abandonados logo agora, no final desta grande saga, na última novela da trilogia! A grande guerra acontecerá entre humanos e mutantes!

    (07:31:12) Yara: Vc acgha que as novelas ainda terá vida longa no Brasil?

    (07:32:33) TIAGO SANTIAGO: Yara, sim, com certeza. As novelas são o principal produto de entretenimento familiar grátis, em TV aberta. Fazem parte do hábito cultural dos brasileiros. Nossos netos ainda assistirão a novelas, com certeza.

    (07:32:38) Recordista: Tiago, você não considera que a Record está errando em atualmente exibir 4 novelas (2 reprises à tarde) e 2 inéditas à noite, sendo que com a estréia de Poder Paralelo serão 5 novelas de elenco parecido no ar? Isso não estaria atrapalhando o desempenho das novelas a tarde?

    (07:35:12) TIAGO SANTIAGO: Recordista, estamos colocando duas reprises à tarde, por pouco tempo, para lançar bem "Bicho do Mato", enquanto encerramos a bem sucedida reprise de "Prova de Amor", que conquistou o segundo lugar, excelentes médias e picos de 12, no horário das 17h. Derrubamos a audiência de "Malhação" e da novela das 18h da Globo para níveis nunca antes vistos. A Record está no caminho certo. Por outro lado, sou inteiramente favorável à contratação de novos nomes para o elenco da Record.

    (07:35:17) caio: Tiago ouvi Rumores de que sera lançado um desenho, com o tema os Mutantes, você sera o roteirista dessa animação? e se for, pretente continuar com os mesmos dialogos longos das suas novelas?

    (07:37:36) TIAGO SANTIAGO: Caio, sim, os rumores são reais. Vamos fazer desenho animado de "Os Mutantes", e eu vou roteirizar pelo menos os primeiros. Desenhos são mais curtos que novelas. Os diálogos das minhas novelas variam entre curtos e longos, dependendo das necessidades dramáticas das cenas e do que há a dizer.

    (07:38:37) Duda: Tiago, boa noite. Vc acha que dramaturgia brasileira precisa urgentemente de uma renovação no quadr de seus autores, haja vista que muitas novelas vem repetindo enredos e temas?

    (07:39:51) TIAGO SANTIAGO: Duda, renovar é sempre importante, e faz parte do movimento da vida. Novelas sempre falarão de histórias de amor, e é normal que alguns temas sejam recorrentes, mas o bom autor busca sempre a renovação, a novidade, o novo, que está na raiz etimológica de "novela".

    (07:39:59) Milton: oi Tiago eu curtia muito a 2ª temporada de os mutantes, o mutante que eu mais curtir foi o mutante Pesadelo, eu gostava muito deste personagem pena que ele saiu da novela quando ele foi morto pelo principe Melquior. Seria legal se vc trazer o Pesadelo de volta, como o membro da liga bandida.

    (07:41:24) TIAGO SANTIAGO: MIlton, também curti o Pesadelo, muito bem interpretado pelo Felipe Adler.Estamos com Lino, Metamorfo, Draco e Telê, na Liga Bandida. É possível que volte sim a explorar novas participações de Mutantes, como fiz na segunda fase de "Os Mutantes".Quem for a favor disso, pode se manifestar no meu blog.

    (07:41:34) Lucas_lindao: Ola Santiag, quero saber sua opiniao o SBT entrou de vez na area da teledramarturgia o que voce achou da ideia?poderia escrever uma novela pro SBT?obrigado!

    (07:45:17) TIAGO SANTIAGO: Lucas, o SBT ainda está muito atrás nesta área. Acho ótimo que se invista cada vez mais em produção de teledramaturgia no Brasil. Na Associação dos Roteiristas, defendemos que todas as emissoras deveriam produzir pelo menos duas horas de teledramaturgia inédita, diariamente. Estou contratado pela Record até 2012. Até lá, sou inteiramente da Record. O que virá depois a Deus pertence.

    (07:45:19) Jéssica Gonçalves: Tiago, vc disse que há possibilidades da Samira voltar a novela... Mas, e Marcelo e Maria voltam ou a história deles já teve o final mesmo?

    (07:47:40) TIAGO SANTIAGO: Jéssica, a Bianca Rinaldi não pode voltar a gravar tão cedo, porque está para dar a luz gêmeas. Se ficarmos no ar tempo suficiente, adoraria que ela fizesse participação como Samira, no mês final. Antes disso, não será possível. Para que a Maria voltasse, seria necessário que o Marcelo pudesse voltar também, e isso teria que ser conversado com o Leonardo Vieira. Não sei se ele estará disponível, na ocasião. Na verdade, acho difícil. Samira não morreu porque depois de descobrir o amor conseguiu o poder da cura e se auto-regenerou, sem que os outros soubessem.

    (07:47:45) César: Qual a temporada que você mais gostou?

    (07:49:02) TIAGO SANTIAGO: César, isto é tão difícil responder. É o mesmo que perguntar a um pai qual dos seus filhos ele mais gosta. Amei as duas temporadas, e estou gostando desta terceira e última também.

    (07:49:07) Adriano Roteirista: Oi Tiago, espero que esteja bem! Como roteirista posso dizer que Caminhso do coração é um novo formato de de fazer e contar histórias. Você chegou a apresentar a sinopse para Globo, ou Caminhos foi desenvolvida especialmente para a REcord???

    (07:49:52) TIAGO SANTIAGO: Adriano, "Caminhos do Coração" foi desenvolvida especialmente para a Record. Jamais foi apresentada à Globo, onde deixei de trabalhar em 2004.

    (07:49:58) Felipe e Samira: Tiago você pretende colocar as aventuras da novela em gibis ? ;D

    (07:50:43) TIAGO SANTIAGO: Felipe e Samira, adoro a idéia dos gibis, mas ainda não há nada programado para isso. Quem sabe?

    (07:50:49) Tiago.Steiner: O que vc falaria para os membros da comunidade eu odeio a novela os Mutantes no Orkut?

    (07:51:52) TIAGO SANTIAGO: Tiago, eu diria para assistirem a novela. Acho que só odeia quem não assiste. Odiar é muito feio. Tem gente que nunca viu e tem preconceito. Que bobagem... Tsc, tsc. Estou mais preocupado com os milhões de pessoas que assistem a novela e com as mais de 120 mil pessoas da maior comunidade da novela no orkut, que também assistem.

    (07:51:57) Raíssa: Thiago, caminhos do coração terminou com alguns pontos de interrogação. Como o desaparecimento de alguns personagens, como o da mutante que ve o futuro, o GIGA... Não só deles,,mais de todos que foram abidusidos.... qual foi a intenção desse desparecimento sem finalWW

    (07:55:23) TIAGO SANTIAGO: Raissa, sobre a Janete, que via o futuro, foi dito que ela faleceu. A atriz Liliana Castro não pôde continuar, por razões pessoais. Quanto ao Guiga, ele está fazendo "A Lei e o Crime", mas adoraria que ele voltasse para um final feliz com a família, em "Promessas de Amor". Ainda tenho que conversar com o ótimo ator Eduardo Lago. Acho que sinceramente não deixei pontas soltas. O problema é que tem muita gente zapeando e perde um detalhe ou outro.

    (07:53:03) Gustavo: Tiago qual o motivo de seu desentendimento com João Emanuel Carneiro? O que achou de 'A Favorita'?

    (07:56:40) TIAGO SANTIAGO: Gustavo, na verdade, não tive nenhum desentendimento mais sério com o João Emanuel. Somos colegas, concorremos no horário, temos amigos em comum. Pretendo falar com ele, normalmente, na próxima vez que nos encontrarmos. Vi muito pouco "A Favorita". Não poderia julgar.

    (07:55:30) Mineiro Artista: Muitas pessoas consideram sua obra como grotesca, eu considero digno de aplauso sua iniciativa e o fato de a Rede Record comprar sua idéia. Você acredita que a linguagem futura da dramaturgia brasileira será prossima da linguagem dos seriados americanos? Visto uma vez que a rede globo já tentou fazer novelas como linguagem de cinema e o público não aprovou.

    (07:57:53) TIAGO SANTIAGO: Mineiro, muito obrigado. Acho que haverá espaço para experiências e inovações como a trilogia dos Mutantes, ao lado de produtos mais conservadores, à moda antiga.

    (07:57:58) Henrique Klein: Tiago Santiago, tudo bem ? Amo CAMINHOS DO CORAÇAO desde o seu segundo capitulo e gostaria de saber qual é a sensação de escrever essa novela durante tanto tempo ? E como voce lida com as criticas de colunistas como Patricia Kogut, que sempre da 0 para a novela que tanto amamos . Parabens pelo trabalho. sou seu fã . Obrigado pela atençao . Abraços

    (08:01:36) TIAGO SANTIAGO: Henrique, é uma sensação maravilhosa saber que escrevi esta trilogia de novelas, que será lembrada para sempre, por quem as assistiu. Tenho certeza que ainda serão reprisadas à tarde, muitas vezes, e serão vistas por futuras gerações. Nem ligo pra Kogut e seus chucrutes. Durante mais de dez anos, ela me ligava e se fazia de minha amiga para conseguir notas. A partir do momento que comecei a afetar a audiência do Jornal Nacional e das novelas da Globo, disputando a liderança, ela começou a fazer campanha contra meu trabalho. Chega a ser ridículo da parte dela afirmar que o trabalho não tem nenhuma qualidade. Eu rio, porque isso mostra que estou no caminho certo.

    (08:01:42) César: Tiago, como foi a decisão para o Sócrates (Walmor Chagas) ser a Chefia Oculta? Você pensou muito nesse assunto, ou já tinha tudo em mente?

    (08:02:44) TIAGO SANTIAGO: César, pensei muito neste assunto. Não tinha certeza que ia ter o Walmor, por isso mantive cartas na manga, mas exultei ao saber que podia contar com ele. Modéstia à parte, foi surpreendente e maravilhoso. Tive ótima resposta da audiência.

    (08:02:58) THIAGO LIMA: Vc acredita que consegue esticar a saga dos mutantes pela quarta temporada?e os mutantes vai aos cinenas ?

    (08:03:41) TIAGO SANTIAGO: Thiago Lima, não pretendo escrever quarta temporada. O cinema com certeza é uma belíssima possibilidade, diria mesmo probabilidade, no futuro.

    (08:03:44) Duda: Tiago, na sua opinião, o sucesso e repercussão de realities shows como Big Brother Brasil podem superar o gênero novelas, por ser algo que cada vez mais vem se diversificando e expandindo nas grades das emissoras?

    (08:04:57) TIAGO SANTIAGO: Duda, creio que vamos ter mais realities e mais novelas, porque cada vez mais as emissoras vão produzir ambos. E isto acontece porque ambos fazem sucesso. Não creio que vamos deixar de ter novelas por causa de realities. Novelas continuarão a ter seu espaço garantido.

    (08:06:43) TIAGO SANTIAGO: Obrigado a todos pela participação. Daqui a pouco, assistam mais um capítulo da terceira e última parte da trilogia dos Mutantes - "Promessas de Amor". Amor próprio e amor ao próximo, esta é a receita da felicidade. Para amar e ser amado, é preciso ser amável. E ótima Páscoa para todos. Boa noite

    (08:06:55) Moderadora/UOL: O Bate-papo UOL agradece a presença de Tiago Santiago todos os internautas. Até o próximo!